Sandman Cena da série Sandman |Foto: Netflix/Divulgação Cena da série Sandman

Sandman estreia na Netflix sob alta expectativa dos fãs nesta sexta-feira (5/8)

Publicado em Séries

Sandman, série baseada nos quadrinhos de Neil Gaiman, estreia nesta sexta com a promessa de ser um grande sucesso da Netflix

Por Pedro Ibarra

Uma das adaptações mais sonhadas pelos fãs finalmente tem a estreia no horizonte. Sandman chega ao catálogo da Netflix na próxima sexta-feira. A série é baseada nos quadrinhos homônimos e amplamente premiados do escritor Neil Gaiman e possui uma legião de fãs no mundo todo.

A série é uma aposta da Netflix para um novo supertítulo da plataforma, semelhante a The crown ou Stranger things. Muito dinheiro foi investido, desde o elenco aos efeitos especiais, sem contar os direitos de adaptação, que são motivo de competição de grandes produtoras há anos, vide que a primeira publicação da história data de 1988.

A antecipação era tanta que a produção é falada há meses nas redes sociais e na mídia especializada, mas só lançou o primeiro trailer na San Diego Comic Con, realizada no último fim de semana. A participação ativa de Neil Gaiman como um dos criadores da série também anima os fãs da saga. Ele divide a liderança da produção com David S. Goyer e Allan Heinberg.

A produção acompanha Morfeu (Tom Sturridge), a entidade responsável pelos sonhos. Após 100 anos aprisionado no mundo dos humanos, o Perpétuo, como são chamados seres como ele, precisa recuperar os artefatos que o davam o controle do Sonhar, local em que culminam todas as mentes dos seres vivos, para que o mundo não sofra as consequências de viver sem o sonho.

O que é preciso saber?

Sandman ficou popular e é cultuado até hoje por ser uma história complexa que mistura ficção, história, ação e religião. O seriado provavelmente partirá do ponto zero e explicará toda a vasta mitologia criada por Gaiman nos quadrinhos, mas o Próximo Capítulo adianta algumas informações para preparar os interessados em ver a série, mesmo sem ter lido os quadrinhos.

Figuras centrais da trama os Perpétuos, são talvez a parte mais importante de toda a mitologia de Sandman. Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio são sete entidades que balanceiam a existência. Cada um responsável pelo nome que carregam, eles são as figuras acima dos deuses e precisam manter os próprios reinos sob controle para que os seres vivos permaneçam existindo.

O reino de Morfeu é o Sonhar, uma imensa biblioteca com bilhões de livros não escritos, nele são feitos, com as areias dos sonhos, seres fantásticos, como o espantalho Merv, o gárgula Gregory e os irmãos Caim e Abel. É no sonhar que são criados os deuses. Porém também é o reino que guarda os pesadelos e um deles é a maior ameaça desta temporada. Coríntio (Boyd Holbrook), uma figura com aparência de homem, mas bocas no lugar dos olhos, será o principal vilão cometendo uma série de assassinatos ao fugir para o mundo dos seres vivos.