Spoilers
CBPILU271020151438 Crédito: Lucas Pacífico/CB/D.A Press. Cuidado: os spoilers saem principalmente da internet Cuidado: os spoilers saem principalmente da internet

Spoiler, você ama ou odeia?

Publicado em Filmes, Séries

Fãs de séries se dividem entre os que adoram descobrir o que vem por aí e os que se aborrecem com a revelação do enredo. E você, está de que lado do spoiler?

E se eu te falar que o protagonista da sua série favorita morre no final da atual temporada? Ou pior, que além de morrer, ele vai matar o par romântico. Você ficaria chateado? Sim? Talvez? Não? O spoiler é um termo em inglês que indica uma informação muito importante para uma trama que as pessoas contam às outras antes da hora, estragando a surpresa que uma série, filme ou livro poderia proporcionar ao telespectador. Trocando em miúdos: é estragar a experiência para quem ainda não viu o final.

É seguro afirmar que em dado moento você terá de lidar com os spoilers. Seja por redes sociais, seja por amigos, mas a forma de reagir a eles não precisa ser a mesma, pelo menos é o que ensinam Bruna Souza, Micaella França e Gabriel Cardoso.

A estudante Bruna é uma daquelas que detesta spoiler, principalmente porque muda a própria interpretação do que vai acontecer, além de tirar todo o clímax da história. “Acho muito desagradável, porque de alguma forma ao assistir ao conteúdo do spoiler que recebo, ainda que indiretamente, acabo por tentar analisar através da percepção que aquela pessoa me passou”, aponta Bruna.

“Um spoiler de que me lembro bem foi de uma série a que estava assistindo e um dos personagens morria. Fiquei muito chateada porque faltava muito para chegar nesse fato. A cada episódio a que assistia eu sentia certa ansiedade e ao mesmo tempo uma perda de interesse pelo personagem”, lamenta.

Outro que não é nem um pouco fã de ficar sabendo as coisas antes da hora é Gabriel Cardoso. O estudante explica que o spoiler tira toda a expectativa que a produção apresenta e que também já teve experiências com relação a informações indesejadas. Mas no caso dele, a reação foi mais do que só ficar chateado. “Acho horrível spoiler. Estraga o clímax do episódio ou do filme. Eu já recebi spoiler de Game of Thrones no (aplicativo) Snapchat e excluí a pessoa”, lembra. Sobre quem não se importa em receber spoilers, o estudante é direto: “São pessoas melhores do que eu”.

Game Of Thrones GIF - Find & Share on GIPHY

 

Curiosidade

Micaella França é uma dessas “pessoas melhores”. A estudante conta que entende os spoilers como “sacanagem”, mas afirma não se incomodar em recebê-los. “Para me afetar ou chatear, a pessoa tem que me dar um spoiler muito grande de alguma série a que eu estou assistindo”, sustenta. Mas qual a explicação para ser essa pessoa tão paz de espírito em relação a isso? “Eu acho que não me importo tanto em receber spoiler porque eu sou uma pessoa bem curiosa, então toda informação nova sobre as coisas é bem-vinda”, explica.

Greys Anatomy GIF - Find & Share on GIPHY

Micaella conta também que já recebeu informações antecipadas de uma série, mas não foi o suficiente para tirar a mágica da produção. “No começo do ano eu havia começado a assistir a Grey’s Anatomy e uma colega da faculdade me deu um dos maiores spoilers da série. Eu fiquei um pouco chateada e em choque, mas superei rápido”, conta. Mesmo sendo uma pessoa desapegada, Micaella ainda mostra compaixão pelos que não conseguem lidar tão bem com os spoilers: “Eu as entendo, muita gente gosta de manter o mistério das coisas e prefere que não estraguem isso pra elas”.

Redes sociais

Se antigamente o termo era pouco conhecido, hoje em dia ele ganha cada vez mais espaço de alerta. Os spoilers são propagados por um meio quase impossível de ignorar hoje em dia: as redes sociais. Descer o feed do Facebook, Twitter, Instagram ou Snapchat está se tornando um perigo: em qualquer post ela pode estar lá, aquela morte do seu personagem favorito ou a revelação que você está esperando há uma semana. E pior, você não teve muitas chances de evitar.

Uma delas são os aplicativos, caso do SpoilerShield. O aplicativo é bem simples: basta escolher o tipo de conteúdo que você quer fora das suas redes sociais (não todas, só Twitter e Facebook), como esportes, tevê, filmes e outros; depois, você escolhe os programas que serão bloqueados do seu feed. Pronto, você estará protegido! O único problema é que o aplicativo só tem pré-selecionado 50 programas.

Mas vamos supor que você não é uma pessoa muito ligada nas redes sociais e quer se defender até mesmo em sites de busca. Sem problemas, o Unspoiler, é uma extensão do Google Chrome que, depois de instalada, marcará em vermelho todos os textos iniciais que contenham informações sobre os conteúdos que você definir como spoilers. Ambas as ferramentas são grátis.

Os campeões

Algumas séries parecem ter nascido para os spoilers. Com milhares de reviravoltas e mortes surpreendentes, essas produções merecem cuidado especial em qualquer conversa ou post. Se você acompanha alguma delas, redobre a atenção e pare a leitura por aqui.

Na tevê…

As mortes em Game of Thrones e Grey’s anatomy são clássicos spoilers, não apenas por quem é a vítima, mas também por como isso acontece. Muitos fãs de GoT foram à loucura ao descobrir que Holdor e Jon Snow morriam, ou como Margaery Tyrell tinha seu fim. As informações se espalhou pelo Facebook e foi difícil não se deparar com isso.

Uma das práticas preferidas de Shonda Rimes em Grey’s anatomy é matar os personagens, principalmente os queridos. E não é muito difícil ter a lista completa de quem morre. George O’Malley, Derek Shepherd, Mark Sloan e Lexie Grey são alguns da lista. Mas ela também revive alguns personagens: vamos ser bonzinhos e te contar apenas que é preciso ver a 13ª temporada!

A identidade do assassino de Big little lies é a grande questão da minissérie. Mas ainda bem que ela vai muito além disso, porque o nome do criminoso aparece bem cedo com os (não muito) queridos spoilers.

… Ou no cinema

Spoiler é mais comum em série, mas os filmes não ficam de fora. Um dos clássicos é saber que o vilão Darth Vader é o verdadeiro pai de Luke Skywalker, pois não é necessário sequer ter visto Star Wars — O império contra-ataca. Outro clássico é o personagem de Bruce Willis em Sexto sentido.

Na divisa entre série e cinema, temos Psicose e Bates Motel. Depois de 50 anos do filme e cinco temporadas da série, (quase) todo mundo já sabe que Norman Bates e a mãe, Norma, são a mesma pessoa. E quem gosta de coisas um pouco malucas também deve se lembrar de que A orfã é na verdade uma adulta bem psicopata que gosta de roubar maridos e, assim, destruir lares enquanto se passa por uma criança.

Por Ronayre Nunes* e Beatriz Queiroz* (Sob supervisão de Vinicius Nader)