Cena da quinta temporada de Queer eye
queer_1200 Os apresentadores de Queer eye quebram preconceitos ao transformar a vida das pessoas Cena da quinta temporada de Queer eye

Séries, reality shows e até desenhos aproveitam junho para combater o preconceito e celebrar o orgulho LGBTQI+

Publicado em Séries

Em referência à revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York, em 1969, junho passou a representar o mês do orgulho LGBTQI+. Por isso, a temática ganha mostras e estreias na televisão aberta, na TV a cabo e no streaming.

São produções para todos os gostos, indo da comédia romântica a seriados mais combativos, dos reality show aos desenhos animados. Recentemente, Bob Esponja postou uma rede social sobre o orgulho gay, confirmando que ele é homossexual e ajudando a normatizar a ação entre o público infantil e juvenil.

Durante todo o mês, o Canal Brasil dedica boa parte da programação à temática, a começar pela estreia da segunda temporada do talk show TransMissão, com Linn da Quebrada e Jupp do Bairro, passando por uma maratona com os episódios de Toda forma de amor, série original dirigida por Bruno Barreto, com a brasiliense Gabrielle Joie no elenco, a partir do próximo domingo.

A seção Especial Orgulho LGBTQI+ exibe 12 títulos. E tem espaço para produções inéditas, caso dos documentários Rogéria: Senhor Astolfo Barroso Pinto e Mr. Leather. Na próxima quarta-feira, às 4h, será a vez da reprise de Tinta bruta. O premiado filme de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon acompanha o cotidiano de Pedro (Shico Menegat), jovem tímido que se solta na internet ao protagonizar lives sensuais. As descobertas de Pedro e o nada amigável mundo que ele encontra pela frente dão a tônica do filme.

Reality show

Juntando realidade, emoção e muita diversão, a Netflix estreou neste mês a quinta temporada de Queer eye ー sem contar a especial em que os Five Fabs foram para o Japão. A dinâmica continua a mesma: amigos e gays assumidos, Antoni Porowski, Tan France, Karamo Brown, Bobby Berk e Jonathan van Ness acompanham uma pessoa por alguns dias e transformam a vida dela no aspecto escolhido. Especialistas em gastronomia, moda, estilo de vida, decoração e cabelo e maquiagem, os rapazes vão fundo e, não raro, levam o participante e o espectador às lágrimas.

Um dos destaques desta temporada é a história de um pai de noiva que quer dançar a valsa com a filha e saber como suportar a falta que ela vai fazer em casa. A transformação nele vai muito além e até a sorrir ele reaprende. O episódio da pediatra que acaba de ser mãe e não consegue se dividir entre a maternidade e a vida profissional também é de arrepiar.

Cena da série Engajados
A francesa Engajados estreou este mês no serviço de streaming brasileiro Looke

Engajados é o nome da série que o serviço de streaming Looke lançou este mês. A produção é francesa e traz a história de amor improvável de Hicham e Thibaut. Os dois jovens se conheceram em Lyon, onde o ativista Thibaut roubou um beijo do inexperiente Hicham. Só que, para Hicham, foi muito mais do que isso e ele foge de casa para procurar o novo amigo.

Nessa jornada, ele se descobre e ainda conhece um universo novo do qual ele passa a pertencer. A questão é que, aos poucos, ele vai vendo quem Thibaut realmente é.