vale_tudo_capa Odete Roitman entrou para a galeria de vilãs inesquecíveis das novelas brasileiras

Vale tudo entra para o Globoplay; relembre os principais personagens

Publicado em Novela

Vale tudo discutiu ética e honestidade e parou o país com assassinato da vilã Odete Roitman

Os assinantes do Globoplay têm um motivo a mais para não desgrudar da tela da televisão a partir desta segunda-feira (20/7): a novela Vale tudo (1989), de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres entra no catálogo.

Tida como a melhor novela brasileira de todos os tempos, Vale tudo parte da premissa que todos nós, brasileiros, somos corruptíveis. A mocinha Raquel (Regina Duarte) é uma exceção. Batalhadora, ela foi abandonada pelo marido e agora faz de tudo para criar bem a única filha Maria de Fátima (Gloria Pires). De tudo que esteja dentro da lei, pois ela acredita que é assim que se vence na vida.

A ideia não é compactuada por Maria e Fátima, que só quer subir de vida e deixar a mãe de lado – custe o que custar. Ela vende a casa onde as duas moram sem avisar a mãe e parte para o Rio de Janeiro para vencer atrás de um casamento com homem rico. Logo ela e o amante César (Carlos Alberto Riccelli) armam para separar o milionário Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes) de Solange (Lídia Brondi).

No Rio de Janeiro, Raquel conhece Ivan (Antonio Fagundes) e se apaixona por ele. A relação deles desanda quando ela duvida da honestidade dele após armação de Maria de Fátima.

Casada com Afonso, Maria de Fátima se alia à sogra Odete Roitman (Beatriz Segall). Na reta final da novela, Odete é assassinada em mistério que parou o país. O desfecho de Vale tudo segue a coerência, com vilões nem sempre se dando mal e fazendo uma verdadeira ode à impunidade no Brasil.

Vale tudo ainda tem no elenco nomes como Reginaldo Faria, Cássia Kiss, Renata Sorrah, Nathalia Timberg, Lília Cabral e Cristina Prochaska, entre outros.

Relembre os personagens de Vale tudo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Raquel Accioli (Regina Duarte) – Simpática, franca e comunicativa. A filha, Maria de Fátima (Gloria Pires), tinha 11 anos quando Raquel rompeu com o marido, Rubinho (Daniel Filho). Tem com a filha o principal conflito da novela: honestidade versus desonestidade. No Rio de Janeiro, apaixona-se por Ivan (Antonio Fagundes), que ela vai disputar com Helena (Renata Sorrah), uma das herdeiras da empresa de aviação TCA. Seu bordão é: “Sangue de Jesus tem poder”.

Maria de Fátima (Gloria Pires) – Jovem ambiciosa e sem escrúpulos, tem um enorme desejo de ascensão social. Apaixonada por César (Carlos Alberto Riccelli), por interesse, casa-se com Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes).

Odete Roitman (Beatriz Segall) – Autoritária, forte. A presidente do grupo Almeida Roitman mora em Paris e odeia o Brasil. Tem muitos conflitos com a filha Helena, a quem não perdoa por sua fraqueza. Não admite a ideia de que o filho, Afonso, queira morar no Brasil. Quer escolher parceiros para os dois. Amante de César.

Helena Roitman (Renata Sorrah) – Pintora famosa que não expõe há alguns anos por vir enfrentando uma crise pessoal que a leva ao alcoolismo. Briga com o ex-marido Marco Aurélio (Reginaldo Faria) pela posse do filho, Tiago (Fábio Villa Verde). Acaba casando com William (Dennis Carvalho), que lhe ajuda a combater o alcoolismo.

Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes) – O engenheiro formado na Inglaterra prepara-se para suceder a mãe, Odete, na direção-geral do grupo. Ao contrário dela, detesta morar no exterior, apesar de todas as dificuldades do momento. Envolve-se com Solange (Lídia Brondi) e, depois, Maria de Fátima.

Solange Duprat (Lídia Brondi) – Bonita, meiga, independente. Produtora de moda da revista Tomorrow. Ajuda Maria de Fátima e é traída por ela. Apaixona-se por Afonso.

Marco Aurélio (Reginaldo Faria) – Vice-presidente do grupo Almeida Roitman, cuja principal companhia é a TCA, Transcapital Aerolinhas. É subordinado apenas a Odete Roitman. Desonesto e inescrupuloso, faz qualquer coisa para se dar bem. Envolve-se com Leila (Cassia Kis).

Leila (Cassia Kis) – Bonita, muito frágil, ex-mulher de Ivan, mãe de Bruno. Estudou psicologia, mas depende financeiramente do marido. Casa-se com Marco Aurélio.

