sob_pressao Marjorie Estiano vive a médica Carolina em Sob pressão

A covid-19 chega à série Sob pressão

Publicado em Séries

Sob pressão – Plantão covid estreia reforçando o elo entre ficção e realidade que marcou a série da Globo

Uma das características mais marcantes da série médica Sob pressão é o diálogo franco com a realidade. Por isso, não é de se estranhar que a pandemia de covid-19 não fique de fora das questões levantadas pela série. Mais do que isso: como a quarta temporada está prevista apenas para o ano que vem, o assunto ganhou um especial. Sob pressão – Plantão covid tem dois episódios e estreia nesta terça-feira (6/10), após A força do querer. O segundo episódio será transmitido na próxima terça-feira, no meso horário.

Na trama, escrita por Lucas Paraizo e dirigida por Andrucha Waddington, os médicos Evandro (Julio Andrade), Carolina (Marjorie Estiano), Décio (Bruno Garcia), Charles (Pablo Sanábio), Vera (Drica Moraes), Keiko (Julia Shimura) e Rosa (Josie Antello) estão num hospital de campanha, entre o segundo e o terceiro meses da pandemia no Brasil. Eles ganham o reforço do neurocirurgião Mauro (David Junior) e da enfermeira Marisa (Roberta Rodrigues).

O time de Sob pressão recebe pacientes com covid-19 e enfrenta as dificuldades do dia a dia dos hospitais de campanha brasileiros, como falta de EPIs que protejam os profissionais de saúde e infraestrutura precária ー no teaser é possível ver Evandro tendo que improvisar e, à la MacGyver dividir um respirador em dois para atender a dois pacientes. Entre os atores que vivem pacientes estão Marcos Caruso, Kelzy Ecard e Heslaine Vieira.

Uma das novidades da temporada, David Junior contou em entrevista coletiva que não teve muito tempo para se preparar para o personagem, mas que contou com a ajuda de Márcio Maranhão (médico que atua como consultor de texto em Sob pressão) e conversou com um amigo caboverdiano que também é médico. “Tive dificuldade de me ver como médico, uma pessoa com formação acadêmica, porque quando eu criança na Baixada Fluminense essa era uma realidade distante da minha. É importante ter personagens negros que estão ali para salvar vidas, não para tirá-las”, comenta o ator, que, assim como Roberta Rodrigues, está confirmado na próxima temporada de Sob pressão.

Outra novidade será um flashback para entendermos melhor o passado de Evandro e falar sobre a vocação dele de ser médico e a origem do altruísmo dele. “Temos uma novidade estrutural. Pela primeira vez voltamos no tempo para contar a história da vocação do Evandro. A gente faz uma ressignificação do modo como o público vê o personagem”, explica Lucas Paraizo.

Emoções por trás da máscara: desafio em Sob pressão

David Junior como Mauro em cena da série Sob pressão
Globo / João Faissal. David Junior é um dos reforços no elenco de Sob pressão

Intérprete de Carolina, Marjorie Estiano concorreu ao Emmy International pelo papel ano passado. A atriz destaca que um dos maiores desafios dos especiais foi passar as emoções com o rosto coberto pelos equipamentos de segurança que os personagens exigiam.

“A voz e os olhos entregam muito da nossa emoção. Com máscara, a captação poderia ficar um pouco prejudicada. Isso era uma preocupação nossa, que a emoção fosse passada da melhor forma. Cada um lida com a pandemia de uma forma particular e nós somos um conjunto em cena. Conseguir o caminho certo para a emoção ao mesmo tempo foi um desafio”, comenta Marjorie.

Para Julio, a presença da máscara no “figurino” dos especiais vai trazer mais identificação com o público, já que a “máscara já é um acessório do brasileiro.”

Veja o que pensam os atores sobre a volta de Sob Pressão

Elenco de Sob pressão


Julio Andrade
– “É uma novidade atuar todo tampada pela máscara e pelos EPIs”

Josie Antello– “A maior dificuldade foi lidar com feridas abertas, pois estamos vivendo tudo isso na realidade”

Bruno Garcia – “É um momento especial, histórico, para levarmos para a vida toda. Foi um sentimento ambíguo. Tinha a felicidade de voltar a trabalhar, mas tinha uma crise mundial lá fora. Foi um misto de “uau” com “é claro que temos que fazer”

Drica Moraes – “Ao mesmo tempo que fico agradecida por voltar, teve um pouco de frustração por não ir presencialmente ao set”