brasil imperial João Company como Dom Pedro I. Rodrigo Ricordi/Fundação Cesgranrio/Divulgação

Série nacional Brasil imperial estreia nesta terça-feira na Amazon Prime Vídeo

Publicado em Séries

Produção da Fundação Cesgranrio retrata a história que culmina na Independência. Conheça a trama de Brasil imperial

O serviço de streaming Amazon Prime Vídeo lança, nesta terça-feira (10/11), no catálogo a série nacional Brasil imperial. Com 10 episódios, a primeira temporada do seriado retrata a história da chegada da corte portuguesa ao Brasil em 1808 até a Independência do país. Uma segunda temporada está confirmada.

O ator João Campany, que esteve em novelas como Bom Sucesso e Amor de mãe, vive Dom Pedro I. “Fazer o Dom Pedro I foi um desafio como ator. Além de ser um personagem histórico, o que significa que existem documentos relatando o jeito e a personalidade dele, ele era totalmente incoerente. Falava coisas e logo em seguida desdizia. A série não mostrará só o lado heroico do Imperador que proclamou a Independência. Ela mostra as sombras e, inclusive, cenas de agressão contra a esposa, a Imperatriz Leopoldina. A série vem trazendo a realidade dos fatos, e não um folhetim divertido e romantizado de uma história que não aconteceu”, afirma o artista ao Próximo Capítulo.

Apesar de ser uma ficção, Brasil imperial tem o objetivo de narrar os fatos como aconteceram, trazendo à tona, inclusive, situações que ficaram de fora de outras produções sobre o período.

A série é contada a partir do ponto de vista do jornalista Gonçalves Ledo, que teve importância na luta pela transformação do país em uma república. O personagem é vivido pelo ator Ricardo Soares. “Trouxe um lado de Ledo de muita ação na luta pela independência do Brasil, assim como também na defesa de seus ideais republicanos. Isso me ajudou muito na interpretação, na temperatura do personagem, assim como também a direção do Alexandre Machafer, sempre muito objetivo e sensível na sua condução”, explica o intérprete (confira a entrevista completa aqui).

Assista ao trailer de Brasil imperial