Sol nascente termina como começou: sem mostrar ao que veio

Publicado em Novela

Último capítulo da novela das 18h seguiu receita de bolo: vilões punidos, mocinhos felizes e nada de novo. Sol nascente passou e não será lembrada.

O último capítulo da novela das 18h da Globo, Sol nascente, foi exibido nesta terça (21/3) e será reprisado na tarde de quarta (22/3). A trama de Walther Negrão (afastado no meio a novela por motivos de saúde) e Suzana Pires não decolou. O pior: naufragou desde o início nas belas águas de Búzios e Arraial do Cabo, balneários onde foram gravadas as cenas da fictícia Arraial do Sol Nascente.

 

Na última semana (como é de costume em novelas que cozinham o espectador em banho-maria), todos os conflitos foram resolvidos a toque de caixa. Os mocinhos Alice (Giovanna Antonelli) e Mario (Bruno Gagliasso) viveram felizes para sempre, mas não sem antes César (Rafael Cardoso) sequestrar a empresária após ser liberado da prisão — oportunidade aproveitada com louvor pelos autores para que a personagem de Giovanna criticasse o sistema judicial brasileiro.

 

No mais, nada de novo: vilões punidos, reencontros amorosos, anúncios de gravidez e o meloso “e foram felizes para sempre”. Que venha Novo mundo!

 

Confira os destaques e o que não deu certo em Sol nascente

 

Pontos positivos

Bruno Gagliasso e Giovanna Antonelli

Crédito: Cesar Alves/TV Globo. Bruno Gagliasso e Giovanna Antonelli têm boa química nas telas
Crédito: Cesar Alves/TV Globo. Bruno Gagliasso e Giovanna Antonelli têm boa química nas telas

A química entre os intérpretes de Mário e Alice é inegável. Mesmo vivendo personagens imaturos para a idade deles, os dois se saíram bem e fizeram o principal: o público torceu pelo final feliz do casal de amigos que se torna uma família de comercial de margarina.

 

Rafael Cardoso

 

Rafael Cardoso se destacou como César
Rafael Cardoso se destacou como César

O ator vinha colecionando boas performances como mocinhos e se destacado com um galã da nova geração. Com César teve a primeira oportunidade como antagonista e a agarrou com unhas e dentes. Foi destaque na novela!

 

Laura Cardoso

A vilã dona Sinhá foi merecedora dos melhores momentos de Sol nascente. Tanto que quando a atriz Laura Cardoso teve que ficar cerca de três meses fora dos sets por causa de uma infecção urinária, a novela perdeu o fôlego e nunca mais se recuperou. Caricata, Sinhá parece ter saído das páginas de uma história em quadrinhos. Prato cheio para a experiente atriz, que no penúltimo capítulo, ao tramar fuga para o México pediu pressa antes que “o presidente bochechudo erga o tal muro.”

 

O que não deu certo em Sol nascente

 

Escalação do núcleo oriental

 

Luis Melo era Tanaka , o patriarca da família japonesa
Luis Melo era Tanaka , o patriarca da família japonesa

A família Tanaka era uma das principais de Sol nascente. Descendente de japoneses, o clã era liderado por Kazuo Tanaka. O personagem tem nome de japonês, família japonesa, mantém alguns costumes orientais, mas tem cara de brasileiro. A escalação de Luis Mello foi polêmica desde o início e poderia ter sido justificada se o ator tivesse tido uma performance fora do comum. Não foi o caso. Na época da estreia, a direção do folhetim ainda disse que não havia encontrado atores orientais da faixa etária desejada com competência para o papel. Abram os olhos, diretores!

 

Mal aproveitamento de veteranos

Crédito: Globo/João Miguel Júnior. Aracy Balabanian e Francisco Cuoco poderiam ter rendido mais
Crédito: Globo/João Miguel Júnior. Aracy Balabanian e Francisco Cuoco poderiam ter rendido mais

Quando o elenco de Sol nascente foi anunciado, logo chamou a atenção um casal. Os italianos Geppina e Gaetano foram interpretados por Aracy Balabanian e Francisco Cuoco. A promessa era que os excelentes atores fossem discutir o amor na terceira idade. Nada aconteceu e os personagens ficaram cada vez mais na periferia. Pra que escalar dois atores desse quilate para papéis tão pequenos?

 

Núcleos demais

Até agora já falamos de japoneses e italianos. Mas e os motoqueiros, caiçaras, tatuados, roqueiros… Pois é! Tantas tribos fizeram com que autores e público se perdessem.