clube-da-anittinha-816500 Crédito: Gloob/Divulgação

Confira programação especial para celebrar o mês das crianças

Publicado em Programas, Séries

Programação da tevê fechada e do streaming aproveita o mês das crianças para focar no público infantil em outubro

O mês de outubro chegou e, com ele, uma série de lançamentos dedicados ao público infantojuvenil como forma de celebrar o Dia das Crianças, comemorado no dia 12. Entre as novidades estão três produções nacionais, os desenhos Os Chocolix e Clube da Anittinha e a série live-action Escola de gênios. Mas também há animações vindas de fora, como Dragon Ball Super, Fancy Nancy Clancy e O chefinho — De volta aos negócios.

Lançado no fim de setembro, o desenho Os Chocolix é exibido no canal Nickelodeon toda terça e quinta-feira, às 11h, e foi criado pela peruana radicada no Brasil Jacqueline Shor. A ideia da produção surgiu durante uma situação de bullying que Jacqueline presenciou. Ela primeiro transformou a história em um conto que deu origem a um livro, até que se tornou na animação Os Chocolix.

“Sou uma pessoa que detesta bullying. Depois de um episódio específico, decidi que deveria fazer alguma coisa. Queria, sobretudo, trabalhar contra o bullying com foco nas crianças. É algo muito importante para a autoestima delas”, afirma Jacqueline Shor em entrevista ao Correio.

Crédito: Nickelodeon/Divulgação
Crédito: Nickelodeon/Divulgação

Com esse tema em foco, ela criou uma história que acompanha uma família de chocolate, formada por Dona Branca, DonCacau e os filhos Chocomark, Chocholyne, além do mascote Docecookie. “O pai é um chocolate escuro, a mãe um chocolate branco e as crianças são de chocolate ao leite. Já mostramos a diversidade, então é uma animação com situações com as quais as crianças se assemelham e tudo isso de uma maneira lúdica.”

Na série, a família se muda para Chocolândia e precisa aprender a lidar com as inseguranças dessa nova fase de vida. Em cada episódio, um novo personagem se torna destaque. “Acho que é uma trama importante por esse momento que o mundo está vivendo de globalização, de diversidade. O Brasil está acolhendo vários refugiados. Então, por meio das minhas histórias, posso transmitir a mensagem de que o diferente é legal”, completa. Uma segunda temporada está em fase de produção, e Jacqueline Shor garante que já tem história para mais outras duas sequências.

Poderosinha

A cantora Anitta é hoje uma das maiores estrelas do Brasil e há algum tempo ela se dedica também ao público infantil. Todo começou com o Show das poderosinhas, apresentação feita em formato de matinê especialmente para as crianças, até o lançamento do primeiro desenho animado, o Clube da Anittinha, voltado para os pequenos.

Crédito: Gloob/Divulgação
Crédito: Gloob/Divulgação

Lançado no último dia 3 nos canais Gloobinho, com exibição às 18h30, e Gloob, às 17h30, o Clube da Anittinha acompanha uma versão mirim de Anitta, dublada por ela mesma, em uma série de aventuras ao lado dos amigos Rositcha, Renuvem, Mauro Mar, Marshmelle, Gatrick, Juju Coral e Estrellar — todos personagens criados inspirados em familiares, amigos e até cachorros da carioca.

A primeira temporada é formada por 10 episódios e tem roteiro e animações da Birdo Studio com colaboração da escritora Janaína Totikaka e do humorista Victor Sarro.

Live-action

Disponível no serviço on-demand dos canais Globosat, a série Escola de espiões é uma live-action nacional voltada para o espectador infantojuvenil. A trama traz a história de Isaac, um estudante de 12 anos, que é convidado para estudar na Escola de Gênios por conta de suas habilidades especiais em matemática.

Crédito: Gloob/Divulgação
Crédito: Gloob/Divulgação

Ele aceita a transferência com o intuito de ajudar a irmã Maju, de 9 anos, que ficou tetraplégica após um acidente. No entanto, Isaac vai passar por algumas situações chatas na nova escola, já que a presença dele desagradou à estudante Tesla, uma jovem de 11 anos extremamente competitiva por ter nascido numa família de superdotados, que não quer que o novato chegue até o Torneio Regional de Robótica.

A produção estreia na televisão em 15 de outubro, às 19h30, no Gloob. Os 26 episódios da primeira temporada já estão disponíveis para assinantes no Globosat Play.

Do cinema para a tevê

No ano passado, estreou nos cinemas a animação O poderoso chefinho. O desenho de Tom McGrath mostra um bebê falante, que, na verdade, tem uma missão secreta de impedir uma catástrofe no mundo dos bebês. A história fez tanto sucesso que ganhou uma versão seriada produzida pela Netflix.

A segunda temporada de Chefinho — De volta aos negócios estreia em 12 de outubro na plataforma. Os novos episódios mostram o poderoso chefinho trazendo o irmão mais velho Tim para o escritório para ensiná-lo a arte dos negócios. Os episódios da primeira temporada já estão disponíveis na Netflix.

Muitas aventuras

Desenho animado de sucesso nos anos 1990, Dragon Ball ganhou uma nova franquia, intitulada Dragon Ball Super, que estreou no dia 1º na programação do Cartoon Network, com novos episódios de segunda a sexta, às 15h30.

Supervisionada pelo criador original Akira Toriyama, Dragon Ball Super mostra mais uma aventura de Goku e seus amigos para salvar o universo das forças do mal. Dessa vez, o herói decide coletar as Esferas do Dragão para reviver o Rei Kai.

A partir de 22 de outubro, o canal Disney Jr. passa a exibir na faixa das 19h15 a animação Fancy Nancy Clancy. A animação retrata a história de Nancy, uma menina de 6 anos que é fascinada por tudo que é elegante e sofisticado. O diferencial do desenho é ensinar palavras em francês para os pequenos telespectadores.