CBNFOT031120202623 Crédito: TV Globo/Reprodução. Cultura. Quiá Rodrigues e Renato Spinelli, manipuladores de boneco responsáveis pelos Cavalinhos do Fantástico.

Atrás dos panos: Conheça alguns dos manipuladores de bonecos da televisão

Publicado em Lista

Prática comum na televisão, a manipulação de bonecos se tornou assunto com a morte de Tom Veiga, o eterno Louro José

A morte do ator Tom Veiga, responsável por dar vida ao papagaio Louro José nos programas de Ana Maria Braga (Note e anote e Mais você), colocou holofotes sob a arte da manipulação de bonecos — prática originária do teatro de bonecos que se tornou comum e parte da história da televisão brasileira — e também sob os responsáveis pela função.

Por muitos anos, a figura de Veiga foi um mistério para o grande público, que só conhecia o Louro José. O ator, inclusive, disse, em entrevista ao Memória Globo, que gostava de não ter se tornado famoso, o que o permitia ter uma vida normal. E foi só quando morreu que a identidade do artista se tornou pública para todos.

Uma pena que Veiga não tenha recebido dos inúmeros fãs o reconhecimento. Por isso, o Próximo Capítulo dá nome, hoje, na coluna, a alguns dos artistas responsáveis pela manipulação de fantoches clássicos da tevê.

Quiá Rodrigues e Renato Spinelli: No domingo passado, em homenagem a Tom Veiga, os responsáveis por dar vida aos Cavalinhos do Fantástico se revelaram. Mineiro, Quiá Rodrigues é criador de bonecos, diretor de tevê e animador stop motion. Antes das mascotes que representam os times de futebol do país, animou bonecos no Clube da criança, TV Colosso, Flora encantada, Bambuluá e Paio e Dongo. Renato Spinelli é sócio de Rodrigues, com quem dá vida, desde 2014, aos Cavalinhos do Brasileirão.

2020. Crédito: YouTube/Reprodução. Cultura. Fernando Gomes, manipulador de bonecos.

Fernando Gomes: Diretor, ator e artista plástico, é mais um dos manipulares de bonecos que mais deu vida a personagens emblemáticos da tevê brasileira. É ele quem anima (e animou) Júlio, do Cocoricó; Garibaldo, do Vila Sésamo; Gato Pintado, o Relógio e Fura-bolos, do Castelo Rá-Tim-Bum. Também participou de atrações infantis na direção, como Agente G, Eliana & alegria, Ciranda das flores, Ilha Rá-Tim-Bum e o próprio Cocoricó.

Crédito: SBT/Reprodução.Eduardo Mascarenhas, manipulador do Xaropinho em programa do Ratinho

Eduardo Mascarenhas: É o responsável por manipular o Xaropinho, personagem que surgiu em 1997, assim como o Louro José, para acompanhar Ratinho no programa Ratinho livre, da Record. Eduardo Mascarenhas apareceu pela primeira vez em rede nacional no especial de 15 anos do Programa do Ratinho, do SBT. Até então, o público não conhecia a pessoa por trás do boneco, que gravou discos e até teve uma banda de rock.