the sopranos 1

Aclamada por crítica e público, série The Sopranos completa 20 anos

Publicado em Séries

Nesta quinta-feira (10/1), The Sopranos celebra o 20º aniversário do lançamento na programação da HBO. Relembre a série, entenda o sucesso, veja onde assistir e saiba sobre o futuro da produção

Em 10 de janeiro de 1999 The Sopranos estreou na programação da HBO retratando a história de Tony (James Gandolfini), um homem que está com problemas em casa e decide procurar um tratamento psicológico após sofrer um ataque de pânico. Tudo isso poderia ser natural e normal se Tony não fizesse parte de uma das famílias mais poderosas de Nova Jersey, que é responsável por controlar o crime organizado da cidade.

Apesar de Tony ser o protagonista, a trama do personagem deságua em quatro outros núcleos: a família, os negócios, o tratamento e a questão psicológica do mafioso. E, consequentemente, em outros personagens como a esposa Carmela (Edie Falco) e a Dra. Jennifer Melfi (Lorraine Bracco). Essa estratégia, inclusive, serve para humanizar o personagem e abrir espaço para diferentes arcos da trama.

The Sopranos, nada mais era, do que uma história por trás do mafioso, que, no fim do dia, só queria cumprir as obrigações familiares, mesmo que para isso tivesse que fazer trabalhos extremamente condenáveis. E essa foi uma das grandes inovações do seriado. Se hoje é natural acompanhar narrativas sobre personagens ao mesmo tempo bons e ruins é porque The Sopranos quebrou essa barreira há 20 anos.

A série foi um dos maiores sucessos da história da HBO. Logo no ano da estreia foi indicada a diversos prêmios e, por muitos anos, teve o recorde de audiência do canal, perdido depois para outro fenômeno da emissora, Game of thrones. A produção foi a primeira série do canal a ganhar um Emmy de melhor série dramática.

Mas por que The Sopranos foi tão aclamada? A série, que teve seis temporadas e 86 episódios, fez história na televisão americana por revolucionar o modo de contar histórias. Além de ter um protagonista humanizado, a produção trouxe fórmulas diferentes das comuns em tramas seriadas de drama, apostando em arcos e sub-arcos e com finais reflexivos sobre existencialismo nas entrelinhas de um enredo sobre a máfia.

Onde assistir a The Sopranos

Exibida de 1999 até 2007 na HBO, The Sopranos está disponível na plataforma on-demand da HBO, a HBO GO. Porém, neste mês, em celebração ao aniversário da série, o canal anunciou que fará uma maratona com todos os episódios da produção a partir de 14 de janeiro.

De 14 a 20 de janeiro, a HBO exibirá uma temporada por dia. No entanto, a sexta e última será dividida em dois dias, com transmissão em 19 e 20 de janeiro. No dia 21 é a vez de o canal exibir um apanhado dos 10 melhores episódios da história de The Sopranos.

Futuro de The Sopranos

Em junho deste ano serão 12 anos da exibição do último episódio de The Sopranos. Durante quase 10 anos, não havia nenhuma confirmação de um retorno da série, apesar de uma tentativa constante de David Chase, que, só se encerrou com a morte de James Gandolfini.

No entanto, desde o ano passado, começaram as conversas sobre a produção de um filme. O longa-metragem será uma trama derivada de The Sopranos e começará as filmagens ainda em 2019.

Assim como Young Sheldon conta a história de um dos personagens de The Big Bang Theory e Better call Saul faz a mesma coisa em relação a Breaking bad, no filme, que terá David Chase de volta ao comando, a infância do protagonista Tony Soprano será o foco. Por isso, a trama se passará nos anos 1970.

Com o título de The many saints of Newark, o filme promete abordar também assuntos do contexto em que se passará, como a tensão racial entre brancos e negros, além, claro, de situações que o protagonista citava na terapia.