Betty Faria como Tieta
Reynaldo Boury, Ricardo Waddington, Luís Fernando Carvalho Tieta marcou a carreira de Betty Faria Betty Faria como Tieta

Tieta entra no catálogo do Globoplay. Relembre os personagens!

Publicado em Novela

Sucesso de Aguinaldo Silva, Tieta marcou a carreira de Betty Faria e ainda trazia grande elenco. Novela entra hoje no catálogo do Globoplay

Santana do Agreste, quem diria, acabou no mundo do streaming. No projeto de trazer novelas antigas de volta a cada duas semanas, o Globoplay disponibiliza nesta segunda-feira (8/6) os capítulos de Tieta.

Considerado um clássico da teledramaturgia, Tieta foi reprisada com sucesso no Viva e nos deixou ainda com mais saudades de personagens como a protagonista, defendida com brilho por Betty Faria, e até da vilã Perpétua, eternizada em grande atuação de Joana Fomm.

O Próximo Capítulo entra no clima e te lembra os principais personagens de Tieta.

Lembre os principais personagens de Tieta!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tieta (Claudia Ohana/Betty Faria) – Aos 18 anos, Tieta foi expulsa de Santana do Agreste pelo próprio pai por desafiar o puritanismo e o conservadorismo da cidade. Mais tarde, ela volta, rica e bem-sucedida, para se vingar da hipocrisia da sociedade. Mas Tieta, representando a liberdade, acaba conquistando boas amizades.

Perpétua (Joana Fomm) – Irmã de Tieta e a grande vilã da trama. Foi por denúncia dela ao pai que a irmã foi expulsa da cidade. Quando Tieta volta rica, Perpétua vai querer se aproximar da irmã. A mãe de Ricardo (Cássio Gabus Mendes) e Peto (Danton Mello) guarda um segredo do passado dentro de um caixa branca.

Zé Esteves (Sebastião Vasconcellos) — Pai de Tieta. Mesmo tendo expulsado a filha de casa vive há muitos com o dinheiro que ela manda para ele. Usa sempre um cajado, símbolo importante da vida de Tieta, pois era usado para bater nela quando ela era criança. É casado com Tonha (Yoná Magalhães), madrasta de Tieta, a quem trata como objeto.

Tonha (Yoná Magalhães) — Madrasta de Tieta e Perpétua e mãe de Elisa (Tássia Camargo). Grande amiga de Tieta. Aguenta as agressões de Zé Esteves calada. A virada de Tonha é um dos grandes momentos da novela.

Ricardo (Cássio Gabus Mendes) – Filho de Perpétua. Seminarista e tímido, o rapaz foi prometido pela mãe à Igreja. Para não cair em tentação, Ricardo fica longe do prazer e sente medo das mulheres. Vai ter uma grande virada quando se encantar pela tia.

Elisa (Tássia Camargo) — A sonhadora filha de Tonha não é muito feliz ao lado de Timóteo. Mas não tem coragem de deixar o marido. O maior desejo dela é viajar sozinha para São Paulo.

Timóteo (Paulo Betti) – O marido de Elisa tem uma loja de tecidos. Tem dores estomacais fortes que o levam ao desmaio toda vez que uma situação mais delicada aparece. Se esforça para ser fiel à esposa e faz parte do grupo de boêmios Cavaleiros do Apocalipse, que se reúne para beber e jogar sinuca.

Carmosina, a Carmô (Arlete Salles) — Colega de colégio de Tieta na juventude. Atualmente trabalha nos Correios, onde, com a ajuda do vapor saído de uma chaleira lê todas as cartas que chegam e saem da cidade. O intuito é se divertir, mas ela acaba sabendo de muitos segredos.

Dona Milu (Míriam Pires) — Mãe de Carmosina. Apesar da idade, Milu é bem liberal e não tem papas na língua, o que faz com que muita gente da cidade não goste dela.Transformou a casa dela numa pousada onde recebe, além de visitantes, moradores solteiros do Agreste para refeições e pouso eventual. Milu é dona do famoso bordão “mistééééério”.

Osnar (José Mayer) – Conquistador, o criador de cabras tem várias pretendentes, apesar de andar sempre mal trapilho. Irônico ao extremo, sabe que agrada as mulheres. Um dos quatro Cavaleiros do Apocalipse.

