Erick Andrade (Supervisão Artística - Floresta) Erick Andrade é supervisor artístico de ficção na Floresta Produções

“Preparamos uma ficção diferenciada”, afirma Erick Andrade, da Floresta

Publicado em Entrevista, Minissérie, Novela, Perfil, Programas

Supervisor artístico de ficção da Floresta, Erick Andrade dá detalhes do projeto da novela Dona Beja, que será exibida pela HBO Max e trará Grazi Massafera no papel central

 

Por Patrick Selvatti

 

A atriz Grazi Massafera foi confirmada, há algumas semanas, como a escolhida para dar vida à lendária Dona Beja na nova versão da montagem original dos anos 1980, exibida pela extinta TV Manchete. É uma aposta robusta da HBO Max, uma gigante quando se fala em séries, para mergulhar no complexo, porém frutífero, mercado de novelas. A expectativa é alta e, como ainda se sabe pouco da empreitada, o Próximo Capítulo conversou com Erick Andrade, o supervisor artístico de ficção da Floresta, produtora da Sony Pictures Television no Brasil, que desenvolverá e licenciará para o streaming os 40 capítulos da telessérie (como vem sendo chamado o novo formato).

A reportagem apurou que os direitos de adaptação de Dona Beja foram adquiridos em 2021, por meio de uma sugestão que partiu de um mineiro que conhece muito bem a história de Ana Jacinta, a mulher que revolucionou a sociedade de Araxá no século 19. Produtor de conteúdo para TV com currículo de peso e bagagem internacional, Erick Andrade ainda estava entre Lisboa e Madri — locais onde desenvolveu a maior parte de seus projetos ao longo de 20 anos na Europa — quando chegou às suas mãos a proposta de adaptar a narrativa para uma nova jornada no audiovisual.

Grazi Massafera está confirmada como a nova Dona Beja, na novela que está sendo produzida para a HBO Max

“Quem tinha os direitos da obra era Juliana Aguiar, sobrinha do Wilson Aguiar Filho (autor da novela original), que eu conheci em Madri e de quem fiquei amigo. Mas, em Portugal, não dava para fazer. Quando vim para o Brasil e passei a integrar o time da Floresta, retomei a ideia, e a empresa abraçou o projeto”, conta o produtor executivo, que, em Lisboa, foi responsável por sucessos como o talk show 5 para meia noite e o Portugueses pelo mundo, além de ter criado o programa Música maestro, que ganhou prêmio na Alemanha.

Andrade ressalta que sempre imaginou essa nova versão de Dona Beja — que está sendo escrita por Daniel Berlinsky e António Barreira — com uma modernização para se encaixar melhor nos dias de hoje. “A mensagem que este projeto deseja transmitir é o empoderamento do feminino. É uma obra de época, mas nós vislumbramos uma maneira de transportar elementos atuais para aqueles tempos e trazer um olhar diferenciado sobre aquela cultura”, argumenta. Sobre a escolha de Grazi Massafera para estrelar a telessérie, ele pontua que foi um processo natural e que o nome dela foi a primeira sugestão. “Grazi é uma atriz que transmite essa mensagem de empoderamento e está em uma evolução artística evidente. Nós sempre a visualizamos como Beja e ela se entusiasmou com a proposta. Foi um casamento perfeito.”

Ideias originais

Realizadora de sucessos na área de entretenimento — como o talk show Lady Night e os realities De férias com o ex, Power couple Brasil, Se sobreviver, case, Túnel do amor e Soltos em Floripa —, a Floresta tem investido alto em projetos de ficção. À frente dessa empreitada, Erick também é responsável por produções que já estão no ar, como o recém-lançado Use sua voz — série musical da HBO Max que chegou a atingir o Top 5 da plataforma e é o primeiro live-action do Cartoon Network no Brasil.

Na fila para estrear, em setembro, no Multishow, está a sitcom original Tem que suar. Protagonizada por Mariana Xavier, a obra traz o cenário de uma academia com a mensagem de body positive, a saúde em primeiro lugar. Esse projeto foi idealizado por Erick e desenvolvido em parceria com Cris Werson e Thaís Falcão. Outra ideia original de Andrade e Falcão, ainda sem data para ir ao ar, é a série Da ponte pra lá, gravada para a HBO Max. Estrelada por Gabz e João Guilherme, é um drama investigativo em que uma jovem da periferia de São Paulo atravessa a Ponte Estaiada, infiltra-se na escola mais exclusiva da alta sociedade paulistana e provoca na trama um debate sobre as diferenças sociais e culturais dos jovens da periferia e do centro das grandes cidades. “Quisemos traçar um paralelo sobre o que acontece nos dois lados da ponte”, define Erick.

A série Use sua voz está disponível na HBO Max/Divulgação

Mercado promissor

Produção da Floresta, em parceria com os Estúdios Globo e a Sony Pictures, a série internacional Rio Connection está sendo exibida na Europa antes de chegar aos canais brasileiros, via Globoplay. Marina Ruy Barbosa, Maria Casadeval e Renata Sorrah estão no elenco dessa obra que conta, em inglês, a história de criminosos europeus instalados no Brasil para facilitar o acesso de drogas nos Estados Unidos, na década de 1940. Já para a Netflix, está sendo gravada Luz, a primeira série infanto-juvenil da gigante do streaming. Baseada em uma ideia original de Guillermo Pendino, a produção traz no elenco Marianna Santos, Daniel Rocha, Mauricio Destri, Mel Lisboa, Claudia di Moura e Marcos Pasquim, entre outros.

À reportagem, o supervisor artístico Erick Andrade destaca a fase fértil na qual a teledramaturgia se encontra, com os folhetins migrando das emissoras de TV para o streaming. “O mercado se expandiu e a Floresta se preparou, com uma ficção diferenciada, para esse momento promissor. Nós semeamos e agora estamos plantando e, também, colhendo os frutos”, finaliza.