Oscar em casa – Veja onde assistir aos indicados sem sair de casa

Compartilhe

Confira onde assistir, no streaming, aos filmes que disputam o Oscar de 2022. Ainda dá tempo de maratonar até a noite da premiação, em 27 de março

Por Pedro Ibarra

Maior prêmio do cinema em relevância internacional, o Oscar revelou, na última terça-feira (8/2), os indicados para edição de 2022 da premiação regida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Na lista de concorrentes, o streaming reinou, tendo conquistado metade das indicações de melhor filme para longas que estrearam direto nas plataformas ou, simultaneamente, nos serviços e no cinema, além de ter dominado algumas das categorias principais.

Para aproveitar que o Oscar será no dia 27 de março e ainda há tempo para se atualizar nos concorrentes do evento, separamos alguns dos destaques dos prêmios da Academia, incluindo os cinco indicados a melhor filme, que podem ser vistos no conforto de casa.

Ataque dos cães

Com maior número de indicação entre os filmes desta edição, na disputa em 12 categorias, incluindo a de melhor filme, Ataque dos cães é o grande favorito para levar o prêmio da noite de 27 de março. O filme acompanha a vida dos irmãos Phil e George Burbank após o casamento de George com a viúva Rose, que levou para a fazenda dos irmãos o filho Peter. O longa é um drama com traços de thriller e marca a coroação da diretora Jane Campion, primeira mulher a ser indicada duas vezes em melhor direção no Oscar — ela foi indicada em 1993 com O piano. Jane Campion ainda assina o roteiro do filme, também na disputa pela estatueta. Sobressaem-se também os atores Benedict Cumberbatch, Jesse Plemons, Kodi Smit-McPhee e Kirsten Dunst. Ataque dos cães é uma produção original Netflix.

Duna

Dirigido por Denis Villeneuve, o longa baseado no romance de ficção científica de Frank Herbert é o segundo com mais indicações ao Oscar, principalmente pela parte técnica. O filme transporta o espectador para planetas fictícios com muita competência e poder de imersão. Nestes lugares, a produção conta a saga de Paul Atreides, vivido por Timothée Chalamet, um herdeiro de uma das famílias mais poderosas da galáxia. Ele precisa encontrar formas de governar o planeta Arrakis enquanto questiona a própria capacidade de ser líder. O filme é favorito em categorias como melhores efeitos visuais, trilha sonora, som e montagem e estreou, fora do Brasil, simultaneamente nos cinemas e HBO Max, plataforma em que, atualmente, está disponível.

Não olhe para cima

Filme que chamou a atenção por fazer uma crítica muito atual ao negacionismo e à anticiência, Não olhe para cima era um dos títulos mais esperados entre os indicados a melhor filme. O longa conta a história de dois cientistas que descobrem um meteoro em rota de colisão com a terra, mas o mundo não dá a devida atenção a essa situação. O filme é forte na categoria de roteiro original e pode ser visto na Netflix.

King Richard: criando campeãs

Encabeçado por uma atuação memorável que faz de Will Smith um dos favoritos em melhor ator, o longa abocanhou uma indicação a melhor filme e é um dos mais recorrentes na lista de indicados. A produção segue o início da carreira das irmãs tenistas Serena e Venus Williams, principalmente no que diz respeito ao papel do pai e personagem de Smith, Richard Williams. Aunjanue Ellis, que interpreta Oracene “Brandy” Williams, esposa do protagonista concorre a melhor atriz coadjuvante. O filme estreou nos cinemas, mas simultaneamente chegou a HBO Max norte-americana. No Brasil, a estreia em streaming foi um pouco depois, mas o longa está disponível por lá.

No ritmo do coração

No ritmo do coração é um dos longas que tem cara de azarão no Oscar, mas está presente em praticamente todas as listas de melhor filme da temporada de premiações. O longa é um remake estadunidense do francês A família Bélier e apresenta uma jovem que quer seguir carreira musical, mas foi criada em uma casa em que todos os parentes são surdos. O filme disputa outras categorias importantes como melhor roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante com Troy Kostur. Apesar de ser uma produção original da Apple TV , ela só está disponível de forma gratuita na Amazon Prime Video.

Madres paralelas

Um caso muito específico ocorre com Madres paralelas, o primeiro filme de Pedro Almodóvar original para streaming. A produção ainda não foi lançada na Netflix, mas já concorre a duas estatuetas no Oscar, melhor trilha sonora e atriz, com Penélope Cruz. Contando a história de duas mães solteiras que dividem o quarto no hospital nos momentos que precedem o parto, o longa chega à plataforma apenas em 18 de fevereiro e fez uma estreia no cinema só para se tornar apto de concorrer ao Oscar.

Outros destaques em indicação

Alguns filmes, assim como Madres paralelas, não concorreram ao prêmio principal, mas têm valor devido ao número de indicações. Apresentando os Ricardos, disponível na Amazon Prime Video, tem Nicole Kidman, Javier Barden e J.K. Simmons concorrendo, respectivamente, a melhor atriz, ator e ator coadjuvante. A filha perdida, por sua vez, disputa melhor atriz, com Olivia Colman, e melhor atriz coadjuvante, com Jessie Buckley, ambas pela mesma personagem. Além disso, o longa concorre em roteiro adaptado, pela versão que foi feita da história escrita por Elena Ferrante. Uma terceira produção que chamou atenção foi A tragédia de Macbeth. Feito pela Apple TV , o longa é uma adaptação da peça Macbeth, do dramaturgo inglês William Shakespeare, e disputa melhor ator pela interpretação de Denzel Washington e melhor cinematografia e design de produção.

Maratona animada

Para as crianças, quatro das animações já estão disponíveis em streaming. Encanto, a única das quatro a estrear antes no cinema, concorre também em trilha sonora e música original. Assim como Luca e Raya e o último dragão, ela pode ser vista na Disney . A família Mitchell e a revolta das máquinas está na Netflix.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Bridgerton mostra que é “tudo isso mesmo” em nova temporada

O Próximo Capítulo assistiu aos episódios iniciais da série e passa as primeiras impressões sobre…

16 horas atrás

O reinado da global Sharam Diniz, agora no Brasil

Supermodel internacional, a atriz angolana Sharam Diniz, de 33 anos, vive Rainha de Sabá em…

5 dias atrás

Mary Elizabeth Winstead comenta a estreia de Um cavalheiro em Moscou

A minissérie da Paramount+ adapta um livro sobre Revolução Russa e esperança por dias melhores,…

5 dias atrás

Bridgerton retorna e elenco destaca a “temporada das mudanças”

Sucesso da Netflix, Bridgerton estreia terceiro ano focado em romance de Colin e Penélope, e elenco…

5 dias atrás

Samuel Melo: o ator mirim cresceu e tornou-se príncipe

Revelado aos 9 anos vivendo um menino escravo traficado, o carioca de 34 anos, nascido…

1 semana atrás

Hacks retorna para terceira temporada com mesma essência e graça

O Próximo Capítulo já assistiu o início da série e garante que embate geracional de…

2 semanas atrás