tudo ou nada Amazon Prime Vídeo/Divulgação

Tudo ou nada: Seleção Brasileira mostra os bastidores da conquista da Copa América

Publicado em Séries

Tudo ou nada: Seleção Brasileira é a primeira produção da Amazon feita no Brasil

De olho nos espectadores fãs de esporte, a Amazon Prime Vídeo tem há alguns anos apostado no selo Tudo ou nada, uma franquia de séries documentais que mostram os bastidores de times. E foi por meio dessa marca de sucesso que o serviço de streaming resolveu se lançar no mercado de produção audiovisual brasileira.

Tudo ou nada: Seleção Brasileira é o primeiro produto do serviço genuinamente brasileiro. O material foi produzido antes, durante e depois da Copa América realizada no Brasil no ano passado. Ao todo, a série conta com cinco episódios que traçam o caminho da Seleção Canarinho até a vitória sobre o Peru, que garantiu o título após 12 anos.

A criticada lista de convocação, os muitos jogadores lesionados, a polêmica acusação de assédio contra Neymar e toda a preparação da equipe para a Copa América fazem parte do enredo de Tudo ou nada, que não tem medo de adentrar nas polêmicas e nos bastidores. É possível quase sentir o clima que permeava a Seleção, tanto nos momentos bons, como nos ruins.

O documentário consegue chegar a lugares nunca antes mostrados, como o vestiário e o alojamento da Granja Comary. Alguns diálogos mais restritos também aparecem nos episódios, como os diversos papos entre o técnico Tite e Edu Gaspar sobre Neymar e as conversas da comissão técnica sobre a situação física dos jogadores. E esse é o maior mérito de Tudo ou nada. O ineditismo do conteúdo deve agradar.

Crédito: Amazon Prime Vídeo/Divulgação

Apesar de fazer um panorama, a atração se foca muito em Tite. O técnico ganha bastante tempo de tela, assim como as metodologias dele. Como na beira do campo, aqui, Tite também é o condutor da trajetória. Até por isso, a série opta por começar por um dos discursos motivacionais do professor.

Mesmo com um bom conteúdo, o problema de Tudo ou nada é outro. A condução de uma narrativa que não é assim tão real: de que o brasileiro fez as pazes com a Seleção. Mesmo com a vitória na Copa América, o time brasileiro continua sendo visto com olhos tortos pelos torcedores. Algo que o documentário quis contornar. Quem segue por Tudo ou nada tem a impressão de que está tudo bem.

Mas, deixando isso de lado, Tudo ou nada é um bom produto documental, seguindo a Seleção de um modo, até então, inédito na televisão. A temporada de Tudo ou nada: Seleção Brasileira estreia nesta sexta-feira (31/1) na Amazon Prime Vídeo.

Confira as sinopses do episódios de Tudo ou nada: Seleção Brasileira

Episódio 1: Enquanto a imprensa e os fãs duvidam da Seleção Brasileira, os jogadores chegam à Teresópolis para se preparar para a Copa América, mas nem tudo está bem com o atacante Neymar Jr.

Episódio 2: Sem o talismã Neymar Jr., a equipe é vaiada após a vitória pouco convincente na abertura da Copa América contra a Bolívia, antes de seguir para a Bahia e enfrentar a Venezuela.

Episódio 3: Uma final de grupos que tem que ser vencida contra o Peru é seguida por um emocionante jogo de quartas-de-final contra o Paraguai, onde o astro Gabriel Jesus é o centro das atenções.

Episódio 4: A equipe de Tite está começando a se equilibrar, mas agora eles devem derrotar seu rival mais antigo que conta com o melhor jogador do mundo para chegar à final da Copa América.

Episódio 5: O Brasil agora está pronto para a vitória no maior palco de todos, mas os torcedores brasileiros continuam céticos em relação ao grupo de jogadores e se eles têm o necessário para ir até o fim no Maracanã.