César Ribeiro (Carlos Alberto Riccelli) – Bonito, atlético, sedutor, mas sem qualquer sombra de caráter. A grande paixão da vida de Maria de Fátima, com quem forma um casal disposto a tudo para vencer. Mantém um caso com Odete Roitman durante toda a novela, sendo sustentado e mimado por ela.

Ivan Meirelles (Antonio Fagundes) – Simpático, bonito, inteligente e um pouco cético. No início da trama, sustenta a e-mulher Leila e o filho, Bruno, além de ajudar o pai, Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro). Mente para entrar na TCA como operador de telex. Além disso, é ambicioso. Quando ele e Raquel acham a mala de Marco Aurélio, com 800 mil dólares, Ivan deseja ficar com o dinheiro, enquanto Raquel quer devolvê-lo.

Adelaide Candeias (Lilia Cabral) – Secretária-assistente da diretoria da TCA. Aldeíde quer tirar vantagem de tudo e faz isso de maneira engraçada. Chega a inventar que uma tia está morrendo de câncer só para ser liberada e ir à praia. Abriga Raquel em suas primeiras semanas no Rio de Janeiro. É irmã de Poliana (Pedro Paulo Rangel) e se casa com um português rico e herda várias quintas.

Laís (Cristina Prochaska) – Bonita, simpática, mais frágil que a companheira Cecília (Lala Deheinzelin), com quem vive há 12 anos. As duas são donas de uma charmosa pousada em Búzios.

Cecília (Lala Deheinzelin) – Irmã de Marco Aurélio, nada deslumbrada. Mora há 12 anos com a companheira Laís. Ambas são donas de uma charmosa pousada em Búzios. Morre num acidente de carro.

Audálio/ Poliana (Pedro Paulo Rangel) – Por estar sempre de bom humor e só ver o lado bom das coisas, é chamado de Poliana. Vira grande amigo de Raquel.

Eunice (Íris Bruzzi) – Segunda esposa de Bartolomeu. Simpática, uma doce dona de casa enfrentando a crise econômica.

Mário Sérgio (Marcos Palmeira) – Jovem jornalista, substitui Bartolomeu na direção da revista Tomorrow. Apaixona-se por Solange.

Tiago (Fábio Villa Verde) – Filho de Helena e Marco Aurélio. Muito frágil, criado por um pai autoritário, não tem a menor autoconfiança. É ajudado por Jarbas (Stepan Nercessian) e Ivan.

Lucimar (Maria Gladys) – Mora na vila de Raquel e é faxineira na casa de diversos personagens. Personalidade forte, aquela que gosta de uma briga.

Eugênio (Sérgio Mamberti) – Antigo copeiro na casa de Celina. Seria considerada uma pessoa da família, não fosse a sua antiquada noção de hierarquia social. Profundo conhecedor do cinema americano dos anos 1930 e 1950.

Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro) – Velho redator de um jornal decadente. Sofre dificuldade para adaptar-se ao mundo dos computadores. Seu apartamento está sempre cheio de amigos.

Fernanda (Flávia Monteiro) – Filha do primeiro casamento de Eunice. Linda, doce, extremamente madura para sua idade, 15 anos. Tem uma relação afetiva com a mãe e com Leila, que ela tenta proteger.

Rubinho (Daniel Filho) – Ex-marido de Raquel. Pianista de boate, sem especial talento, seu maior sonho é fazer carreira nos Estados Unidos. Morre pouco antes de realizá-lo.

Celina Junqueira (Nathalia Timberg) – Irmã de Odete Roitman, por quem é sustentada. Viúva, mora com os sobrinhos Afonso e Helena, os quais adora. Só não briga com a irmã porque tem um gênio ótimo.

André (Marcello Novaes) – Bonitão, forte, atlético. Como a irmã, Daniela (Paula Lavigne), foi criado pelos tios Jarbas e Consuelo (Rosane Gofmann) depois que os pais morreram num desastre quando eram crianças. Colega de natação de Tiago.

Daniela (Paula Lavigne) – Estabelece uma forte ligação afetiva com Raquel.

Jarbas (Stepan Nercessian) – Motorista de praça muito simpático, irmão de Consuelo.

Renato Filipelli (Adriano Reys) – Simpático, boa praça, chique, diretor da revista Tomorrow. Primo de Marco Aurélio, com quem mora.

Sardinha (Otávio Müller) – Assistente de produção de Solange, com quem divide um apartamento.

Freitas (João Camargo) – Assistente de Marco Aurélio.

Salvador (Sebastião Vasconcelos) – Pai de Raquel. Funcionário da Receita Federal em Foz do Iguaçu. Poderia ter uma ótima situação financeira, se fosse corrupto. É o homem íntegro que morre no primeiro capítulo, desencadeando a ação da novela.

Olavo (Paulo Reis) – Amigo de César e seu comparsa em diversos golpes.