trilhas sonoras Crédito: Reprodução/Internet. Capa dos álbuns de Mulheres apaixonadas e Laços de família

Reprises de Laços de família e Mulheres apaixonadas trazem de volta ótimas trilhas sonoras

Publicado em Novela

As duas novelas de Manoel Carlos exibidas em 2000 e 2003 se destacaram tanto pelas tramas, quanto pelas trilhas sonoras

A volta de dois folhetins elogiados do currículo do autor Manoel Carlos — Laços de família (2000) e Mulheres apaixonadas (2003) — às telas trouxe à tona a qualidade da trilha sonora das duas novelas, que estão sendo exibidas na Globo no Vale a pena ver de novo e no Canal Viva, respectivamente.

O destaque das trilhas das produções se dá por dois motivos em especial. O primeiro é a acertada escolha das canções, sejam elas nacionais, sejam elas internacionais. Depois pelo fato de que as novelas fazem um bom uso das faixas, que não apenas músicas compiladas no disco. Elas se mesclam a história dos personagens e servem para mudar a atmosfera de um núcleo narrativo para outro.

No caso de Laços de família, que reestreou nesta semana no Vale a pena ver de novo, fica evidente a utilização das canções como um acréscimo a apresentação dos personagens, que ocorre nos primeiros capítulos. Sem falar que o folhetim é até hoje lembrado por uma cena emblemática que ocorre sob o som de uma das faixas da trilha sonora: a cena de Camila (Carolina Dieckmann) raspando a cabeça por conta do tratamento de leucemia ao som de Love by grace, de Lara Fabian.

Vale lembrar que as duas novelas foram exibidas num momento em que a televisão apostava na venda dos CDs das trilhas sonoras dos folhetins. Era comum que toda produção ganhasse dois discos. Normalmente, sendo um nacional e o outro internacional, com capas estreladas por algum protagonista da trama.

Trilha sonora de Laços de família

A novela protagonizada por Vera Fischer, Reynaldo Gianechinni e Carolina Dieckman tem uma trilha sonora composta por grandes nomes da música brasileira, versões de clássicos revisitados por outros artistas, além de hits internacionais.

O acerto nas canções começa pela faixa de abertura: uma versão de Corcovado, de Tom Jobim, unindo inglês e português com o subtítulo Quiet nights of quiet stars, interpretada por João Gilberto, Stan Getz, Astrud Gilberto e Antônio Carlos Jobim.

A novela trouxe ainda versões de Como vai você, de Antônio Marcos e Mário Marcos gravada originalmente por Roberto Carlos em 1972, na voz de Daniela Mercury, como tema de Helena (Vera Fischer); Baby, composição de Caetano Veloso de 1968, cantada pelo grupo Os Mutantes, que embalava cenas de Camila; Sentimental demais, lançada por Altemar Dutra em 1978 na voz de Simone, canção que aparecia nas cenas de Danilo (Alexandre Borges); e Solamente una vez, de Luis Miguel, regravada por Nana Caymmi, que aparecia com Alma (Marieta Severo).

Destaque ainda para canções nacionais como Próprias mentiras, de Deborah Blando, faixa de Íris (Deborah Secco), numa época em que a cantora emplaca várias faixas em trilhas sonoras; Balada do amor inabalável, do Skank, trilha de Edu (Reynaldo Gianechinni), também numa fase em que o grupo mineiro ainda fazia muito sucesso no país; e Peão apaixonado, de Rionegro & Solimões que se tornaria num clássico e que tocava nas cenas de Pedro, vivido por José Mayer.

Entre as faixas internacionais, o grande sucesso foi Love by grace, de Lara Fabian, por causa da cena de Camila. Mas a novela contava ainda com outros hits como Save me, dos Hansons, trilha que embalava o romance de Camila e Edu; e Spanish guitar, de Toni Braxton, que aparecia nas cenas de Capitu, interpretada por Giovanna Antonelli.

A novela teve dois discos. Um nacional com Vera Fischer no encarte e com músicas nacionais e algumas internacionais. E o segundo completamente internacional com Gianechinni na capa.

Trilha sonora de Mulheres apaixonadas

Apesar da novela ter sido protagonizada por Christiane Torloni que vivia mais uma Helena de Manoel Carlos, os discos vieram estrelados por Rodrigo Santoro (Diogo), Carolina Dieckmann (Edwiges) e Erik Marmo (Cláudio). A trilha sonora inovou com um disco duplo, unindo canções nacionais e internacionais e um segundo volume também misturando as faixas. A ideia do novo lançamento se deu pelo sucesso do primeiro álbum.

Assim como Laços de família, Mulheres apaixonadas trazia na abertura mais um sucesso de Tom Jobim: Pela luz dos olhos teus na voz de Miúcha e do próprio Tom. Grandes nomes da MPB também estavam na trilha da trama: Gal Costa com O amor em paz, tema de Fernanda (Vanessa Gerbelli); Maria Bethânia em Preciso aprender a ser só, trilha da protagonista Helena, e depois no dueto com Chico Buarque em Sem fantasias, música de Raquel (Helena Ranaldi) e Fred (Pedro Furtado); Nara Leão com Meditação, que aparecia nas cenas com Heloísa (Giulia Gam); Caetano Veloso e Jorge Mautner com Todo errado, de Hilda (Marília Padilha) e Leandro (Eduardo Lago); e Cauby Peixoto e Ângela Maria em Onde anda você, tema de Laura (Carolina Kasting) e César (José Mayer).

Entre as faixas nacionais ainda havia Eu sou assim de Luiza Possi, que aparecia para Dóris (Regiane Alves), Vidinha (Júlia Almeida) e Estela (Lavínia Vlasak); Você, gravada por Marília Gabriela e que embalava o romance de Lorena (Suzana Vieira) e Expedito (Rafael Calomeni); Mais uma vez, de Renato Russo, tema de Edwiges e Cláudio; e Dois rios, do Skank, de Rodrigo (Leonardo Miggiorin) e Paulinha (Ana Roberta Gualda), essas duas últimas apareceram no volume 2 da trilha sonora.

Já entre os destaques internacionais faixas de Norah Jones, Don’t know why, de Raquel; Avril Lavigne com I’m with you, que aparecia com o casal Fred e Raquel; Jennifer Lopez, You belong to me, de Dóris; e Robbie Williams com Sexe up, de Diogo e Marina (Camila Pitanga). A novela teve ainda sucessos de Bon Jovi, Shakira, Rod Stewart, Tiziano Ferro e Natalie Cole.