Luzia e Beto em cena de Segundo sol
Segundo Sol Dá para torcer por Luzia e Beto em Segundo sol? Luzia e Beto em cena de Segundo sol

Será que dá tempo de salvar Segundo sol?

Publicado em Novela

A menos de um mês do final, Segundo sol se perdeu por completo. Apenas algumas interpretações salvam a novela de João Emanuel Carneiro do fracasso total. Será a reta final a redenção da novela das 21h?

A menos de um mês do último capítulo de Segundo sol ir ao ar (a previsão é que a novela termine em 9 de novembro), a pergunta que nos fazemos é: a novela das 21h tem salvação? A trama criada por João Emanuel Carneiro prometia quando estreou, com bons diálogos e enredos prontinhos pra decolar.

Mas não foi isso o que aconteceu. Para começar, não dá para torcer por Beto Falcão (Emílio Dantas) e Luzia (Giovanna Antonelli). Os dois não têm química e aquela confusão de Miguel e Ariela poderia ter durado bem menos que durou. A DJ vai ter que catar muito marisco para chegar aos pés de Adriana Esteves, a grande estrela da novela como a vilã Laureta. Mesmo ela estando muito bem em cena fica difícil defender uma personagem que ora arrasta asa para o irmão que nós só soubemos que é irmão dela agora, Remy (Vladimir Brichta), ora planeja o assassinato do ajudante que sempre esteve ao lado dela. E ainda tem a farsa do assassinato de Remy, repetindo o mesmo recurso da falsa morte usado por Beto, que é meio-irmão de Remy.

Aliás, João Emanuel Carneiro abusou do expediente de irmãos desencontrados, paternidades não reconhecidas, bebês roubados e afins. Ficou mais do que batido, confuso. A novela inteira vai descobrir que é parente no final? Bastavam o roubo do bebê de Luzia e a trama que envolve Severo (Odilon Wagner), Edgar (Caco Ciocler) e Roberval (Fabrício Boliveira). Essa tem, de quebra, o show de Claudia di Moura como Zefa. Um achado essa baiana!

Decepção com Segundo sol aumentou nas últimas semanas

Ícaro e Rosa em cena de Segundo sol
Revelação do segredo de Rosa não empolgou em Segundo sol

A decepção com Segundo sol aumentou nos últimos dias quando duas esperadas cenas foram ao ao ar: Ícaro (Chay Suede) descobre que Valentim (Danilo Mesquita) é o bebê roubado de Luzia, portanto, irmão dele. A revelação do segredo que Rosa (Letícia Colin) guardava de Laureta e Karola (Déborah Secco) teve direito a muito choro, revolta e… só. Ok, teve uma das melhores cenas de Chay Suede na novela, mas ficou claro ali como João Emanuel Carneiro transformou Rosa da melhor personagem do folhetim num dos piores tipos de Segundo sol ー salve-se que Letícia Colin é boa atriz e segura a personagem. Mas a cena em si foi fraca, sem emoção. Ficamos sem saber onde foi parar aquela Rosa determinada, forte, de personalidade.

Depois veio o que era para ser o ápice da Segundo sol: Luzia descobriu por Ícaro que Valentim (como sofre esse menino!) é o filho roubado dela e de Beto Falcão. Não era para ser uma  cena de Giovanna Antonelli era para ser A cena da atriz na novela. Mas não foi. A personagem ficar sem ação é aceitável e compreensível. Mas a atriz ficar sem reação diante do que está sendo dito, não. Resta torcer para que, quando ela contar para Beto, e quando Beto contar para Valentim as cenas sejam mais bem construídas.

Mas há de se lembrar que uma boa cena apareceu perdida nas últimas semanas. Foi ótimo o momento do casamento de Clóvis (Luís LoBianco) e Gorete (Thalita Carauta). Boas atuações, texto na medida entre o cômico e o dramático ー tudo que João Emanuel Carneiro já provou que sabe fazer muito bem. E aí? Será que dá tempo de salvar Segundo sol?