Physical dá show de técnica, mas tropeça em empolgação

Compartilhe

Nova produção da Apple TV+ tem tudo para brilhar na temporada de premiação, mas para o público, Physical pode ser um pouco cansativa

Há um tempinho, os perfis de fitness e saúde do Instagram tinham um antecessor bem menos prático (mas ainda muito popular): as fitas K7 de atividade física. Sucesso nas décadas de 1980 e 1990, as norte-americanas de collant rapidamente ganharam o mundo, e com ele uma boa dose de riqueza.

É exatamente esse o ponto de partida de Physical: contar como a dona de casa Sheila Rubin (Rose Byrne) saiu do pacato litoral da Califórnia para ganhar o mundo com muito exercício aeróbico na TV. A produção chegou à plataforma de streaming no último 18 de junho e tem 10 episódios para a primeira temporada.

A série começa bem antes do sucesso de Sheila, ainda na década de 1980 (mas o público já sabe que ela prosperará desde o piloto, graças a flashforwards), quando a mulher vivia para a filha e para o marido. Além da carreira de Sheila, vale pontuar que Physical também foca em um ponto curioso: o ódio que a ela tem por si própria.

Em uma espécie de confuso humor sombrio, a personagem se torna até assustadora ao narrar uma pesada dismorfia corporal. Um dos “passatempos” favoritos de Sheila é comer fast-food dentro de um quarto de motel e depois vomitar enquanto se xinga mentalmente. Todo esse ódio, contudo, não chega a ser muito engraçado. E após o 20º insulto da mulher a si própria, a série acaba perdendo um pouco de empolgação.

Para piorar, Sheila tem como marido um verdadeiro encosto: Danny (Rory Scovel). Desempregado, o homem tenta se aventurar na política, enquanto arrasta a família que não tem muita motivação para a empreitada.

O que mantém Sheila em frente são as aulas de aeróbica em um recém-inaugurado shopping. A dona de casa e a professora Bunny (Della Saba) não se gostam muito, mas têm na atividade um ponto em comum. É através do namorado de Bunny que Sheila eventualmente encontrará o mundo das filmagens em fita K7.

Técnica e prática

Na prática, Physical sofre para empolgar (e quebra a tradição da Apple TV+ em bons lançamentos neste ano). A série anda devagar, o ciclo de masoquismo da protagonista cansa. Mas isso não significa que ela é de todo ruim.

O grande trunfo de Physical é a amarração técnica. É uma verdadeira pena o roteiro tropeçar tanto, tendo em vista que todo o resto vai muito bem, a começar pela brilhante atuação de Rose Byrne, que consegue entregar uma mulher à beira da loucura vivendo um mundo de sorrisos e “hard work”. Rose se entrega completamente a Sheila, e deve figurar em categorias de ponta na próxima temporada de premiações — spoilers à parte, a cena do bolo é surreal.

A direção de Craig Gillespie do piloto (Let’s do this thing) também é outra obra prima. Bebendo no melhor estilo I, Tonya, as cenas conseguem entregar uma atmosfera bem 1980, mas ainda não “ultrapassada”. É complexo, mas resumindo: a direção deixa claro que a produção é de época, mas uma época que não só é entregue pelas roupas e carros antigos, mas especialmente pelos closes sufocantes e zoom ins e zoom outs viscerais.

Em síntese, Physical teria como boa classificação o posto de “regular”. A história não corre em dinamismo, mas mesmo assim entrega um bom trabalho técnico.

Ronayre Nunes

Aprendeu a gostar de séries com Early Edition - #Kyle4Ever - e E.R, hoje gosta de basicamente tudo. Forte entusiasta de um mundo onde fãs de How I Met Your Mother e Friends vivam em paz e harmonia (mesmo gostando mais de Friends).

Posts recentes

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

18 horas atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

6 dias atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

7 dias atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

7 dias atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

1 semana atrás

“É importante mostrar o Brasil para o Brasil”, afirma Carla Elgert

Atriz gaúcha protagoniza série independente gravada no Mato Grosso e exibida em uma tevê estatal…

1 semana atrás