CBNFOT110620202242 Crédito: Anthenor Neto /Divulgação / Atriz, apresentadora e cantora Sophia Abrahão

Sophia Abrahão lança podcast temático da quarentena

Publicado em Entrevista

Assunto em voga no período da quarentena serão explorados em Pod chegar — Em casa, programa de Sophia Abrahão nas redes sociais

No ano passado, Sophia Abrahão mais uma vez mostrou que gosta de transitar entre vários formatos e ambientes artísticos, com o lançamento do podcast Pod chegar. Para comemorar um ano do projeto, ela lançou um novo formato que vai além do áudio, também com imagens, agora disponibilizado no perfil oficial dela no Instagram. Ficam mantidas as participações de Chico Couto, Helena Cutter e Vitor Maria, além da chegada do psiquiatra e psicoterapeuta Nélio Tombini com uma visão técnica.

A nova temporada recebe o nome de Pod chegar — Em casa e se inspira nos assuntos da quarentena, como solidão, solidariedade e o tão falado “novo normal”. O período tem sido de reflexão, mas também de outros projetos para Sophia, que se dedica à música e aguarda o lançamento do seriado As five, spin-off da novela Malhação — Viva a diferença, atualmente em reexibição na Globo. Ao Correio, a atriz, apresentadora e cantora comentou os projetos atuais. Confira!

Entrevista // Sophia Abrahão

Como veio a ideia de trazer o ambiente da quarentena para o projeto Pod chegar?
Estamos há três meses nesse período de isolamento social, o que tem provocado diversas mudanças em nós, sobretudo as comportamentais e também tem nos feito refletir cada vez mais sobre nossas vidas, atitudes, valores. Acho importante fazer essa reflexão. A ideia do podcast é, justamente, trazer à tona temas que têm sido muito discutidos e comportamentos que têm sido comuns nesse período, como a ansiedade, que é o tema do primeiro episódio, sempre com a ajuda de um especialista, para acrescentar uma visão mais técnica no nosso bate papo. Já gravamos, por exemplo, um episódio sobre solidão, situação que muitos estão passando nesse momento.

Quais são os convidados dessa temporada?
Teremos como convidado o psiquiatra e psicanalista Nélio Tombini, dando seu ponto de vista sobre os temas. Neste primeiro episódio, temos a participação da família Tostes Araújo, que está inspirando outras famílias por meio de jantares temáticos durante a quarentena de forma lúdica e educacional. Também a Giuline Batos, criadora do projeto humanitário Juntos Somos Mais, que surgiu a partir da menina Ana Julia, a garota que foi fotografada trocando máscaras por alimentos. Essa foto viralizou, estampando a verdade nua e crua da desigualdade que vivemos.

Crédito: Anthenor Neto /Divulgação / Atriz, apresentadora e cantora Sophia Abrahão

O projeto também tem um ar solidário. Como veio essa ideia e quais instituições deve ajudar?
Sempre procuro ajudar instituições de alguma forma. Já venho trabalhando há alguns anos em projetos, e esse momento pede um olhar ainda mais solidário. A ideia é de sempre, ao final dos programas, divulgar uma instituição que precisa de ajuda. Acredito muito na nossa união e também no poder do coletivo.

Como tem sido esse período de quarentena para você?
Tem sido um período de muita reflexão, de olhar para dentro de mim. Além disso, tenho tentado criar rotinas e me dedicar aos meus projetos. Acho que é natural que estejamos receosos nessa fase, mas cuidar da minha saúde emocional tem me ajudado a passar por ela.

Você criou um clube do livro. Como surgiu essa ideia?
A ideia do clube do livro surgiu depois que comecei a compartilhar em minhas redes sociais os títulos que estava lendo e perceber que meus seguidores começaram a ler também. Foi por meio dessa troca, que pensei em criar uma espécie de clube de leitura, que promovesse a literatura e trouxesse o diálogo. Também pensei muito sobre a questão da acessibilidade aos livros, foi tudo muito bem estruturado. Atualmente estamos lendo Todas as cores do céu, de Amita Trasi, que é a obra do mês do nosso clube.

Você tinha algum projeto na tevê, no cinema ou no teatro previsto e que foi impactado na quarentena?
Tenho a estreia do spin-off de As five, que ainda não tem data prevista. Foi muito incrível essa semana nova experiência de participar de uma série. Sempre admirei muito o trabalho do autor, Cao Hambúrguer, e foi muito bacana interpretar seu texto. Fora que foi muito divertido reencontrar o Rafa Vitti em cena! Estou louca para assistir!

Tem conseguido se inspirar nesse momento ou dedicar um tempo a mais para a música?
Recentemente, lancei um clipe especial de uma música inédita minha, Suas razões, que está disponível no meu canal no YouTube. Foi em comemoração ao meu aniversário e uma forma de presentear meus fãs. A música faz parte da minha vida e tenho me dedicado a ela nesse período, principalmente pela sensação de bem-estar que ela me traz. Para a carreira musical, não tenho nada previsto, mas, de vez em quando, compartilho momentos cantando por meio das minhas redes sociais.