Patrick Sampaio busca justiça em Além da ilusão e na vida real

Compartilhe

Patrick Sampaio vive o advogado Artur, um dos poucos defensores de Davi em Além da ilusão. Fora da tela, ele é um ativista pelas causas culturais

Um crime e uma condenação injusta marcaram a primeira semana da novela Além da ilusão e Davi (Rafael Vitti) acabou atrás das grades pelo assassinato de Elisa (Larissa Manoela). Por conta do prestígio do juiz Matias (Antônio Calloni) ー  verdadeiro assassino e pai de Elisa ー , pouca gente acredita na versão de que Davi é inocente. No tribunal, ele é defendido pelo advogado Artur, vivido por Patrick Sampaio.

Em entrevista ao Próximo Capítulo, Patrick explica que fazer justiça é o que move Artur, mesmo que, para isso, seja necessário enfrentar “a herança do processo colonial e as estruturas do Estado como garantidoras da dominação da burguesia sobre as parcelas mais pobres e trabalhadoras. Mas a novela também mostra que há pessoas que não se corrompem, como o primeiro perito que atesta a inocência do Davi e o próprio Artur.”

Artur passará de advogado a amigo de Davi na segunda fase da novela e deverá ser crucial quando vier à tona a fuga do mágico da cadeia e o fato de ele viver com uma identidade falsa para fugir da polícia, em Campos. Ele e Augusta (Olívia Araújo) estão entre os poucos personagens que acreditam em Davi.

Fora das telas, Patrick também costuma se engajar em prol da justiça social e na política cultural. “Tenho um histórico em lutas por políticas públicas de cultura mais democráticas em movimentos sociais como o Reage Artista e o Teatro pela Democracia, no Rio, além do Movimento Nacional de Teatro de Grupo. Cheguei também a ser Conselheiro Municipal de Cultura aqui no Rio, mas renunciei em protesto contra a gestão da pasta na época. Só a luta muda a vida”, conta.

Além da novela, Patrick Sampaio aguarda a estreia do filme Foram os sussurros que me mataram, de Arthur Tuoto, no qual contracena com Mel Lisboa. “O roteiro é muito fora da curva. O Arthur pesquisa esse universo imenso que se tornaram os reality shows com seus longos confinamentos e cifras astronômicas, mas por um viés quase surrealista, incômodo, existencial”, adianta o ator, que não esconde a ansiedade por ver o resultado do trabalho nas telonas.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

2 semanas atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

2 semanas atrás

O melhor de 2025 (na nossa opinião)

Adeus ano velho, feliz ano novo. O fim de 2025 se aproxima e é hora…

3 semanas atrás

As 11 melhores séries de 2025

De comédia pastelão na universidade ao fenômeno de Vince Gilligan: confira quais produções dominaram o…

1 mês atrás

Uma comédia romântica musical

"Coração acelerado" vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento…

1 mês atrás

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 meses atrás