Tevê se virtualiza apostando em produções para web; conheça produções do formato

Compartilhe

Pandemia influencia virtualização da tevê tradicional, que, cada vez mais, produz conteúdos para a internet. Com isso, o YouTube volta a ganhar força

Há anos, televisão e internet flertam entre si. Cada uma bebendo da fonte da outra em busca de modernização e de atingir as massas. Com a pandemia de covid-19 e a necessidade do distanciamento social, essa fusão entre as duas foi necessária. Durante a quarentena, as emissoras apostaram nas atrações feitas exclusivamente para a web, mas com o formato de qualidade que o espectador da telinha tradicional está acostumado.

Canais como GNT e Multishow, que sempre valorizaram os dois meios de comunicação, tiveram ainda mais força nesse tipo de conteúdo na quarentena. No GNT, as redes sociais foram aliadas, sendo usadas para lives e também para publicação de programas exclusivos para o formato. Um dos projetos do canal na pandemia foi a atração #CoisaBoaPraVc, sob comando da influencer Bielo Pereira, que retratou histórias e ações de solidariedade com participação de convidados, num “jornal de boas notícias”, como explica Bielo.

O formato, inclusive, lembra outro que está disponível no Globoplay, serviço on-demand da Globo, esse liderado por Luciano Huck, Que tal um pouco de esperança e boas notícias?. A atração surgiu primeiramente no perfil oficial do apresentador do Caldeirão no Instagram e, depois, migrou para a plataforma do canal.

A emissora ainda traz do formato da web, especificamente das redes sociais, o humorístico Sinta-se em casa, de Marcelo Adnet. “O que era para ser vídeos curtos, caseiros, divulgados em minhas redes, virou um programa diário na plataforma digital Globoplay. Minha esposa grava com o celular, enquanto eu atuo e envio as imagens para um editor, que publica o material pronto duas horas depois”, explica o humorista no ensaio O retorno à velha realidade e a reinvenção do novo futuro, publicado no livro O mundo pós-pandemia.

Produção digital

No Multishow, a emissora lança, em agosto, uma produção voltada para o canal no YouTube. Em 8 de agosto, a atriz, cantora e youtuber Thalita Meneghim estará à frente do programa Canta lá, que eu canto aqui!, mais um projeto do Canta lá, que, desde o início, foi gravado pelo celular e dentro do quarto da apresentadora. Agora, a atração, que estreou no Multishow em 2019, ganha nova edição, com cinco episódios e exibições aos sábados. “Estou empolgada! Fazer tudo a distância é algo diferente, um novo desafio. Mas, estamos fazendo o que podemos no momento, e estou gostando muito do resultado. Acredito que as pessoas vão curtir também!”, comenta.

Com experiência no YouTube, ela revela que percebeu o aumento do consumo durante a quarentena e credita esse crescimento à busca das pessoas por entretenimento em um período tão difícil. “A gente percebe um aumento considerável nas visualizações e uma necessidade nova de produzir conteúdo que, de fato, seja mais leve. Fico feliz em poder levar entretenimento para a galera que me acompanha. É uma troca”, avalia Thalita.

Volta do YouTube

2020. Crédito: Roberto Trumpauskas/Divulgação. Cultura. Influenciadora digital Bianca Andrade, a Boca Rosa.

Bastante celebrado no mundo digital, o YouTube teve forte crescimento na quarentena, o que resultou na maior elaboração de conteúdos para o serviço. A influencer Bianca Andrade, a Boca Rosa, por exemplo, voltou ao YouTube após deixar o Big brother Brasil e o Soltos em Floripa. O desejo era antigo, mas foi em meio à quarentena que acabou acontecendo. “Meus fãs estavam me cobrando uma volta, e eu queria fazer isso, só ainda não sabia como. Com isso, quando eu saí do BBB, aumentei minha equipe e surgiu a ideia de voltar para o YouTube como apresentadora e ao vivo.”

Dessa forma, Boca Rosa retornou com um programa na plataforma: o Boca a Boca, em que recebe convidados e tem diferentes quadros, bem ao estilo de uma atração televisiva. “O que muda é o formato e o amadurecimento durante esse tempo. É nítido como estou mais livre e segura de mim. O Boca a Boca é inspirado nos contrastes da minha personalidade: empresária e a brincalhona. É ao vivo, sem edição e dentro da minha própria casa, o que torna tudo ainda mais intimista. Continuo sendo como sempre fui, mas ainda mais verdadeira e sem tantos medos”, completa.

Outra que se aventurou no YouTube foi a cantora sertaneja Simone Mendes, da dupla com Simaria. Sempre engraçada nas redes sociais, ela decidiu montar um canal no YouTube em que aposta no jeito espontâneo e engraçado. “A maioria dos conteúdos vem de forma natural, em conversa dentro de casa, com a equipe, mas, também, já aconteceu de eu abrir sugestões nas minhas redes para saber o que meus fãs gostariam de ver no meu canal. Posso dizer que ideia não falta. Todos ajudam”, conta. Ela diz que pretende dar continuidade ao projeto: “A ideia do canal veio bem antes da pandemia e, com certeza, seguirei alimentando com muito conteúdo engraçado”.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Análise: por que “Mania de você” se despede sem deixar saudades

Novela original criada e escrita pelo aclamado João Emanuel Carneiro chega ao fim nesta sexta-feira…

7 horas atrás

Saiba quem é o bonitão que será amante de Odete Roitman

O ator Ângelo Rodrigues tem 37 anos, é português e protagonizou a série Olhar indiscreto,…

2 dias atrás

“Celebridade” está de volta no Viva

Em substituição à Viver a Vida, novela icônica de Gilberto Braga é a nova reprise do…

4 dias atrás

A sutil (e animadora) relação entre ‘Ladrões de drogas’ e ‘Breaking bad’

Não foi exatamente o submundo das drogas. Também não foi a dupla de protagonistas com…

5 dias atrás

Globo está preparando um filme de “A viagem”

Informação foi dada, ao blog, em primeira mão, pelo diretor-executivo da TV Globo, Amauri Soares…

7 dias atrás

Ruptura encerra a temporada com a magnitude que a história merece

A série da Apple TV+ responde o suficiente, deixa no ar novos mistérios e entrega…

1 semana atrás