Olívia Araújo como Vânia em Malhação
Malhação - Toda Forma de Amar Foto: Globo/Estevam Avellar. Olívia Araújo aprende com a nova geração de atores de Malhação Olívia Araújo como Vânia em Malhação

Olívia Araújo representa a esperança como a Vânia de Malhação – Toda forma de amar

Publicado em Entrevista

Atriz Olívia Araújo fala, em entrevista ao Próximo Capítulo, sobre a personagem Vânia, que ela vive na atual temporada de Malhação. Confira!

A atriz Olívia Araújo, a Vânia de Malhação ー Toda forma de amar, define a personagem como “a esperança viva de que tudo vai dar certo.” Olívia ainda ressalta que enxerga nessa esperança sem medida uma característica brasileira. Na tevê, Olívia vive mais uma empregada doméstica em sua carreira. Mas isso não a incomoda. “Infelizmente é um ofício que sofre muito preconceito da sociedade. Mas é um trabalho digno”, afirma a atriz.

Na entrevista a seguir, Olívia fala, entre outras coisas, da troca entre gerações no elenco de Malhação e de acessibilidade. Confira!

Entrevista// Olívia Araújo

Olívia Araújo vive Vânia em Malhação
Foto: Globo/João Cotta. Olívia Araújo vive Vânia em Malhação

Apesar de todas as dificuldades, a Vânia tem um alto-astral. Como garantir o bom humor frente a tantas diversidades?
Eu acredito que isso é uma característica bem nossa, brasileira. Nós sempre temos esperança diante de toda adversidade e Vânia é isso, a esperança viva de que tudo vai dar certo.

Em Malhação, você contracena com muitos jovens. Como é essa troca entre as gerações?
É ótimo! Mas hoje eu entendo que tudo está mais próximo por conta das tecnologias, das redes sociais. Todos podemos acessar tudo, então acaba que a gente aproxima muito as referências.

A temporada Toda forma de amar traz temas como a inclusão de deficientes auditivos. Qual é a importância de se levantar essas discussões em uma trama voltada para o público juvenil?
É muito importante essa abordagem! Eu tenho aprendido muito com o convívio com o Bruno, que nos ajuda com as libras. Isso aproxima muito os jovens e ajuda a criar referência.

Você viveu várias empregadas domésticas na tevê. Isso te incomoda?
De forma alguma. É uma profissão como outra qualquer. Infelizmente é um ofício que sofre muito preconceito da sociedade. Mas é um trabalho digno.

Acha que estamos melhorando na representatividade em novelas, mesmo que lentamente?
Sim. E continuaremos buscando mais espaço, ainda mais porque as novelas retiram temáticas da nossa sociedade, que é tão diversa.

No teatro é diferente?
No teatro os produtores têm dificuldade em nos inserir nas produções. Por isso acredito na necessidade que temos de produzirmos a nós mesmos.

Você tem feito uma novela atrás da outra, além de muitos filmes. Esse é o melhor momento da sua carreira?
É um momento especial sem dúvidas! Na televisão sigo com Malhação, uma vez que é uma novela mais longa. E tenho estudado texto de teatro para uma futura montagem!