Além da Ilusão

Além da ilusão começa com coadjuvantes talentosos e protagonistas carismáticos

Publicado em Novela

Rafael Vitti e Larissa Manoela têm muito que crescer em Além da ilusão, novela que agrada pela reconstrução de época, mas pecou em cena-chave. Leia a crítica da primeira semana!

A novela Além da ilusão chegou com a promessa de uma trama leve calcada na busca por viver um grande amor. A leveza, de uma certa maneira, veio, apesar da tragédia do assassinato de Elisa (Larissa Manoela) e da morte do coronel Afonso Camargo (Lima Duarte). O grande amor apareceu, mas não nos deixou torcer por ele, pois a moça foi assassinada. Na verdade, ele renascerá em cerca de duas semanas, na segunda fase da trama de Alessandra Poggi.

Além da ilusão começa na década de 1930 e a reconstrução da época encanta a vista. Nada dos tons escuros do império da anterior, Nos tempos do imperador – apesar da crise, os anos 1930 da novela são coloridos. E de encher os olhos! Dos figurinos à cenografia. Tudo parece no lugar certo e sob medida para Rafael e Larissa brilharem.

Os dois esbanjam química juntos. Esforçados, estão em momentos ímpares da carreira. O rapaz se conteve, teve os gestos largos, o sorriso constante, o ar de meninão e a rapidez no falar burilados. Ponto para a direção de Luiz Henrique Rios.

Larissa esteve mais contida ainda, talvez numa estratégia para que não adoremos Elisa. Mas não foi possível. A menina foi numa crescente e nos dois últimos capítulos mostrou que é capaz, sim, de ir além quando viverá Isadora. A irmã de Elisa se encaixa mais no rótulo de “menina à frente do tempo dela” do que no de “namoradinha do Brasil”, lugar em que insistem em colocar Larissa.

Curiosamente, foi nesse crescer de Larissa que Além do tempo encontrou a maior ー e talvez única ー grande falha nesse início. O problema é que ela aconteceu justamente onde não poderia: na cena do assassinato de Elisa. O tiro foi disparado pelo pai dela, o juiz Matias (Antônio Calloni), que queria matar Davi, mas errou o alvo. Salvo termos sido plateia para um truque de ilusionismo de Davi, nós vimos tudo o que aconteceu.

Assassinato de Elisa merecia um roteiro mais redondo

Quando a polícia chega, Matias está transtornado por ter matado a própria filha e Davi, inconsolável por perder a namorada. Em fração de segundos, Matias não só recupera a frieza que lhe é característica, como inventa todo um roteiro para incriminar Davi. “Eu sou a juiz, eu sou a lei”, avisa o sogro ao rapaz. O mágico pobre acaba preso e o criminoso, rico, solto. Esse Brasil de 1930…

A questão é que Matias poderia, sim, inventar a própria versão e a polícia acreditar nele. Mas estamos na primeira semana de novela, ainda não há pressa. Porque não passar pelo menos uma noite para aparecer o depoimento com a versão forjada? O argumento para prender Davi poderia ser usado para detê-lo temporariamente na delegacia pelos policiais que, claro, estão mais propensos a acreditar na versão de Matias.

Além da ilusão tem coadjuvantes com ares de protagonistas

Lima e Paloma Duarte emocionam em Além da ilusão

Mas Larissa e Rafael não brilharam sozinhos em Além da ilusão. Pelo contrário. Tiveram boa ー e muito boa ー companhia de um time de coadjuvantes muito bom. Lima Duarte mostrou, mais uma vez, o grande ator que é. Não precisa de grandes personagens para dominar a cena e quando encontra um como o coronel Afonso pela frente nos faz rir dando tiros de espingarda para espantar visitas indesejadas e nos emociona no leito de morte fazendo revelações à filha Heloísa (Paloma Duarte).

As filhas de Afonso também merecem menção. Não é de hoje que Malu Galli, a Violeta (mãe de Elisa e Isadora), rouba a cena por onde passa. Mas, desta vez, a atriz se supera e está muito bem no papel de uma mulher doce e enérgica ao mesmo tempo. Paloma Duarte volta à Globo depois de quase 20 anos pela porta da frente. Sua Heloísa é amargurada por ter tido a filha arrancada dos braços recém-nascida por Afonso. Fica a torcida por mais embates entre as duas irmãs.

Olívia Araújo foi outro destaque como Augusta. É ela quem cuida de Elisa e Isadora (a menina Sofia Budke, muito boa também) e é braço direito de Violeta em casa. Atire a primeira pedra quem não quis ter Augusta ao seu lado durante essa semana!

Além da ilusão deixou a impressão de que será uma novela daquelas fáceis de acompanhar, com algumas referências deliciosas aos dias de hoje (como na cena em que Olívia e Davi conversam sobre a falta de apoio a artistas de rua) e com um casal por quem vamos torcer muito. Basta que Rafael Vitti e Larissa Manoela, agora como Isadora, se soltem ainda mais. Estrela eles têm!