CBNFOT151220202114 2020. Crédito: Amazon Studios/Divulgação. Cultura. Cenas da quinta temporada de The Expanse.

Quinta temporada de The expanse se aprofunda nos personagens

Publicado em Séries

Novos episódios de The expanse chegam à Amazon Prime Vídeo mostrando outro lado da narrativa

A série de ficção científica The expanse ganha novos episódios a partir desta quarta-feira (16/12) na Amazon Prime Vídeo. A temporada é composta por 10 capítulos. Destes, três chegam na estreia ao serviço e os demais serão lançados semanalmente às quartas, seguindo a estratégia usada pela plataforma neste ano com outras atrações, a exemplo da segunda temporada de The Boys e o reality show brasileiro Game dos clones.

The expanse é inspirada na saga literária de James S. A. Corey, pseudônimo de Daniel Abraham e Ty Franck, que também integram o time da adaptação seriada. A história se passa num futuro em que a humanidade colonizou o sistema solar e tem facções divididas na Terra, em Marte e no Cinturão. A narrativa tem início a partir do desaparecimento da jovem Juliette Andromeda Mao (Florence Faivre) e de um trágico acidente envolvendo a nave comandada por James Holden (Steven Straig). Os dois fatos estão relacionados com uma conspiração que ameaça a humanidade e dão início à trama na primeira temporada.

A quinta temporada, que estreia nesta quarta-feira, tem como base o quinto livro da franquia, intitulado Nemesis games. Na história, o aguardado acerto de contas entre Cinturão, Terra e Marte após Marco Inaros (Keon Alexander) tomar medidas drásticas em busca de ascender ao poder e encerrar uma vida de opressão e injustiça. Do outro lado, Naomi (Dominique Tipper) largará tudo para salvar o filho. O conflito entre os personagens ganha destaque na narrativa da sequência.

“O modo como os humanos interagem é o que nos interessa (na hora de contar uma história)”, define o trio de criadores Naren Shankar, Ty Franck, Daniel Abraham. De acordo com eles, essa temporada mostrará os personagens lidando com os dramas do passado, que não haviam sido explorados antes.

Algo que os atores Dominique Tipper e Keon Alexander concordam. Para eles, houve um aprofundamento de cada um dos personagens de The expanse, que segue para uma reta final. A sexta temporada será a última da série televisiva, apesar dos livros terem ainda mais três histórias.

2020. Crédito: Amazon Studios/Divulgação. Cultura. Cenas da quinta temporada de The Expanse.

“Há muitos confrontos com o passado. Como atriz isso foi muito empolgante e também exaustivo, explorar esses aspectos da vida de Naomi. Na primeira temporada havia algo, mas não entendíamos. Agora a gente vê nesta temporada. Fiquei nervosa, porque queria fazer justiça (a personagem). Ao mesmo tempo fiquei empolgada de explorar algo que nunca tínhamos explorado. Foi incrível e tocou na minha alma”, define.

Segundo Keon, a temporada abre a oportunidade para o espectador ver Marco com outros olhos, não apenas como um vilão. “Há uma revelação dele com o passar do tempo. Quando ele aparece na quarta temporada é fácil ter uma opinião forte sobre ele. Mas com esse novo arco podemos realmente ver o quanto ele é complexo, que nada é preto no branco, como ele não é um vilão, mas um humano complexo”, afirma. E ainda defende: “Algo que eu respeito sobre ele é que ele vai fundo. As pessoas vão se surpreender com os diferentes lados dele como homem, pai, par e como ele acredita que na justiça”.