capitao1

O que Falcão e o Soldado Invernal representa para o futuro da Marvel

Publicado em Séries

Além de apresentar o novo Capitão América, Falcão e o Soldado Invernal reciclou personagens e consolidou o mundo da nova fase da Marvel

Por Pedro Ibarra*

Por serem parte de um universo compartilhado, as histórias da Marvel geralmente deixam pontas soltas que podem representar mudanças no futuro das produções do estúdio. Falcão e o Soldado Invernal não foi diferente, a série apresentou novos personagens, desenvolveu melhor algumas histórias e deu ganchos para o futuro do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), principalmente no que diz respeito ao núcleo dos super-heróis da Terra.

Considerando os lançamentos programados do MCU e o recém anúncio do longa Capitão América 4, o blog Próximo Capítulo apresenta algumas possibilidades para o futuro da Marvel no cinema e nas séries.

Prováveis enredos de Capitão América 4

Ainda é cedo para cravar qual será a história, ou até mesmo qual será o vilão do próximo filme do Capitão América, agora alcunha de Sam Wilson (Anthony Mackie), mas já é possível conjecturar alguns possíveis caminhos que o longa pode seguir, a partir do final de Falcão e o Soldado Invernal e também a partir dos quadrinhos.

O primeiro ponto diz respeito à forma como o novo Capitão América será tratado. Apesar de o final de Falcão e o Soldado Invernal apresentar que o público gosta e respeita Sam Wilson no posto de Capitão América, pode ser que o novo filme do herói mostre outra parcela da sociedade mais conservadora que não goste da mudança. Assim será possível levantar mais uma vez com propriedade o tema racial. Nos quadrinhos, algo similar ocorre quando Sam assume o escudo.

Outro personagem que deve ser explorado é Bucky Barnes. Após se redimir com toda lista de pessoas que fez mal, Bucky não pode mais ser considerado vilão, mas ainda não tem um arco de herói completamente construído. Ele passa a ser uma tela em branco para criar, podendo inclusive finalmente aceitar a alcunha de Lobo Branco, muito usada nos quadrinhos. Caso torne-se realmente o herói, Barnes será um elo ainda mais forte entre as questões do Capitão e Wakanda e pode ser utilizado também em filmes do Pantera Negra. O Lobo Branco usa uma roupa similar a do rei de Wakanda, porém branca.

Os vilões serão outra questão do filme. Com um excelente desenvolvimento de Zemo (Daniel Brühl) é interessante pensar que ele pode ser utilizado finalmente como um grande vilão, mas a cena pós-créditos em que Sharon Carter (Emily VanCamp) mostra que irá trabalhar como Mercadora do Poder dentro dos Estados Unidos apresenta que talvez ela que assuma o antagonismo no novo longa. Ainda vale lembrar que a Condessa Valentina Allegra de Fontaine (Julie Lee-Dreyfus) está armando algo maior que pode ser utilizado no filme.

Os Thunderbolts

Quando Val recruta John Walker (Wyatt Russell) e o propõe a alcunha de Agente Americano, não é só um agenciamento deste novo super-soldado, a Condessa tem algo na manga. E o primeiro a ser levantado é que ela está formando um novo grupo de superpoderosos, os Thunderbolts. Esta equipe é formada por vilões e anti-heróis e geralmente é direcionada para missões complicadas e moralmente duvidosas, o funcionamento é similar ao do Esquadrão Suicida da DC, no qual Val faria o papel de Amanda Waller (Viola Davis), ou, comparando dentro da própria Marvel, como Nick Fury (Samuel L. Jackson) para os Vingadores, Val e Nick tem inclusive um histórico romântico.

Os Thunderbolts nos quadrinhos são Zemo e uma série de outros vilões, que decidem trocar de nomes para mudar a imagem. Alguns personagens já apresentados fazem parte do grupo como Fantasma (Hannah John-Kamen) e Glias (Laurence Fishburne), ambos de Homem-Formiga e Vespa, o Gavião-Arqueiro (Jeremy Renner) e personagens que estarão em ação no novo longa da Viúva-Negra, Treinador e Yelena Belova (Florence Pugh). Também participam do grupo personagens já apresentados em cinemas e séries como Elektra, Motoqueiro Fantasma, Venom e Deadpool.

No entanto, o mais importante fica a cargo do General Ross (William Hurt), apelidado de ‘Thunderbolt’ no exército, nos quadrinhos ele se torna o Hulk Vermelho, uma versão mais inteligente e controlada do gigante, após experimentos, ele também é um dos responsáveis por reviver os Thunderbolts. Nos filmes, os quais faz curtas aparições desde O Incrível Hulk (2008), pode ser ele o nome por trás do supergrupo e Val apenas uma intermediária. O motivo seria o fim dos Vingadores após a saída de Steve Rogers (Chris Evans) e Tony Stark (Robert Downey Jr.). Caso essa teoria seja verdade é possível que não só vejamos o Hulk Vermelho nos cinemas, mas também que tenhamos o retorno de personagens “esquecidos” do MCU, podendo explorar outras oportunidades do Universo.

Vale lembrar, que há um rumor de que Falcão e o Soldado Invernal só teve uma cena pós-crédito devido ao fato de que a segunda teria uma ligação com Thunderbolts e, mais importante, com Viúva-Negra. Contudo foi cortada devido aos atrasos no lançamento do longa protagonizado por Scarlett Johansson causados pela pandemia, resta o público esperar seu lançamento dia 7 de julho para entender qual pode ser a ligação.

Outros supergrupos

A Marvel mais uma vez dá dicas da possibilidade de juntar heróis para produções do Universo. Após apresentar, os heróis filhos de Wanda e Visão, Wiccano (Julian Hilliard) e Célere (Jett Klyne), em WandaVision, o MCU trás para as telas agora Eli (Elijahh Richardson), neto de Isaiah Bradley, que nos quadrinhos assume a alcunha de Patriota. Assim já são três Jovens Vingadores brevemente mostrados em tela o que aumenta as expectativas dos fãs para que o supergrupo seja apresentado ou nos cinemas ou nas séries.

Há ainda a confirmação da série da Gaviã Arqueira (Hailee Steinfeld), da aparição de America Chaves (Xochitl Gomez), heroína Miss America, no próximo filme do Doutor Estranho, e de Cassie Lang (agora interpretada por Kathryn Newton) assumindo o posto de Estatura no terceiro longa do Homem-Formiga, as três fazem parte da equipe também.

Contudo, a nova série da Marvel apresenta a possibilidade do retorno do principal grupo de super-heróis dos cinemas, os Vingadores. Em quadrinhos recentes, uma nova formação da equipe apresentou o Capitão América de Sam Wilson, Visão, Thor da Jane Foster, Homem-Aranha de Miles Morales, Nova e o Homem de Ferro. Todos estes personagens ou foram, ou serão apresentados, mas também podem ser substituídos por outros que já são parte do universo, caso do Homem-Aranha por exemplo. Assim há uma possibilidade de uma história mais localizada dos Vingadores novamente, desta vez novos e diferentes, como chamados nos novos quadrinhos.

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader