Skam, uma série que você precisa conhecer
Skam Crédito: Reprodução/RedesSociais/PáginaNRK - Skam, uma série que você precisa conhecer Skam, uma série que você precisa conhecer

Que tal dar uma chance para a série Skam?

Publicado em Séries

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Skam, mas acredite a produção norueguesa é uma das melhores séries da tevê da atualidade

Uma menina ruiva de rosto angelical sensualizando no jardim com suas amigas. O primeiro trailer de Skam, em 2015, começou sendo apenas mais um entre vários conteúdos do gênero, mas calma, isso é só o início. Em pouco mais de um minuto de prévia, aquela garotinha se transforma e o público pode ter acesso a todos os xingamentos e vergonha que ela carregaria ao longo de 11 episódios. Estreava a primeira temporada Skam.

Sim, a produção é uma série teen. Mas não, ela não é igual a qualquer outro seriado do formato que você conheça. A proposta pode até ser simples: um grupo de estudantes de classe média alta, de Oslo, capital da Noruega, vivendo suas vidas de ensino médio. Mas a verdadeira trama de Skam é lidar com orientação sexual, xenofobia, socialização, relacionamentos violentos, transtornos psicológicos e muito amor e felicidade. Tudo isso transformou a história em Skam como uma das séries mais celebradas da tevê.

Nrk P3 GIF - Find & Share on GIPHY

A série foi idealizada por Julie Andem, e produzida pela NRK, um canal estatal norueguês, e teve um total de quatro temporadas, sendo que cada uma foi em torno de um dos personagens da história (mas todos estão presentes nos quatro anos).

A trama de Skam

Na primeira temporada, o público conhece a história de Eva. A garota ruiva do começo do texto tem aprender a lidar com toda a carga de ódio e isolamento que sofre ao começar um relacionamento com o namorado da melhor amiga. É nesse momento que Eva passa a estabelecer novas amizades, entre eles com Noora, protagonista da segunda temporada. Representando uma mulher independente e determinada, Noora tem de lidar com a paixão por William, um garoto mais infantil e imaturo do que ela. E como se isso não fosse suficiente, Noora ainda é vítima de um abuso sexual e de um cyberbullying pelo irmão de William.

No terceiro ano, conhecemos Isak, o garoto – até então odiado por ser um mal caráter desde a primeira temporada – que descobre os desafios de assumir a orientação sexual. Ao se apaixonar por Even, um jovem bipolar, Isak passa por uma verdadeira reinvenção sobre a forma de lidar com as pessoas ao seu redor.

Confira o trailer da temporada de Isak:

Por fim, mas não menos importante, a série se encerra na quarta temporada com a história de Sana. Uma seguidora do islã, que se apaixona por um garoto ateu. Além, de tratar a religião com muito cuidado, mas, ao mesmo tempo, livre, o enredo é um passeio sobre os obstáculos que Sana tem de enfrentar com o que é certo e errado, não só com a liberal sociedade norueguesa, mas também com família e amigos.

Naturalmente, a história da produção é o que mais importa, mas Skam também se cercou de ferramentas que pesaram, e muito, sua ânsia por realidade. Os personagens contam com redes sociais reais e as cenas são liberadas no site da emissora no momento em que – teoricamente – ocorrem na vida real, sendo que nas sextas-feiras, um apanhado dessas cenas formam o episódio da semana.

Skam GIF - Find & Share on GIPHY

O sucesso – e respectivo fim – de Skam já levantou muitas apostas sobre futuras adaptações da trama para solo norte-americano. Alguns sites já dão como certo a adaptação de Skam em terras do Tio Sam.

Fica a dica: dê uma chance a Skam, dificilmente, te trará decepção.