Ascânio (Reginaldo Faria) — Ascânio vive num dilema para fazer com o que o progresso não destrua Santana do Agreste. Ao mesmo tempo ele acha que a cidade não pode parar no tempo. É mais um dos Cavaleiros do Apocalipse.

Modesto Pires (Armando Bógus) — O homem mais rico de Santana do Agreste. Apoia a instalação de uma fábrica de dióxido de titânio no local, deixando Ascânio revoltado. É casado com Aída (Bete Mendes), mas a trai com a “teúda e manteúda” Carol (Luiza Tomé), para quem deu uma casa.

Aída (Bete Mendes) — Modelo de virtude, patronesse de tudo que é obra de caridade que o padre promove em Santana do Agreste. Apaixonada pelo marido, sabe muito bem como tratar Modesto, mas de boba não tem nada.

Letícia (Renata Castro Barbosa) — Filha de Modesto e Aída. Pura e virgem, educada em colégio de freiras. Vai para casa só nos finais de semana e nas férias, pois estuda em Salvador.

Leonora (Lídia Brondi) – Amiga de Tieta, chega com ela a Santana do Agreste. Todos pensam que ela é pura, ingênua e romântica. Mas ela esconde segredos do passado que, aos poucos, serão revelados.

Carol (Luiza Tomé) — Amante “teúda e manteúda” de Modesto Pires. A simples presença dela deixa Perpétua escandalizada. A irmã de Tieta vai fazer de tudo para que Aída a expulse da cidade por causa do caso com Modesto, mas Aída não vai dar ouvidos.

Dário (Flávio Galvão) — Atlético, atraente, cobiçado pelas mulheres, esteve na Marinha e se reformou para viver o resto de sua vida no paraíso de Mangue Seco. Defende que não vale a pena levar progresso à região se a natureza for destruída.

Laura (Cláudia Alencar) — Mulher de Dário. Morre de ciúmes de Tieta, por quem Dário já foi apaixonado. Costuma-se dizer na cidade que só Tieta sabe fazer o célebre “ipicilone”, o que deixa Laura furiosa.

Artur da Tapitanga (Ary Fontoura) — O prefeito de Santana do Agreste adota meninas e as educa em troca de favores sexuais. Tem um filho, Artuzinho (Marcos Paulo) que desapareceu, mas eles não se davam muito bem e o prefeito evita o assunto.

Jairo (Elias Gleizer) – Proprietário da marinete que faz a ligação entre a cidade e Esplanada, a localidade mais próxima. Sabe tudo sobre a história do local e torna-se muito útil quando tentam descobrir quem são os proprietários das terras cobiçadas pela Brastânio.

Maria Imaculada (Luciana Braga) — Foi vendida pelos pais para ser uma das meninas de Artur da Tapitanga, mas se rebela e foge para a Casa da Luz Vermelha sem se dedicar à prostituição. Vai se apaixonar por Ricardo no decorrer da trama.

Amintas (Roberto Bonfim) — O quarto Cavaleiro do Apocalipse vive na casa das parentes Carmosina e Milu, mesmo sem ser convidado. Dono de uma loja de material de construção, é violeiro, e faz rimas sempre debochadas.

Amorzinho (Lília Cabral) – A viúva está sempre acompanhada de Perpétua e de Cinira (Rosane Gofman). É cortejada por Chalita (Renato Consorte), o dono do Bar do Crescente, mas Perpétua sempre dá um jeito de lhe cortar o barato e o namoro dos dois não deslancha.

Padre Mariano (Cláudio Corrêa e Castro) — O padre veterano foi quem arranjou bolsa no seminário para Ricardo. Sabe tudo sobre os moradores da cidade, mas dificilmente usa isso a seu favor.

Marcolino Pitombo (Otávio Augusto) — Advogado espertíssimo em Salvador, onde passa a maior parte do tempo e ganha muito dinheiro. Tem participação importante na questão sobre a posse das terras onde querem instalar a fábrica. Pai de Edmundo (Jonathan Nogueira) e Silvana (Cláudia Magno).

Bafo de Bode (Bemvindo Sequeira) — O mendigo do local. Atrevido, desbocado, sujo, diz as verdades que ninguém quer ouvir.

Helena (Françoise Forton) — Carioca, bela, fria e calculista. A esposa de Ascânio o abandona no início da história por não suportar viver em Santana do Agreste. Volta depois, quando descobre que a Brastânio pode significar um grande futuro político para o marido.