Patrick Sampaio busca justiça em Além da ilusão e na vida real

Compartilhe

Patrick Sampaio vive o advogado Artur, um dos poucos defensores de Davi em Além da ilusão. Fora da tela, ele é um ativista pelas causas culturais

Um crime e uma condenação injusta marcaram a primeira semana da novela Além da ilusão e Davi (Rafael Vitti) acabou atrás das grades pelo assassinato de Elisa (Larissa Manoela). Por conta do prestígio do juiz Matias (Antônio Calloni) ー  verdadeiro assassino e pai de Elisa ー , pouca gente acredita na versão de que Davi é inocente. No tribunal, ele é defendido pelo advogado Artur, vivido por Patrick Sampaio.

Em entrevista ao Próximo Capítulo, Patrick explica que fazer justiça é o que move Artur, mesmo que, para isso, seja necessário enfrentar “a herança do processo colonial e as estruturas do Estado como garantidoras da dominação da burguesia sobre as parcelas mais pobres e trabalhadoras. Mas a novela também mostra que há pessoas que não se corrompem, como o primeiro perito que atesta a inocência do Davi e o próprio Artur.”

Artur passará de advogado a amigo de Davi na segunda fase da novela e deverá ser crucial quando vier à tona a fuga do mágico da cadeia e o fato de ele viver com uma identidade falsa para fugir da polícia, em Campos. Ele e Augusta (Olívia Araújo) estão entre os poucos personagens que acreditam em Davi.

Fora das telas, Patrick também costuma se engajar em prol da justiça social e na política cultural. “Tenho um histórico em lutas por políticas públicas de cultura mais democráticas em movimentos sociais como o Reage Artista e o Teatro pela Democracia, no Rio, além do Movimento Nacional de Teatro de Grupo. Cheguei também a ser Conselheiro Municipal de Cultura aqui no Rio, mas renunciei em protesto contra a gestão da pasta na época. Só a luta muda a vida”, conta.

Além da novela, Patrick Sampaio aguarda a estreia do filme Foram os sussurros que me mataram, de Arthur Tuoto, no qual contracena com Mel Lisboa. “O roteiro é muito fora da curva. O Arthur pesquisa esse universo imenso que se tornaram os reality shows com seus longos confinamentos e cifras astronômicas, mas por um viés quase surrealista, incômodo, existencial”, adianta o ator, que não esconde a ansiedade por ver o resultado do trabalho nas telonas.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Irmão do Jorel comemora 10 anos com lançamento da quinta temporada

Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…

1 mês atrás

Acabou o mistério! Globo anuncia elenco de “Vale tudo”

Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…

1 mês atrás

Montada para o mundo, Miranda Lebrão fala sobre experiência no RuPaul’s Drag Race Global All Stars

Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…

1 mês atrás

Rita von Hunty comenta sobre experiência em série gravada em Brasília

Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…

2 meses atrás

A franquia faz sátira humana sobre Hollywood na Max

Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…

2 meses atrás

Família Belfort fala sobre a saudade de Priscila 20 anos após o desaparecimento

Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…

2 meses atrás