Novela Porto dos Milagres volta no Viva a partir desta segunda

Compartilhe

Porto dos Milagres passa a ser exibida nesta segunda-feira, com a difícil missão de substituir Vale tudo

Aguinaldo Silva parece ser realmente uma bola de segurança no Viva. Está em exibição no canal por assinatura com A indomada e agora emplaca mais um título: Porto dos Milagres. O folhetim originalmente exibido em 2001 estreia nesta segunda-feira (12/2) às 15h30, na faixa que era ocupada por Vale tudo, clássico de Gilberto Braga em parceria com o próprio Aguinaldo.

Porto dos Milagres está longe, na minha opinião de ser das melhores novelas do autor da atual O sétimo guardião (que também não é das melhores). Mas não faz parte do rol das piores. O texto, assinado ao lado de Ricardo Linhares, é a adaptação dos livros Mar morto e A descoberta da América pelos turcos, ambos de Jorge Amado.

A ação se passa em Porto dos Milagres, cidade baiana que sobrevive por meio da pesca e do tráfico de drogas. Um dos traços mais fortes das obras de Jorge Amado, a religiosidade do povo baiano, está bem presente em Porto dos Milagres.

O principal casal da novela é formado pelo pescador Guma (Marco Palmeira) e por Lívia (Flávia Alessandra), nora dos poderosos Félix (Antônio Fagundes) e Adma (Cássia Kis, perfeita na pele de uma vilã daquelas) e namorada de Alexandre (Leonardo Brício).

Guma e Lívia têm que enfrentar outras pessoas em busca do “felizes para sempre”. Augusta Eugênia (Arlete Salles) é tia de Lívia e não vê na união com um pescador o futuro que sempre sonhou para a sobrinha. Alexandre é de família rica e tem planos de morar no Rio de Janeiro, o que a agrada muito mais. E ainda tem Esmeralda (Camila Pitanga), moça da comunidade de pescadores que é apaixonada por Guma e vai fazer de tudo para conquistar o rapaz.

Antônio Fagundes e Cássia Kiss foram destaque em Porto dos Milagres

Porto dos Milagres vai além do amor

Além do viés romântico, Porto dos Milagres traz uma disputa política entre o coronelismo de Félix e Guma, representante do povo. O lado do realismo fantástico também está presente, por meio da religiosidade e da devoção a Iemanjá. Guma foi criado pelo irmão Chico (Tonico Pereira) depois que os pais deles morreram no mar. Mas o que eles não sabem é que ele, na verdade, Guma é filho de Bartolomeu, irmão gêmeo de Félix. O menino recém-nascido foi jogado ao mar a mando de Adma para que Félix herdasse o poder a fortuna do irmão se passando por ele. Mas um pescador cujo filho acaba de morrer o encontra e, achando ser uma oferenda de Iemanjá, o cria.

Outro personagem que chamou a atenção à época foi a prostituta Rosa Palmeirão (Luísa Tomé), uma verdadeira lenda de Porto dos Milagres. Na primeira fase da novela, ela é presa por matar um homem que violentou e matou uma de suas meninas. Quando sai da prisão, Rosa volta à cidade já na condição de lenda urbana, sendo, inclusive, tema de cordéis. Félix vai se apaixonar por ela, movimentando a trama ainda mais.

O elenco de Porto dos Milagres ainda traz, entre outros, Nathália Timberg (Ondina, governanta de Adma e Félix), José de Abreu (Eriberto, motorista e comparsa de Adma) e Zezé Polessa (a perua Amapola, numa interpretação louvável, com direito ao bordão “audácia pura”).

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Uma comédia romântica musical

"Coração acelerado" vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento…

19 horas atrás

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

4 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

4 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

4 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás