Top 10: programas sobre gastronomia na TV

Compartilhe

Uma combinação que já se consagrou e ganhou fãs no mundo todo é TV + gastronomia. Quem não ama ficar babando na frente da telinha? O Próximo Capítulo separou uma lista com os melhores programas:

Chef’s table – Netflix

Já pensou viajar e conhecer os melhores restaurantes do mundo sem sair do sofá? É essa a ideia de Chef’s table, uma série de documentários da Netflix, em que cada episódio conhecemos a história de um chef renomado, e um pouco da sua gastronomia e do seu restaurante. A proposta deu tão certo, que até ganhou uma edição especial: Chef’s table: France.

Pedro Serrão/Divulgação

Vida mais Bela – GNT, terça, às 22h

Está certo que o programa anterior de Bela Gil (Bela cozinha) era mais ligado à gastronomia. Vida mais Bela não é propriamente dito um programa sobre gastronomia, e, sim, sobre a rotina dela e da família dela. Isso não quer dizer que o estilo natureba dela esteja de fora. Ela se encontra com chefs macrobióticos, fala sobre as delícias (oi?) da cozinha natural e gera polêmica com as famosas trocas de uma gostosura por um alimento natural.

Jiro – Dreams of sushi – Netflix

Se você gosta de sushi, então este documentário foi feito para você. Ele conta a história de Jiro, o homem por trás do melhor sushi do mundo. Ele se dedicou a vida inteira a descobrir a receita perfeita, e com isso conseguiu três estrelas Michelin. O restaurante, que funciona em uma estação de trem, tem apenas um balcão. Lá, Jiro se dedica incansavelmente a sua arte. Mas cuidado, já aviso que a vontade vai ser grande.

Melhor pra você – Rede TV!, de segunda a sexta, às 10h

O programa diário da Rede TV tem um quadro de culinária comandado pelo chef e apresentador Edu Guedes. Ele não gosta de chamar o que faz de gastronomia porque aposta em receitas fáceis e com truques para nenhuma amiga dona de casa botar defeito. Simpático e às vezes um pouco atrapalhado (como todos nós), Edu mostra o passo a passo de receitas simples e que muitas vezes podem ser reproduzidas pelo público. Aliás, essa é a ideia: ele adora quando sabe que alguém fez um prato ensinado por ele na tevê.

Quanto mais doce melhor (Sugar stars)

O programa faz todo mundo passar fome, principalmente as formiguinhas de plantão. Como o nome sugere, os episódios acompanham a confecção de diversos doces e bolos para festas diferentes. Cada dia uma pessoa diferente procura a equipe especializada em organizar eventos, e propõe um tema para uma comemoração. O programa acompanha toda a preparação, desde a decoração até o preparo das delícias.

Tempero de família – GNT, quinta, às 20h

Não basta ser bonito, ter um par de filhos gêmeos superfofos e ainda ser casado com a maravilhosa Fernanda Lima. Rodrigo Hilbert ainda cozinha bem. Pelo menos é o que parece em Tempero de família. Na atual temporada, o bonitão cozinhou lagosta, marisco e ainda visitou restaurantes à beira da praia. Tudo isso sem frescura. É o estilo Rodrigo Hilbert de ser!

Somm: dentro da garrafa – Netflix

O documentário segue alguns dos maiores sommeliers do mundo, que falam sobre os seus vinhos favoritos. É uma aula e tanto sobre a bebida, e uma chance de ver a paixão que os produtores têm pelas uvas.

Cozinha prática – GNT, segunda, às 20h

Rita Lobo é o que o nome do programa já entrega: prática. E nesta temporada, prática e brasileira. A cada episódio um ingrediente domina todas as receitas, sendo aproveitados ao máximo — chuchu, couve-flor e peixe já tiveram vez. Para completar, ela sempre ensina um prato com a dobradinha mais brasileira que existe: arroz com feijão!

MasterChef Brasil – Band, terça-feira, às 22h30

Nosso reality show favorito não podia ficar de fora da lista, não é mesmo? O programa tem de tudo: além das receitas maravilhosas, tem competição, emoção, jurados que a gente ama, participantes cativantes… Se não fosse o horário, seria perfeito!

Um brinde ao vinho – Globosat Mais, quarta, às 22h30

Belos pratos pedem… belos vinhos! É com essa filosofia que a sommelier Cecília Aldaz comanda uma viagem por vinícolas brasileiras, argentinas e chilenas. Mas nada daquela conversa chata de sommeliers. Cecília apresenta a bebida de maneira simples, mas sem deixar de lado análise da uvas e das sensações que elas passam. Ela está aí para mostrar que não é uma enochata.

Por Vinícius Nader e Luisa Ikemoto

Posts recentes

Ator brasiliense, Gabriel Sanches integra elenco de “Dona de mim”

Artista conhecido na cena local chega à sua terceira novela da TV Globo com o…

2 horas atrás

Juan Paiva e Rafa Vitti são irmãos e antagonistas em “Dona de mim”

Samuel e Davi disputarão o coração da babá Leona, vivida por Clara Moneke na nova…

12 horas atrás

De volta às 19h, Tony Ramos e Claudia Abreu serão um casal

Os veteranos serão Abel e Filipa em Dona de mim, de Rosane Svartman, que estreia…

13 horas atrás

Vilão de “Ainda estou aqui”, Luiz Bertazzo está em “Vale tudo”

Ator do ganhador do Oscar 2025 foi convidado para uma participação no remake do clássico…

1 dia atrás

Protagonista premiado de “Baby” estreia em “Vale tudo”

Ricardo Teodoro debuta em novelas no remake do clássico nessa sexta-feira (4/4). Na mesma noite,…

4 dias atrás

Análise: Bella Campos cumpre dever de casa em estreia satisfatória de “Vale tudo”

Primeiro capítulo entrega o que prometeu, com texto ágil e fiel ao original. Audiência corresponde,…

1 semana atrás