A Favorita A Favorita - Donatela ( Claudia Raia ) e Flora ( Patrícia Pillar )

Globoplay traz A favorita de volta e reestreia uma novela antiga a cada duas semanas

Publicado em Novela

Com A favorita, Globoplay inicia resgate de novelas antigas a cada duas segundas-feiras. Lista tem clássicos como Vale tudo e Tieta e escolhas mais duvidosas, como Estrela-guia. Confira!

Sabe aquela vontade de rever uma novela antiga da qual você não desligava? O Globoplay está facilitando a vida dos noveleiros nostálgicos. A partir desta segunda-feira (25/5), uma novela será liberada a cada duas semanas no catálogo do serviço sob demanda.

A primeira será A favorita (2008), de João Emanuel Carneiro – relembre aqui os principais personagens do folhetim. A sequência vem com Tieta (1989, dia 8/6), Explode coração (1995, dia 22/6), Estrela-guia (2001, dia 6/7), Vale tudo (1988, dia 20/7) e Laços de família (2000, dia 3/8).

Ainda sem data de estreia, o projeto do Globoplay contempla títulos raramente reprisados, como Vereda tropical (1984) e Pedra sobre pedra (1992) e folhetins dos quais a gente não se cansa, casos de Que rei sou eu? (1989) e A viagem (1994).

Relembre a sinopse das novelas que chegam ao catálogo Globoplay

A favorita (2008), de João Emanuel Carneiro ー A trama traz a história de um assassinato contada por duas mulheres, cada uma com a própria versão. Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia) acusam-se de estar por trás do crime, pelo qual Flora ficou presa 18 anos. Neste período, Donatela criou a filha de Flora, Lara (Mariana Ximenes), como se fosse dela. A favorita marcou época por não revelar de cara quem era a mocinha e quem era a vilã da história e por não deixar as revelações para o último capítulo. A primeira reviravolta, por exemplo, se dá por volta do 30º capítulo. O elenco de peso ainda traz nomes como Tarcísio Meira, Mauro Mendonça, Gloria Menezes, Murilo Benício e Ary Fontoura, entre outros.

foto: Jorge Baumann

Tieta (1989), de Aguinaldo SilvaTieta é sucesso garantido. Quando foi exibida no Viva causou uma avalanche de comentários positivos nas redes sociais. Vivida por uma excelente Betty Faria (talvez no melhor papel da carreira dela, ao lado da Lucinha de Pecado capital), a personagem título retorna a Santana do Agreste 20 anos depois de ser escorraçada de lá pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos) e pela irmã, Perpétua (Joana Fomm, em interpretação inesquecível). A volta dela é comemorada pela mãe, Tonha (Yoná Magalhães), e vai mexer com toda a cidade, deixando os moradores divididos entre o liberal representado por Tieta e o conservadorismo no qual Santana do Agreste está mergulhada. O elenco de Tieta ainda tem Arlete Salles, Lília Cabral, Paulo Betti, Lídia Brondi e Cássio Gabus Mendes.

Explode coração (1995), de Glória PerezExplode coração também já foi reprisada no Viva, embora sem fazer tanto barulho. A novela de Glória Perez misturava a história da cigana Dara (Tereza Seiblitz) com a modernidade da internet, recém-popularizada no país. Ela vivia uma disputa interna entre os costumes do seu povo e a modernidade da cidade grande. É pela internet que Dara conhece e se envolve com o galanteador Júlio (Edson Celulari). A esposa dele, Vera (Maria Luísa Mendonça), e o icônico cigano Igor (Ricardo Macchi), a quem a mão de Dara estava prometida em casamento, é que não gostam nada da novidade e farão de tudo para atrapalhar a relação deles. Explode coração ainda trouxe uma campanha social para encontrar crianças desaparecidas, por meio da personagem Odaísa (Isadora Ribeiro). Eliane Giardini, Leandra Leal, Regina Dourado e Rogério Cardoso foram alguns destaques do elenco.

Estrela-guia (2001), de Ana Maria Moretzsohn – Mais conhecida como a “novela da Sandy”, Estrela-guia teve passagem discreta pelo horário das 18h. Na trama, Sandy vive Cristal, menina criada numa comunidade hippie que, aos 17 anos, fica órfã e é entregue ao padrinho, Tony (Guilherme Fontes). Os dois logo percebem que estão apaixonados. Eles terão que enfrentar o preconceito por ele ser quase 30 anos mais velho que ela e pelo grau de proximidade entre os dois. Estrela-guia teve cenas gravadas em Pirenópolis. A namorada de Tony, Vanessa (Carolina Ferraz), a mãe dele, Carlota (Rosamaria Murtinho) e a socialite Dafne (Lília Cabral) são as antagonistas da história. Completam o elenco nomes como Junior Lima, Rodrigo Santoro, Floriano Peixoto e Gabriel Braga Nunes.

Cena da novela Vale tudo
Foto: Bazilio Calazans/Globo.

Vale tudo (1988), de Gilberto Braga e Aguinaldo Silva – Não seria exagero dizer que Vale tudo é o maior clássico entre nossas novelas. A trama que parece ter sido escrita nos dias de hoje fala de um Brasil em que levar vantagem a qualquer custo é a tônica da sociedade. Raquel (Regina Duarte) faz de tudo para criar a filha, Maria de Fátima (Gloria Pires, em papel que representou uma virada na carreira dela), de forma honesta. Mas a moça não segue os conselhos da mãe e, ambiciosa, vira uma vilã daquelas, ao lado do interesseiro César (Carlos Alberto Riccelli). De quebra, Vale tudo parou o país para saber quem havia matado Odete Roitman (Beatriz Segall). Estelar, o elenco de Vale tudo reunia Reginaldo Faria, Cássia Kiss, Nathalia Timberg e Renata Sorrah, entre outros.

Cena da novela Laços de família
Foto: Roberto Steinberger/Globo

Laços de família (2000), de Manoel Carlos – É claro que tinha que ter uma Helena nesse projeto do Globoplay. A personagem, desta vez, é vivida por Vera Fisher. Ela conhece Edu (Reynaldo Gianecchini) quando bate no carro dele e é amor à primeira vista, para desespero de Alma (Marieta Severo), tia do rapaz que o criou como um filho. O acidente acontece em frente à livraria de Miguel (Tony Ramos), que também se interessa de imediato por Helena. Mais tarde, quando Helena e Edu já estiverem namorando, ele e a filha dela, Camila (Carolina Dieckmann), vão se apaixonar. A trama ainda traz o drama de Camila enfrentar uma leucemia e Helena resolver engravidar para salvar a filha. Não sem antes revelar o segredo de quem é o pai da menina. José Mayer, Deborah Secco, Helena Ranaldi e Giovanna Antonelli completam o elenco.