wandinha_1200

Tudo pela audiência. Indicações ao Globo de Ouro se voltam ao público jovem

Publicado em Sem categoria, Séries

Séries e filmes indicados procuram diálogo com público jovem. Dessa forma, títulos como Wandinha e Euphoria foram lembrados

por Pedro Ibarra

O Globo de Ouro anunciou na última segunda-feira os indicados para a edição de 2023 da premiação. O evento completa 80 anos em 2023 e volta a ser presencial e televisionado após um ano de boicote em 2022. Por todos esses motivos, a lista foi tão comemorativa quanto o prêmio.

Todos os filmes e séries indicados tiveram sucesso seja com o público, com a crítica, seja com ambos. Porém há traços em comum entre os indicados. A maioria conversa com o público jovem.

Séries como Wandinha e Dahmer: um canibal americano, sucessos da Netflix, foram notadas pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, assim como as atrizes Jenna Ortega, da própria Wandinha, e Zendaya, de Euphoria, muito apelativas entre o público mais novo, e Evan Peters, o intérprete de Dahmer.

Nos filmes, chama atenção a indicação de Angela Bassett, por Pantera Negra: Wakanda Forever, uma rara nomeação para atuações em filmes de herói, apesar de merecida. A lista de Melhor filme de drama com Top gun Maverick, Elvis e Avatar: o caminho da água também fala muito sobre a popularidade que o prêmio quer.

Os filmes e as séries que disputam essa premiação, que geralmente abre a temporada dos grandes eventos cinematográficos norte-americanos, são merecedores de estarem na lista, seja por serem bons, seja por conquistarem muito público. Porém, nem sempre o mais apurado artisticamente chega a essas listas, afinal, antes de um prêmio, isso é um mercado.

O Globo de Ouro precisa acertar em 2023, após ser retirado da temporada de premiações em 2022. O prêmio tem as escolhas sempre muito contestadas que, somadas às denúncias de corrupção dentro da associação, quase custaram a imagem do Globo de Ouro. Essa lista não é só uma constatação dos melhores do ano, é a chance de o evento se reerguer, continuar entre os melhores. Se não vai ser pelas escolhas, que seja pela audiência. Ame ou odeie, o Globo de Ouro está de volta.

Liga

Andor veio como quem não quer nada e se apresentou como uma das melhores séries de 2022. Um Star Wars sem cara de Star Wars, com uma pegada adulta, mas com a emoção digna da franquia. Uma série que foge das fórmulas de sucesso e entrega algo realmente pertinente para os dias atuais sem perder o ar de blockbuster que deve ter. Com destaque para Diego Luna, que faz um trabalho excepcional como o protagonista Cassian Andor.

Desliga

Mais uma vez a HBO Max vai se desfazendo do próprio catálogo. Dessa vez, as cabeças cortadas foram as de Westworld, Minx, Gordita Chronicles, Love life e The nevers. Em breve, todas essas séries não farão mais parte do catálogo e não se sabe onde estarão disponíveis. O que mais chama a atenção é que Westworld, após a alcunha de “herdeira de Game of Thrones” e milhões investidos, nem casa mais vai ter. Triste.