sob_pressao2 Crédito: Globo / João Faissal

Sob pressão — Plantão covid mostra a luta dos profissionais de saúde de forma relacionável

Publicado em Séries

Especial da Globo, exibido nas últimas terça-feiras (6 e 13/10) e disponível no Globoplay, toca na ferida ainda aberta da população, com roteiro e atuações impressionantes e tocantes

Que Sob pressão integra o rol de melhores séries brasileiras, ninguém tem nenhuma dúvida. Mas o que fizeram o diretor Andrucha Waddington, o roteirista Lucas Paraizo e o elenco protagonista no especial Plantão covid, que estreou em 6 de outubro, é realmente de impressionar.

Em apenas dois episódios, a série coloca o espectador imerso (novamente) na realidade pandêmica em que o mundo ainda vive. Tudo isso sob a perspectiva dos médicos já conhecidos — e adorados — pelo público que estão trabalhando no hospital de campanha: Carolina (Marjorie Estiano), Evandro (Julio Andrade), Décio (Bruno Garcia), Charles (Pablo Sanábio), Vera (Drica Moraes), Keiko (Julia Shimura) e Rosa (Josie Antello). Eles ganham os reforços dos novos personagens da próxima temporada, prevista para 2021, neurocirurgião Mauro (David Junior) e da enfermeira Marisa (Roberta Rodrigues).

A narrativa tem início quando Carolina e Evandro deixam o trabalho na ONG na Amazônia para atender um pedido de ajuda de Décio, que acredita que o casal é fundamental na batalha contra o coronavírus. Logo no primeiro episódio, Sob pressão — Plantão covid apresenta situações que poderiam ser da ficção, mas foram vistas no enfrentamento à doença: como a desesperança de Seu Augusto (Marcos Caruso), que só quer morrer em paz; a falta de respiradores; e a infecção de Evandro, enquanto salva pacientes.

Não é fácil assistir ao especial, porque a covid-19 ainda é uma ferida aberta, longe de estar cicatrizada. Mesmo que em formato de ficção, Sob pressão dialoga com a realidade de forma primorosa. Logo no primeiro episódio é difícil não se emocionar. Méritos do roteiro, mas também do elenco.

Os médicos Mauro (David Junior), Carolina (Marjorie Estiano), Décio (Bruno Garcia) e Evandro (Julio Andrade) em cena de ‘Sob Pressão – Plantão Covid’. Crédito: Globo / João Faissal

Na estreia, destaque para Marcos Caruso, que consegue transitar na carreira tão bem entre o humor e o drama. Aqui entrega um personagem com uma história tão delicada e cativante. Assim como Carolina se dedica a Seu Augusto, o homem rabugento ganha o espectador.

Mas é Marjorie Estiano que pega o primeiro episódio para si. A cena final de Carolina, quando ela precisa forçar um sorriso para tirar uma foto do novo crachá, mesmo que não tenha nenhuma fala, grita em silêncio todos os sentimentos da personagem, que sofre e muito pela situação de Evandro e por todo a impotência que a covid-19 causa (principalmente sob o ponto de vista do início da pandemia, que é o recorte do especial, quando se sabia ainda menos da doença).

Segundo episódio de Sob pressão — Plantão covid

Penha (Fabiula Nascimento) e o jovem Evandro (Ravel Andrade) nas cenas de flashback de Sob Pressão – Plantão Covid. Crédito: Globo / João Faissal

Se o primeiro episódio de Sob pressão — Plantão covid já é bom, a sequência encerra o ciclo sendo ainda melhor. O segundo capítulo abre mais espaço para Evandro, revelando passando do personagem.

Sob a interpretação de Ravel Andrade, irmão mais novo de Julio Andrade, o espectador é apresentado ao jovem Evandro, figura bem diferente do médico, e da mãe, a verdadeira inspiração do personagem, Penha (Fabíula Nascimento). Conhecer o passado do protagonista em meio a luta dele contra a covid foi um grande acerto do roteiro, além de uma oportunidade de rever Samuel (Stepan Nercessian).

As cenas em flashback se intercalam com a narrativa no presente, quando a série traz mais dois casos emblemáticos de covid: a história fofa da esposa que espera o marido do lado de fora do hospital de campanha e ganha apoio da enfermeira Marisa; e o caso dos dois irmãos que testam positivo para a covid-19 depois que um deles deixa de cumprir o isolamento social para curtir a noitada em festas. Há tanto de realidade em cada um dos casos, que é difícil não se imaginar em ambas as situações.

É, inclusive, a força de ser relacionável que torna o especial tão bem-sucedido. Há sim uma intenção de entreter, mas, dessa vez, isso é menor. Fica evidente que Sob pressão quis mostrar a luta contra a covid-19, valorizando o que sempre fez: os profissionais de saúde, e o sistema público de saúde. A cena final demonstra isso, de forma emocionante e coroada pela música feita por Chico Buarque e Gilberto Gil para o especial que leva o nome da série, quando Evandro pede a defesa a saúde pública e a crença na ciência.

Ouça Sob pressão de Chico Buarque e Gilberto Gil