Copa do Mundo Crédito: Hipólito Pereira / Agência O Globo. Brasil na Copa de 2002

Conheça séries que antecipam o clima da Copa do Mundo da Rússia, que começa em 14 de junho

Publicado em Séries

Destino Rússia, O11ZEGold stars: A história oficial da Copa do Mundo Fifa estão entre as opções de séries para entrar no clima da Copa do Mundo

Por Adriana Izel e Matheus Dantas*

A 46 dias da Copa do Mundo, os olhares começam a se voltar para a Rússia, país-sede do mundial. Em meio às expectativas para o tão aguardado 14 de junho, quando a bola começa a rolar, a ficção e a dramaturgia espelham-se nesse grande evento futebolístico para produzir séries que remetem ao futebol ou à competição. Conheça algumas atrações para entrar no clima da Copa!

Paixão internacional

Crédito: Disney Channel/Divulgação
Crédito: Disney Channel/Divulgação

A partir de segunda-feira (30/4), às 19h30, a Disney Channel começa a exibir a segunda temporada da série O11ZE, que faz uma alusão às características do futebol latino com um jogo pegado (que remete a uma marcação mais dura), muita ginga e habilidade.

Rodada na Argentina, a produção une a realidade dos gramados à ficção narrando a história de Gabo (Mariano González), um garoto sonhador, que não conhece a família e tem como objetivo se tornar um grande atleta. Tudo isso mostrando o dia a dia das escolinhas de futebol, os desafios das peneiras e as dificuldades de convivência entre os jogadores.

Para a segunda temporada, O11ZE trará uma abordagem diferente sobre o cenário futebolístico, mostrando as diferentes maneiras que clubes de outros países jogam futebol, além de explorar mais a relação da família com os jogadores, principalmente sobre o drama vivido por Gabo, que desde a primeira temporada busca saber quem é sua verdadeira família.

“A segunda temporada dará sequência aos acontecimentos após os Falcões Dourados (time de Gabo) terem conquistado a Intercopa. Nesta etapa, o time embarca para um novo desafio, saindo da zona de conforto para enfrentar várias situações adversas em um torneio intercontinental”, adianta o brasileiro Luan Brum, que dá vida a Dedé, um dos melhores amigos de Gabo.

A relação entre os personagens dentro e fora das quatro linhas será uma questão que o seriado abordará nos novos 80 episódios. “O O11ZE sempre mostrou o lado do esporte, de como o futebol consegue unir as pessoas e colaborar em coisas positivas. Essa mensagem de superação, força de vontade e de nunca desistir dos seus sonhos será reforçada mais ainda nesse retorno”, explica o brasileiro Bruno Heder, um dos novos atores que integra o elenco da série O11ZE.

Regaste histórico

Desde abril, a Netflix tem em seu catálogo a série Gold stars: A história oficial da Copa do Mundo Fifa. Com três episódios, a produção é uma criação de Richard Horne e Mark Harrowell e aborda os diversos momentos da competição desde 1930 até 2014, quando a Alemanha se sagrou campeã da disputa no Brasil.

Apesar de retratar a história, a série não segue uma trajetória cronológica em seus episódios. A produção é dividida em quatro grandes elementos — fatos, ícones, grandes jogos e top 10 — que abordam diferentes copas. Além disso, aborda paralelamente as Copas do Mundo Feminina e competições de areia, de futsal e até de videogame.

Respirando futebol

Crédito: History Channel/Divulgação. Pelé estará na programação do History
Crédito: History Channel/Divulgação. Pelé estará na programação do History

De 24 de maio a 10 de junho, o canal History lançará uma programação intitulada História do futebol, que invadirá a emissora com 24 horas de exibição de atrações dedicadas ao esporte. Serão transmitidas séries e curtas feitos especialmente para anteceder a Copa da Rússia.

As histórias dos astros Pelé e Maradona serão contadas na série Os grandes momentos da história do futebol, composta por cinco episódios de 60 minutos. A atração faz um relato histórico dos times e jogadores nas Copas do Mundo mais recentes. Também com cinco episódios é o documentário Os padrinhos do futebol, em que treinadores revelam como impulsionaram suas carreiras.

Duas gerações de jogadores se encontram na série Os melhores do futebol: Cabeça a cabeça, que terá cinco episódios de 30 minutos cada. Do passado, a produção aborda a trajetória de Pelé, Puskas, Eusebio, Di Stefano e Charlton. Entre os mais novatos aparecem nomes como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, David Villa e Thomas Müller.

A programação tem ainda As grandes estrelas do futebol, Gigantes do futebol, Gol de Cuba, Mundialmente, Os dois Escobars (que trata do narcotraficante e do jogador), O mundo a seus pés, O mito de Garrincha e Os mistérios da Taça Jules Rimet, troféu confeccionado para premiar a seleção vencedora da Copa do Mundo da Fifa.

Quase lá

Também em abril chegou à programação da HBO a série Destino Rússia. A produção é composta por 10 episódios e narra a história de 20 grandes jogadores de seleções como Brasil, Argentina, Colômbia, Espanha, México e Uruguai. A atração, que está disponível também na HBO GO, aborda a emoção e a paixão dos atletas pelo esporte, além de mostrar bastidores das eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia.

Por meio das histórias dos personagens, Destino Rússia também revela o que esperar durante a competição. Isso está presente, por exemplo, no episódio em que o jogador brasileiro Guilherme Marinato, naturalizado russo, fala sobre as características da sociedade russa e até de possíveis problemas que poderiam ocorrer na Copa devido aos hooligans (termo que se refere a torcedores com comportamento desregrado, violento e destrutivo) e ao racismo.

Craque brasileiro

Crédito: Viacom/Divulgação. Animação Neymar Jr.
Crédito: Viacom/Divulgação. Animação Neymar Jr.

Maior nome da atual Seleção Brasileira, o jogador Neymar Jr. é a inspiração de um desenho animado produzido pelo cartunista Mauricio de Sousa, que estreou na última terça-feira. “A alegria e jeito moleque do Neymar nos inspirou a criar seu personagem, quando ainda criança, quando os sonhos acontecem com maior intensidade. Assim, hoje ele se transformou em referência no esporte”, afirma Mauricio em nota de divulgação.

O desenho, que foi inspirado na história em quadrinhos, segue como programação de aquecimento para os pequenos para a Copa do Mundo da Rússia. Neymar Jr. contará com 20 episódios inéditos em formato de pílulas de um minuto na programação do canal Nickelodeon, todo dia às 17h, durante a programação do canal. Na animação, Neymar precisa driblar monstros gigantes e de outros planetas. A série conta ainda com a interação do personagem com a mãe e a irmã.

*Estagiário sob supervisão de Vinicius Nader