CBNFOT150320211445 Crédito: Marvel Studios/Divulgação. Cultura.Cena da série Falcão e Soldado Invernal

Falcão e o Soldado Invernal: Teorias sobre os caminhos da nova série do Disney+

Publicado em Séries

Analisando as relações do primeiro episódio com as HQs da Marvel algumas possibilidades estão abertas para o desenvolvimento de Falcão e o Soldado Invernal

Por Pedro Ibarra*

A Marvel estreou a segunda e mais nova série original em parceria com o Disney+, Falcão e o Soldado Invernal. O seriado estreou movimentando os fãs — assim como toda produção Marvel — com várias teorias em torno de como a história vai se desenrolar e os possíveis rumos dos personagens Falcão e Soldado Invernal, que antes eram apenas coadjuvantes de luxo do núcleo do Capitão América.

Com o primeiro episódio tendo estreado na sexta-feira passada (19/3), a série apresenta mais detalhes do mundo pós-Vingadores: Ultimato, principalmente sob a ótica de Sam Wilson, o Falcão (Anthony Mackie), e Bucky Barnes, o Soldado Invernal (Sebastian Stan). O seriado, que contará com mais cinco episódios, teve apenas uma contextualização de início, mas já abriu possibilidades interessantes de desenvolvimento do enredo.

O blog Próximo Capítulo separou algumas das principais teorias e apostas do que Falcão e o Soldado Invernal pode apresentar nos episódios que serão lançados semanalmente às sextas-feiras.

Quem é o “herdeiro” do Capitão América?

Talvez essa seja a pergunta principal da série. Apesar da herança de empunhar o escudo tantos anos usado por Steve Rogers está nas mãos de um personagem aleatório no primeiro episódio. Imagina-se que o verdadeiro legado fique com um dos dois protagonistas da produção. Antes, Sam Wilson e Bucky Barnes precisam acertar as próprias vidas para decidir quem dará continuidade ao embrião dos Vingadores.

2021. Crédito: Disney Plus/Divulgação. Cultura. Cena da série Falcão

Nos quadrinhos, ambos já utilizaram a alcunha de Capitão América e as duas histórias das HQs casam com o desenvolvimento dos personagens no Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Bucky, nas obras literárias, vira detentor do escudo após a morte de Capitão América no arco dos quadrinhos Guerra Civil, enquanto Sam tem uma série de quadrinhos como Capitão após Steve Rogers perder os poderes.

No MCU, os dois personagens têm bônus e ônus caso assumam o manto do primeiro vingador. Sam Wilson tem um histórico de super-herói e já é um Vingador, no entanto sofre com a insegurança de não se sentir bom o suficiente quanto Rogers. Também toca-se muito na questão racial, a pressão de representar a América que não representa os negros como deveria. Barnes tem toda a potência física, treinamento e habilidade para assumir o escudo, mas pesa para o seu lado o fato de ter inúmeros crimes na própria conta. Pode ser uma chance de redenção, só que ele pode sentir também a culpa como já vem sentindo no primeiro episódio na série.

De uma forma ou de outra, um dos dois terá de chamar a responsabilidade para si. Afinal novas ameaças estão por vir e o governo norte-americano já mostrou, no final do piloto da série, que não tem apego por quem está por trás da máscara do Capitão América e vai querer ter o herói como símbolo a qualquer custo.

Agente americano

Crédito: Marvel Studios/Divulgação

No final do episódio é apresentada uma nova peça a disputa pela herança do primeiro vingador, um novo Capitão América. Apesar da série não revelar exatamente quem é, fãs que estiveram atentos aos rumores prévios a série sabem que o personagem, interpretado por Wyatt Russell, provavelmente é o Agente Americano.

Criado nos quadrinhos nos anos 1980, o Agente Americano, alter ego do ex-soldado John Walker, surgiu como um antagonista ao Capitão América. No entanto, em uma nova fase nos quadrinhos, ele realmente assumiu o manto do herói. Walker recebe poderes super-humanos após um tratamento similar ao soro de supersoldado que deu as habilidades ao Capitão América. A grande diferença entre o novo dono do manto e Steve Rogers é o temperamento. John Walker é mais explosivo e violento, o que se torna um problema para a imagem do herói. Ele recebe a alcunha de Agente Americano, nas HQs, após Steve Rogers voltar da aposentadoria.

No MCU, a introdução provavelmente será similar, John Walker vem para ser uma peça de união para Sam Wilson e Bucky Barnes no intuito de proteger o legado do Capitão América. Contudo, o novo personagem pode ter uma ligação importante com Barão Zemo (Daniel Brühl), o vilão do seriado.

Afinal, como é mostrado em Capitão América: Guerra Civil, Zemo trabalhou com um tratamento parecido ao do soro do supersoldado e pode ter sido o antagonista a dar as habilidades de John Walker na produção. Levanta-se a teoria de que o Agente Americano possa ser não só indigno do escudo pelo temperamento difícil, mas também um agente duplo.

Barão Zemo e os Apátridas

Crédito: Marvel Studios/Divulgação

Vilão da série e um dos mais importantes nos quadrinhos, Barão Zemo volta ao MCU para Falcão e Soldado Invernal. O personagem, que teve a origem alterada dos quadrinhos, é uma das pessoas que teve a família vítima do ataque de Ultron em Sokovia no filme Vingadores: Era de Ultron. O vilão terá na série a chance de uma redenção com os fãs. O desenvolvimento dele em Capitão América: Guerra Civil não agradou e esta é chance do personagem entregar todo potencial que possui, inclusive utilizará a máscara roxa, que o caracteriza nas HQs.

Helmut Zemo, nome completo do antagonista, nos quadrinhos, apresentava tendências fascistas e era obcecado em acabar com heróis. No Universo Marvel, a motivação é a mesma, e as tendências ao extremismo devem se apresentar por meio do grupo Apátridas. Recém-introduzido, o bando acredita em um mundo sem fronteiras e pratica o caos desde o retorno do blip (o estalar de dedos de Thanos). Provavelmente Zemo está por trás destes roubos e ataques terroristas. Um fato que dá força a esta teoria é a presença de um super-humano entre os Apátridas, que atacou o agente Torres na primeira aparição do grupo no seriado.

Outra teoria dá conta do um vilão chamado Flag-Smasher, um terrorista suíço chamado Karl Morgenthau. Flag-Smasher tem os mesmos ideais dos Apátridas. Não acredita no nacionalismo e patriotismo. Ele pode ser o homem com superforça do grupo. Nos quadrinhos, ele entra em embate contra John Walker. Essa teoria, porém, não tira a possibilidade de Zemo estar por trás de tudo, tanto do “herói” quanto do vilão para colocar um plano maior em exercício.

Torres: o novo Falcão

Crédito: Marvel Studios/Divulgação

Um dos primeiros novos personagens a serem apresentados em Falcão e o Soldado Invernal é o fuzileiro Joaquin Torres. Ele auxilia, via rádio, o Falcão na missão que abre o primeiro episódio da série. Torres também é encarregado de se infiltrar nos Apátridas para descobrir mais sobre o grupo.

Entretanto, o papel dele pode ser mais importante em um futuro próximo do MCU. Nas HQs, Torres é o herdeiro do manto do Falcão, quando Sam Wilson assume o papel de Capitão América. O que pode, inclusive, ser um indício que ele terminará a série com o escudo. Nos quadrinhos, Torres, imigrante mexicano, sofre experimentos quando jovem e acaba tendo o DNA fundido com o do Falcão de Sam Wilson, que é um animal de verdade, não um drone. Ele vira um homem verdadeiramente alado e assume o posto de herói.