CBNFOT020820190072 Credito: Juliana Coutinho/Divulgaçao. Fabio Porchat no programa Que historia e essa, Porchat?

Que história é essa, Porchat? mostra que os talks shows podem e devem se reinventar

Publicado em Programas

Após experiência em talk show tradicional, Fábio Porchat acerta em programa com foco apenas nas histórias dos convidados. A atração Que história é essa, Porchat? estreou em 6 de agosto no GNT

Em entrevista ao Correio antes do lançamento do programa Que história é essa, Porchat?, Fábio Porchat disse que o formato da nova atração trazia o filé mignon do talk show. E o apresentador estava certo! Apostar em um programa que tem como conceito dar espaço a boas histórias e, apenas elas — sem querer divulgar um CD, um livro ou qualquer outra coisa que o convidado poderia fazer — é o grande acerto da atração.

Até agora, apenas dois episódios foram exibidos, mas já dá para dizer que o novo programa de Porchat é o melhor já feito por ele na televisão, que ficou por um tempo à frente do Programa do Porchat, na Rede Record, fez (o dinâmico) Tudo pela audiência, ao lado de Tatá Werneck, no Multishow, e atualmente ainda faz parte do (bom) sofá do Papo de segunda, também do GNT. O apresentador está solto e consegue deixar os convidados à vontade. O formato, que poderia soar estranho por não ter um roteiro específico, funciona. Pela vida e trajetória dos convidados, ele consegue pescar um assunto para dar início as histórias de uma forma natural, como se estivesse todo mundo conversando numa mesa de bar.

Outro trunfo, claro, é a escolha do trio de participantes famosos que fazem parte de cada episódio. A estreia, que teve Claudia Raia, Ney Latorraca e Marcos Veras, serviu para, logo de cara, mostrar todo o potencial do programa. Claudia Raia e Marcos Veras entraram no clima e dividiram histórias engraçadas, inusitadas e completamente inéditas em programas televisivos.

O mesmo pode se dizer do segundo episódio, que contou com Lúcio Mauro Filho, Zeca Camargo e Katiuscia Canoro. Cada um deles se entregou a atração, com boas histórias. O único defeito de Que história é essa, Porchat? pode estar exatamente nos relatos que não vem dos convidados famosos. Apesar do programa buscar anônimos com boas histórias, nem sempre, eles o sabem contar de forma envolvente. Mesmo assim, as histórias da plateia servem para dar movimento ao programa, muitas vezes trazendo uma sequência de bons relatos dos famosos.

Que história é essa, Porchat? é exibido todas às terças, às 22h30, no GNT. Ao todo, a primeira temporada da atração terá oito episódios. Já estão confirmados nomes como Fátima Bernardes, Chay Suede, Dani Calabresa, Alex Escobar, Regina Casé, Ingrid Guimarães e Gloria Maria.