the vow Crédito: HBO/Divulgação

The vow, série documental da HBO, expõe história de seita sexual que envolveu atriz Allison Mack

Publicado em Séries

Encabeçada por ex-integrantes da NXIVM, a produção aborda como o projeto se tornou uma seita. Saiba mais sobre The vow

Um curso de desenvolvimento pessoal. Era assim que o projeto Executive Success Program (ESP), da NXIVM, era vendido. Também era dessa forma que a comunidade ganhava mais e mais adeptos da filosofia de Keith Raniere, mais conhecido pelo grupo como Vanguarda.

De início, tudo parecia com muito o que se vê atualmente quando se fala de explorar potencial, encontrar o propósito, se livrar de crenças limitantes e foi por meio disso que essa comunidade cresceu e chamou a atenção de estrelas e nomes do universo de Hollywood. Depois, aos poucos, percebem-se alguns problemas, passando por um esquema de pirâmide até chegar a ser tornar numa seita criminosa.

Crédito: HBO/Divulgação

Tudo isso está em The vow, série documental da HBO em nove episódios que expõe a história por trás desse culto criado dentro do NXIVM sob comando do líder Keith Raniere, com ajuda da atriz Allison Mack, conhecida por ter feito parte do elenco do seriado Smallville. Os dois foram declarados culpados.

História de The vow

Assim que a história estourou na mídia há alguns anos, houve um choque geral, principalmente, pela presença de uma atriz conhecida envolvida na situação que perpassa por crime sexual, de extorsão e de manipulação. Ao longo da temporada, The vow vai mostrando quase que passo a passo de como esse culto surgiu em meio a esse grupo de pessoas. A história tem base nos relatos de ex-integrantes da comunidade que descobrem o que está acontecendo, deixam o grupo e resolvem expor a situação.

Tudo começa a partir da saída da atriz Bonnie Piesse, estrela de Star wars, sem dar muitas explicações, mas dizendo que tem algo de errado na comunidade. Isso a faz entrar em crise no casamento com o cineasta Mark Vicente, membro do alto escalão do NXIVM e um dos principais recrutadores. Mesmo sem acreditar completamente na esposa, uma pulga surge atrás da orelha de Mark, que passa a se deparar com histórias estranhas na comunidade. O estopim acontece quando confronta a amiga e sócia Sarah Edmonson, que admite estar participando de um grupo fechado só para mulheres, em que ela é uma escrava e está submetida a uma mestra e uma grã-mestra (que não conhece), tem marcação no corpo e enviou garantias, como fotos peladas e declarações mentirosas contra o marido.

Crédito: HBO/Divulgação

A partir daí, Boonie, Mark e Sarah iniciam uma investigação dentro da comunidade e uma quase força-tarefa para tirar as pessoas do local expondo o que acontece de podre dentro desse grupo que é uma fachada para crimes sexuais e de extorsão. As mulheres eram submetidas a uma marcação com as iniciais de Keith e Allison próxima ao órgão genital, além de um controle de calorias, de entregas de garantias regulares e até a fazer sexo com o líder sob a ideia de que isso ajudaria no crescimento pessoal.

The vow pode parecer assustador, mas é importante o modo como o seriado expõe a manipulação e como essas pessoas acabaram chegando a acreditar em coisas tão extremas. Outro mérito é o fato de Mark Vicente ter muito conteúdo visual para a produção. Durante o período em que trabalhou no grupo, ele registrou muitos encontros, situações e falas de Keith. Desconfiado da comunidade, ele passou a gravar conversas, que foram essenciais para a exposição de tudo na justiça, mas também na série.

The vow é exibida aos domingos, às 23h, na HBO. Nesta semana, o canal transmite o quinto  episódio de temporada, composta por nove.

Trailer de The vow