Crédito: Canal Curta!/Divulgação
A partir desta quinta-feira (16/8), o canal Curta! passa a exibir no horário das 23h a série documental Palavras permanecem. A atração promove o encontro entre duas figuras do mesmo âmbito artístico, entre eles, cinema, música e literatura. Em cada episódio, dois nomes da arte se encontram para um bate-papo sobre a profissão, a trajetória e os processos criativos. Antes, o programa apresenta uma minibiografia de cada um dos convidados.
Ao todo, a temporada de Palavras permanecem contará com seis episódios. A estreia é com Ná Ozzetti e José Miguel Wisnik. Estão previstos também os episódios de Antonio Cícero e Arnaldo Antunes, em 23 de agosto; Liniker e Ava Rocha, no dia 30; Mariana Lima e Felipe Hirsh, em 6 de setembro; Mariana Aydar e Nuno Ramos, em 13 de setembro; e Gabriel Mascaro e Marcelo Gomes, o encerramento, em 20 de setembro.
O Próximo Capítulo teve acesso a dois episódios da série: o segundo, intitulado Vivendo mortes e morrendo vidas, e o último, sob o título de Vida lazer. Confira abaixo o que achamos da atração!
Palavras permanecem é aquele tipo de programa que dá prazer em assistir, porque é impossível terminá-lo sem sentir que aprendeu alguma coisa. Além disso, tem uma música de abertura maravilhosa, a faixa Sem medo nem esperança, de Gal Costa.
Particularmente, me encantei demais pelo segundo episódio, em que os compositores e escritores Antonio Cícero e Arnaldo Antunes refletem sobre o universo da composição poética e da música. Os dois batem um papo bem descontraído e ainda declamam algumas de suas (ótimas) obras, sejam elas da música, sejam elas do universo literário.
Já o último episódio reúne dois nomes de diferentes gerações do cinema nacional. Gabriel Mascaro, diretor de Boi neon (2015), e Marcelo Gomes, nome por trás de Cinema, aspirinas e urubus (2005). A dupla fala sobre a direção cinematográfica, como foi fazer os dois filmes mais emblemáticos da carreira de cada um deles e refletem sobre as influências em suas trajetórias.
Episódio 1: A olhos nus. Neste episódio, a dupla Ná Ozzetti e José Miguel Wisnik nos presenteia com números musicais dessa parceria que já dura mais de 30 anos. Em 16 de agosto.
Episódio 2: Vivendo mortes e morrendo vidas. O poeta, compositor e filósofo Antonio Cicero encontra o também poeta e artista pop Arnaldo Antunes. Juntos, refletem sobre composição poética e o universo da canção. Em 23 de agosto.
Episódio 3: Alguma coisa nossa. Liniker e Ava Rocha são cantoras e compositoras. Também são autênticas e barrocas, e, cada uma a seu modo, revelam o que há em comum na forma de se posicionarem no mundo e em seus papéis como criadoras. Em 30 de agosto.
Episódio 4: Homens, bestas e feras. Felipe Hirsch e Mariana Lima se adoram – e é esse o sentimento que transborda quando se encontram. Artistas intensos e inquietos, nutrem o desejo de trabalhar novamente juntos. Em 6 de setembro.
Episódio 5: Atrás dessa amizade. Partindo da experiência da realização do DVD e do show Pedaço duma Asa,Nuno Ramos e a cantora e compositora Mariana Aydar refletem sobre seus processos de criação e composição e a paixão pela música. Em 13 de setembro.
Episódio 6: Vida lazer. Gabriel Mascaro e Marcelo Gomes abordam o ofício da direção cinematográfica em seus diferentes gêneros e formatos, abrindo também um baú de memórias afetivas que os une em suas trajetórias. Em 20 de setembro.
Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…
Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…
Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…
Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…
Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…
Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…