Crédito: Carolina Ribeiro/Divulgação. Suzana Alves, atriz. Crédito: Carolina Ribeiro/Divulgação. Suzana Alves, atriz.

Suzana Alves volta à telinha como a ciumenta Inês de Topíssima

Publicado em Entrevista

Ao Próximo Capítulo, a atriz falou da nova fase da carreira. Confira entrevista com Suzana Alves!

“Inês é um presente”. É assim que a atriz Suzana Alves define seu papel na novela Topíssima. A personagem é mulher do policial Edevaldo (Eri Johnson). Ele també é funcionário do hotel onde mora a protagonista Sophia (Camila Rodrigues). “Ela é aquela personagem que todo ator gosta de fazer, sem papas na língua, fala o que pensa e defende o que acredita!”, completa.

A oportunidade para entrar na novela ocorreu após outras participações na Record. Suzana fez a minissérie Lia e integrou o time do reality show Dancing Brasil, comandado por Xuxa Meneghel. “O convite surgiu no último dia da minha participação no Dancing Brasil! Foi demais, a realização de um sonho!”, define. A competição de dança marcou o retorno de Suzana à televisão. Ela ficou conhecida por dar vida à personagem Tiazinha no programa H, de Luciano Huck, na Band, nos anos 1990.

Para interpretar a personagem em Topíssima, Suzana Alves se jogou na pesquisa de campo, principalmente, com foco no ciúme, principal temática de Inês. “Entrevistei algumas pessoas que têm marido policial. Assisti a alguns filmes e trabalhei com uma fonoaudióloga e uma coach, ambas da Record”, completa. Sobre se já foi ciumenta, como a personagem, ela diz: “Já fui quando era mais nova e não quis permanecer assim. É viver em sofrimento. Não acho saudável! A Inês sofre por ser assim”.

Por conta da novela, a atriz se mudou para o Rio de Janeiro. Devido à pesada rotina de gravações, Suzana não tem tido tempo para outros projetos. Mas ela conta que pretende, em breve, voltar a escrever. “Quero dar continuidade nos meus projetos como autora de livros”, adianta.

Crédito: Carolina Ribeiro/Divulgação. Suzana Alves, atriz.

Três perguntas // Suzana Alves

Você começou a carreira ainda criança. Como você avalia sua trajetória?
Nasci artista (risos). Lembro de quando pequena já fazer teatro de rua, já parava as pessoas para me assistirem em qualquer lugar que estivesse… Sempre fui uma comunicadora, sempre busquei a plateia! A cada ano que passa avalio minha trajetória e me realizo com minhas escolhas. Trabalhar nesse meio para alguns não tem relação só com o ego e dom, é se sentir bem e feliz por fazer parte de um todo, da identificação com o ser humano, cada qual com seu caráter e seu mundo social! Representar vidas é viver um aprendizado constante e aprender a não julgar a loucura do outro e sim aprender a amar e respeitar a dor do outro! Amo minha vida e agradeço a Deus por cada oportunidade.

Tiazinha é a sua personagem mais marcante e as pessoas ainda lembra desse seu período. Você se incomoda com isso? Qual é a importância dessa personagem em sua carreira e que lembranças têm desse período?
Ela foi uma faculdade de psicologia pra mim. Precisei me despir para me encontrar, precisei colocar a máscara para me revelar! A Tiazinha era o meu oposto, me ajudou na desconstrução e construção da palavra mito, me tornou uma pessoa melhor e me elevou para longe da mediocridade! Tenho só que agradecer, tudo que construir a partir daquele período.

Você participou do Dancing Brasil, que esta em uma nova temporada. Como foi essa experiência para você?
Foi incrível! Libertador! Meu retorno para a televisão! A dança traz alegria. Lá me superei novamente, como artista e pessoa!