Amor de Mãe Vitoria (Taís Araujo), Lurdes (Regina Casé) e Thelma (Adriana Esteves)

Televisão aberta começa planos de retomada das gravações em meio à pandemia

Publicado em Programas

Globo, Band, Record e SBT dão início as estratégias para a retomada da programação impactada pela covid-19

Por Adriana Izel e Vinicius Nader

As produções televisivas foram diretamente impactadas com a pandemia do novo coronavírus. Novelas e séries tiveram as gravações suspensas, assim como os programas com auditório, talk-show e realities. Mesmo com os números da doença ainda altos no Brasil, aos poucos, a normalidade vem sendo retomada nas cidades, e também na televisão.

A Globo revelou nesta semana que a previsão é que as gravações dos novos capítulos de Amor de mãe e Salve-se quem puder, tramas das 21h e das 19h, respectivamente, em hiato por conta do isolamento social, possam ser retomadas a partir de julho. “Nosso planejamento conta com vários cenários possíveis para o retorno das gravações de dramaturgia. O mês de julho está entre essas possibilidades”, diz nota concedida ao Próximo Capítulo pela Comunicação da Globo.

Por meio de nota à imprensa, a Band afirmou que a fase de pré-produção da próxima temporada do MasterChef Brasil será retomada. “As gravações, previstas para o final de junho, seguirão rigorosamente todas as orientações de segurança da OMS (Organização Mundial da Saúde), Ministério da Saúde, governo do Estado de São Paulo, prezando sempre em primeiro lugar pela segurança e bem-estar de toda a equipe. Também serão adotadas as normas globais que estão sendo aplicadas pela Endemol Shine Group, que já conta com vários territórios que retomaram suas gravações em produções internacionais, como o MasterChef Austrália e o MasterChef Espanha”, informa o texto.

Crédito: Band/Divulgação. Cultura. Elenco da temporada Masterchef: A revanche.

Entre as medidas, a Band ressalta “a aferição de temperatura diária dos colaboradores, restrição de pessoas dentro do estúdio e switcher identificadas com crachás com cores diferentes para cada acesso, estação de higienização exigida para a entrada no estúdio, distância segura entre funcionários e elenco, uso obrigatório de máscaras e processos de higiene ostensivos no estúdio e locais de trabalho”. A emissora ainda distribuirá kits com máscaras de algodão, álcool em gel e copos de silicone reutilizáveis.

No SBT, desde o último dia 25, a emissora voltou a gravar o programa The noite, de Danilo Gentili. A atração ganhou novos formatos de entrevistas e quadros, tudo sem plateia. Na Record, a emissora começou a busca pelos participantes da nova temporada do reality show A Fazenda e estuda, inclusive, antecipar a estreia, prevista para setembro.