brinquedos que marcam época Crédito: Netflix/Reprodução

Segunda temporada de Brinquedos que marcam época estreia na Netflix

Publicado em Séries

Hello Kitty, LEGO, Star Trek e Transformers são os temas da segunda temporada de Brinquedos que marcam época, que está disponível na Netflix

Se você acompanha o blog sabe que sou obcecada pela série documental Brinquedos que marcam época, da Netflix — se não, pode conferir aqui a minha crítica da primeira temporada. E neste mês a produção ganhou uma segunda temporada, que já está disponível na plataforma de streaming (assista aqui).

Assim como a primeira, a segunda temporada da série é composta por quatro episódios. Depois de revelar os bastidores da criação e do sucesso — e, em alguns casos, dos prejuízos — de brinquedos como Barbie, Comandos em ação, Star wars e He-Man, agora foi a vez da produção se debruçar sobre Star Trek (ou Jornada nas estrelas, como também é conhecido no Brasil), Transformers, LEGO e Hello Kitty.

Com média de 45 minutos em cada episódio, Brinquedos que marcam época se aproveita da nostalgia em torno desses objetos para contar os bastidores do mercado, como, por exemplo, a história de Star Trek, uma franquia que acabou ficando muito a margem de Star wars, um grande sucesso do mercado de brinquedos.

Crédito: Reprodução/Internet
Crédito: Reprodução/Internet

Também é interessante como a série introduz que alguns brinquedos de sucesso nos Estados Unidos — e no restante do mundo — vieram de locais menos centrais, como o Japão responsável por dois grandes hits: Hello Kitty, que surgiu de uma simples ideia de fazer algo “fofo” e que demonstrasse o lema “presente pequeno, sorriso grande”, do fundador da Sanrio, Shintaro Tsuji; e Transformers, uma linha de brinquedos que mudou o cenário da Hasbro e até da Marvel Comics.

O LEGO é outro exemplo. O brinquedo de montar que virou febre entre as crianças e adultos surgiu na Dinamarca, depois da marca não conseguir mais produzir produtos com metal e madeira e resolver inovar usando o plástico.

Além de mostrar as origens (muitas vezes inusitadas) e os momentos de auge, a série ainda aborda as crises de cada uma das marcas ao longo dos anos no mercado. Tudo isso de forma muito nostálgica e que vale pena! Já ansiosa por uma terceira temporada!