5x Comedia-Gregorio Crédito: Amazon Studios/Divulgação

Versão seriada de 5x comédia traz reflexão sobre a pandemia por meio da comédia

Publicado em Séries

Primeira série de ficção brasileira da Amazon, 5x comédia estreia nesta sexta-feira (26/3). Próximo Capítulo assistiu aos dois primeiros episódios e te conta o que esperar!

A arte, em geral, sempre absorve os acontecimentos históricos. Então, não seria diferente com a pandemia de covid-19. Desde o início da quarentena, surgiram produções sobre o tema. Cada uma, narrando o assunto de uma perspectiva, mas sempre com o desafio de respeitar uma das maiores tragédias da humanidade.

Esse é o cuidado de 5x comédia, versão seriada da peça de esquetes lançada em 1990 nos teatros criada, agora, para o serviço de streaming da Amazon, o Prime Vídeo. Sob a batuta da diretora e cineasta Monique Gardenberg, a produção apresenta cinco histórias divididas em cinco episódios em que ela imagina circunstâncias diferentes do isolamento social a partir de situações engraçadas e por vezes absurdas que são capazes de causarem uma reflexão no espectador.

Os dois primeiros episódios demonstram isso muito bem. Apesar de serem completamente diferentes, dão a mesma sensação ao final da necessidade de olhar para o outro.

Análise dos primeiros episódios de 5x comédia

Crédito: Amazon Studios/Divulgação

O episódio que abre 5x comédia é protagonizado por Gregório Duvivier e Katiuscia Canoro, que vivem um casal que passa a quarentena com o filho e a mãe de um deles.

Num estado de hipocondria e paranoia, o homem decide se isolar num quarto separado da família, quase num esquema de guerra. Essa decisão faz com que a esposa fique sobrecarregada com as tarefas de casa e o filho e a mãe dele se sintam solitários. O episódio mescla momentos engraçados de neurose, com uma carga dramática na reta final que reafirma a necessidade que cada um tem de estar próximo dos familiares, sendo assim extremamente empático.

O segundo capítulo é daqueles que dão “soco no estômago”. No protagonismo Gabriel Godoy, Rafael Portugal e Samantha Schmütz. Gabriel é o tal investidor do mercado financeiro que vive num prédio de luxo, onde o personagem de Rafael é porteiro. Ele é o marido da personagem de Samantha, que tem vendido máscaras na pandemia para fazer uma renda para a família.

Crédito: Amazon Studios/Divulgação

Se mostrando completamente insensível à situação do funcionário do prédio, o homem vive pedindo favores pessoais ao porteiro, o que expõem o trabalhador ao vírus. O egoísmo do personagem acaba refletindo o que há de pior na pandemia.

Nos dois episódios é preciso destacar as boas atuações do elenco, que sequer atuou junto. Cada um dos atores gravou da própria casa e mesmo assim é como se estivessem no mesmo set de filmagem. O roteiro também foi perspicaz para conduzir a narrativa sem a necessidade de que o elenco estivesse junto, com ligações normais e via vídeo, além de cenas em que os personagens estão separados (para o público) por paredes, mas na verdade estão distante por quilômetros. Vale destacar os trabalhos sempre excepcionais de Duvivier, Katiuscia, Portugal e Samantha.

A trilha sonora da série é outro ponto alto. Estão lá músicas contemporâneas brasileiras que casam muito bem com os episódios e levam essa brasilidade ao conteúdo.

5x comédia é um ótimo pontapé para a lista de séries nacionais de ficção que serão lançadas pelo Amazon Prime Vídeo nos próximos meses.