terra

Terra nostra está de volta, desta vez no Globoplay

Publicado em Novela

Novela Terra nostra leva o amor de Matteo e Giuliana para o Globoplay. Relembre os principais personagens da trama de Benedito Ruy Barbosa

O amor sofrido dos imigrantes italianos Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio) está de volta. A novela Terra nostra, escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1999 e reprisada no Vale a pena ver de novo em 2004 e no Viva em 2019, entra no catálogo do Globoplay nesta segunda-feira (9/11). Com direção de Jayme Monjardim, a novela tem uma fotografia linda e elenco inspirado, com destaques para Raul Cortez, Debora Duarte, Lu Grimaldi e para a estreante Maria Fernanda Cândido.

Matteo e Giuliana se conhecem no navio em que estão vindo da Itália para o Brasil, no início do século 20, e logo se apaixonam. Mas se perdem um do outro quando chegam ao país. Giuliana está sendo esperada por Francesco Maglianno (Raul Cortez), amigo do pai dela que a acolherá. Na casa de Francesco, ela chama a atenção de Marco Antônio (Marcelo Antony), filho do dono da casa. Grávida de Matteo, não resta alternativa a Giuliana a não ser casar com Marco Antônio. A mãe de Marco Antônio, Janete ( Ângela Vieira), acaba roubando o menino na hora do parto, deixando Giuliana desesperada. Sem o amado e sem o menino, Giuliana se torna em uma das mocinhas que mais choraram na televisão brasileira.

Já Matteo, vai para a fazenda de café de Gumercindo Aranha (Antonio Fagundes) trabalhar na colheita. A filha do fazendeiro, Rosana (Carolina Kasting) se apaixona por Matteo, que não para de pensar em Giuliana. Para não perder o rapaz, Rosana inventa uma gravidez e logo eles se casam. Mas o mocinho foge da fazenda para ir atrás de Giuliana.

O elenco de Terra nostra ainda trazia Paloma Duarte, Gabriel Braga Nunes, Lolita Rodrigues e Jackson Antunes, entre outros.

Confira os principais personagens de Terra nostra!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Francesco (Raul Cortez) – Imigrante italiano, há vários anos no Brasil. Casado com Janete ( ngela Vieira) e pai de Marco Antonio (Marcello Antony), tem uma situação econômica muito estável. Grande amigo dos pais de Giuliana (Ana Paula Arósio), protege a jovem contra tudo e todos em nome dessa amizade. Um homem correto, idealista, que adora a ideia de ter a moça como nora. Ao longo da trama, apaixona-se pela italiana Paola (Maria Fernanda Cândido).

Paola (Maria Fernanda Cândido) – Imigrante italiana, linda, cheia de vida, que se apaixona perdidamente por Augusto (Gabriel Braga Nunes), filho de seu patrão Altino (Odilon Wagner). Como a única chance que tem de viver esse grande amor é transformar-se em sua amante, não tem dúvidas e abandona a vida no campo para viver em São Paulo, onde ele lhe dá uma casa. No decorrer da história, vive um romance intenso com Francesco, por quem se apaixona.

Matteo (Thiago Lacerda) – Jovem imigrante italiano, muito decidido, sabe o que quer. Encontra em Giuliana, mas o destino não permite que eles fiquem juntos. Possui um dom natural para o comando e, no decorrer da história, transforma-se no líder de seus compatriotas. Casa-se com Rosana (Carolina Kasting), filha de Gumercindo (Antonio Fagundes), o dono da fazenda onde se emprega; mas não esquece Giuliana, seu verdadeiro amor.

Giuliana (Ana Paula Arósio) – Italiana linda, apaixonada, forte e, ao mesmo tempo, romântica. Emigra com seus pais para o Brasil, mas fica órfã no navio, onde conhece e se apaixona perdidamente por Matteo. Vai morar em São Paulo na casa de Francesco, mas em momento algum desiste de reencontrar seu grande amor. A certa altura da trama, desiludida, casa-se com Marco Antonio, que, apaixonado, aceita se unir a ela mesmo sabendo que ela espera um filho de Matteo. É perseguida por Janete ( ngela Vieira), mulher de Francesco, que manda roubarem seu filho e deixarem em um orfanato.

Gumercindo (Antonio Fagundes) – Dono de uma grande fazenda de café que, no começo da história, encontra-se em decadência com o fim da escravidão. Por isso, ele contrata os imigrantes italianos, substitutos dos escravos. Como é um homem justo, descobre, aos poucos, as qualidades desse novo povo que está trabalhando para ele. Casado com Maria do Socorro (Débora Duarte), é pai de Rosana (Carolina Kasting) e Angélica (Paloma Duarte).

