Attache, The - Season 1 2020 Crédito: Abot Hameiri/Divulgação

Starzplay estreia neste domingo a série israelense The attaché

Publicado em Séries

Produção The attaché se inspira na história real do criador, roteirista, diretor e protagonista Eli Ben David

A vida de Eli Ben David foi a matéria-prima de criação da série israelense The attaché, que chega neste domingo (14/3) ao Brasil pelo serviço de streaming Starzplay. O diretor e ator, filho de pais árabes, nasceu em Israel e depois se mudou para a Europa. Durante esse processo de imigração teve que lidar com o medo e a perda de identidade de se sentir um estranho em outro país.

Todas essas experiências foram levadas para o roteiro de The attaché. “Pra mim foi muito natural, porque é a minha verdade. Essa foi a minha cruz”, conta o diretor em entrevista ao Próximo Capítulo. Apesar da imigração ser um tema da narrativa, a produção não é sobre isso. “Eu não queria escrever sobre imigração. Escrevi sobre mim e sobre a minha experiência naquele tempo. Foi o que senti, a minha vida, a atmosfera em volta de mim. Como sou narcisista (risos), tive que colocar isso para fora. É uma história de amor sobre um homem que ama uma mulher e tem medo de perdê-la de algum modo”, completa Eli Ben David.

O foco da narrativa é Avshalom, papel de David, um músico judeu israelense de ascendência marroquina que se muda para Paris para acompanhar a esposa Annabelle (Héloïse Godet), que assume um cargo na Embaixada de Israel na capital francesa. Lá, eles vivem uma crise conjugal que se inicia com os problemas que Avshalom enfrenta na cidade por ser imigrante em meio ao maior ataque terrorista da história de Paris.

Crédito: Abot Hameiri/Divulgação

Mesmo que a maior parte do enredo tenha como base a vida do diretor, o drama busca outras inspirações. A própria Héloïse ajudou na concepção do roteiro. Também há, claro, situações completamente ficcionais. “Eli escreveu de acordo com a inspiração na vida dela. Mas a série é ainda um mix das nossas histórias e de histórias que nunca aconteceram na vida real. É um drama. Acho que é um texto muito pessoal”, declara a atriz.

Por conta disso, os dois acabaram criando uma conexão que fica ainda mais evidente na tela, quando interpretam o casal em crise. “Nos tornamos parceiros fora e dentro da série. (Essa química na tela) É resultado do processo de criação da série de televisão”, explica David.

Entender os sentimentos de cada um dos protagonistas é um ponto chave da narrativa. Avshalom traz a mistura de sonho e punição, enquanto Annabelle se sente responsável pelo colapso na vida deles. “Ele pega essa responsabilidade de ter levado o marido e se questiona: O que eu fiz com a nossa vida? Vamos sobreviver a isso? Ao mesmo tempo, ela tem um sentimento de amar o trabalho”, completa Héloïse.

The attaché foi pensada como uma série de uma temporada. No entanto, após o sucesso em Israel e a internacionalização da trama, que está chegando a outros países, Eli Ben David pensa em fazer uma continuação. “Tenho pensando em se podemos escrever uma segunda temporada. Espero. Mas não é certo. Espero que possamos voltar nessa história. Por que não?”, pergunta o responsável pela trama.

A primeira temporada de The attaché é composta por 10 episódios. Os capítulos serão lançados semanalmente na plataforma Starzplay.