Divisao2 Erom Cordeiro vive Santiago em A divisão

Segunda temporada de A divisão chega ao Globoplay

Publicado em Séries

Série policial do Globoplay A divisão explora mais o lado psicológico dos personagens na segunda temporada. A estreia é nesta quinta (10/9)

Essa é para quem gosta da adrenalina de séries policiais. Estreia nesta quinta-feira (10/9) no catálogo do Globoplay a segunda temporada de A divisão, de José Júnior. Assim como no primeiro ano, os protagonistas continuam sendo o delegado Mendonça (Silvio Guindane) e o investigador Santiago (Erom Cordeiro), que trabalham na Divisão Antissequestro do Rio de Janeiro (DAAS), na década de 1990, época em que se passa a ação.

“O Santiago e o Mendonça têm uma relação de altos e baixos, já que eles são de universos bem distintos. Eles têm uma percepção em relação ao enfrentamento ao crime que não se parecem, mas se complementam. Quando você junta a força do Mendonça e a sabedoria do Santiago, tem um resultado absurdo. Eles são cúmplices para as coisas boas e ruins”, diz José Júnior, no material de divulgação da série.

Desta vez, Venâncio (Dalton Vigh) aparece ainda mais poderoso, pois acaba de ser eleito governador do Rio de Janeiro, o que vai trazer muita coisa do passado de Mendonça e Santiago à tona. Investigação que ficou aberta na primeira temporada, o assassinato de Ramos (Thelmo Fernandes) volta à ação, assim como a rivalidade entre Benício (Marcos Palmeira) e Roberta (Natália Lage).

Silvio Guindane como Mendonça no seriado A divisão
Silvio Guindane comemora a volta de A divisão

“A segunda temporada traz, além da ação das personagens como policiais, um aprofundamento psicológico. Esse foi um desafio na construção das personagens. Os fatos que resvalam no caminho do Mendonça na segunda temporada fazem com que ele repense em tudo e seja obrigado e se reinventar, se transformar como ser humano para conseguir seguir com um trabalho efetivo dentro da polícia”, adianta Silvio.

Erom Cordeiro concorda que a complexidade está maior desta vez: “Santiago vem com sede de vingança. Apesar do êxito da DAAS, ele sabe que tanto ele quanto Mendonça estão sendo vigiados de perto. Estão mais que envolvidos na rede de interesses políticos que vai mudar as peças no tabuleiro da segurança pública. E ele quer descobrir quem matou Ramos, seu grande amigo. Toda essa tensão atinge e vai minando sua vida pessoal.”

Mas nem tudo é passado. A policial da Corregedoria da Polícia Civil Lavínia (Branca Messina) chega em A divisão para mostrar que é daquelas que não medem esforços para desvendar um caso. Só que isso, às vezes, sai caro para ela e para os parceiros dela.

“Um dos papéis mais importantes da segunda temporada é Lavínia. Ela vai ficar em cima de tudo o que o Mendonça e o Santiago fizeram no passado e de tudo que fazem no presente. Ela vai investigar o tempo todo os métodos que eles usaram. Vai ser um ‘calo’ no sapato”, completa José Júnior.