Maria do Socorro (Débora Duarte) – Uma mulher submissa que, durante os últimos anos, teve que se responsabilizar pelas tarefas domésticas e assumir todo o serviço da casa, já que não há mais escravos para ajudá-la. Adora as filhas, mas tem dificuldades em ajudá-las devido à grande submissão ao marido. Sofre por não ter dado a Gumercindo o filho homem que ele sempre quis.

Janete ( Ângela Vieira) – Esposa de Francesco, com quem se casou contra a vontade. Despreza os italianos – apesar de ser casada com um –, e faz o que pode para evitar o relacionamento entre Giuliana e Marco Antonio.

Marco Antônio (Marcello Antony) – No começo da história, é um bon vivant, aproveitador da fortuna do pai. Ao conhecer Giuliana, apaixona-se e muda para melhor, tentando conquistar o apoio de seu pai e, principalmente, a confiança da amada.

Bartolo (Antonio Calloni) – Italiano, confidente e amigo de Matteo, que conhece no navio rumo ao Brasil. Idealista, sincero, não tem medo do trabalho, e conhece muito bem seus direitos como cidadão. Marido de Leonora (Lu Grimaldi), com quem tem uma filha.

Lenora (Lu Grimaldi) – Uma mulher decidida, apaixonada pelo marido e cheia de garra. Chega ao Brasil com uma filha recém-nascida e vai trabalhar na casa de Gumercindo, onde ganha a confiança de todos, funcionando como elo entre os patrões e os imigrantes italianos.

Angélica (Paloma Duarte) – Irmã de Rosana, tem um temperamento completamente diferente do dela. É uma menina tímida, recatada e obediente. Seu sonho é tornar-se freira, mas casa-se com Augusto, um jovem advogado com ambições políticas.

Augusto (Gabriel Braga Nunes) – Filho de Altino (Odilon Wagner). Apesar de ser filho de um fazendeiro, formou-se em direito em São Paulo, onde exerce a profissão. Inteligente e apaixonado, ao longo da trama passa a dividir seu amor entre duas mulheres: a italiana Paola (Maria Fernanda Cândido), que já era sua amante, e Angélica (Paloma Duarte), com quem se casa.

Rosana (Carolina Kasting) – Determinada, impetuosa, sabe exatamente o que quer da vida. Quando vê Matteo, decide que ele será marido dela e não hesita em fazer o que está ao seu alcance para realizar esse desejo.

Antenor (Jackson Antunes) – Capataz de Gumercindo, trabalha com ele há muitos anos. Foi o responsável por manter a ordem na fazenda na época da escravidão. Uma pessoa difícil, dissimulada, que não gosta da chegada dos italianos em seus domínios.

Tiziu (André Luiz) – O único escravo que não foi embora da fazenda de Gumercindo. Diz para todos que o fazendeiro pode ser seu pai, mas ninguém acredita muito nessa história. Fica muito amigo de Matteo, com quem divide o espaço da antiga senzala, e vira elo entre os brasileiros e os italianos.

Altino (Odilon Wagner) – Amigo de Gumercindo, proprietário de fazendas de café que está trazendo italianos para substituir a mão de obra escrava. Viúvo, adora o filho, Augusto, de quem faz todas as vontades e de é companheiro.

Padre Olavo (Elias Gleizer) – O padre da região da fazenda de Gumercindo. Amigo da família, tenta ajudar Angélica a tornar-se freira, apesar da resistência do pai dela.

Anacleto (Mário César Camargo) – Pai de Paola, marido de Inês (Débora Olivieri). Imigrante italiano, já está há algum tempo no Brasil. Vê no relacionamento da filha com Augusto a chance de “fazer a América”. De fato, ao autorizar a relação entre sua filha e o filho do patrão, Altino, torna-se um proprietário de terras da vizinhança.

Inês (Débora Olivieri) – Como toda mãe dedicada, não gosta do fato de a filha ser amante de Augusto, mas é companheira de Paola, a quem ajuda e aconselha sempre que pode.

Dolores (Lolita Rodrigues) – Espanhola, dona da pensão onde Giuliana e Matteo foram morar. Se torna amiga da italiana.

Hortênsia (Claudia Raia) – Filha de Dolores. Mãe adotiva de Juanito, bebê de Giuliana e Matteo, que desapareceu ao nascer.

Mariana (Tania Bondezan) – Governanta da casa de Francesco. Muito fiel a Janete, ajuda a patroa a infernizar a vida de Giuliana.

Batista (José Dumont) – Funcionário de Gumercindo e dono da venda onde os imigrantes são obrigados a comprar comida e tudo o que precisam para sobreviver.

*Fonte: Memória Globo