O novo bom dia das manhãs da Globo

Compartilhe

Globo muda a ordem e comando de programas da manhã, de segunda a sexta. Encontro, Mais você e É de casa serão atingidos pelas alterações

Diz a sabedoria esportiva que em time que está ganhando não se mexe. Mas técnicos visionários e campeões rebatem que, com consciência e estratégia, a mudança pode ser uma boa jogada rumo a confundir o adversário. Parece ser esse o pensamento de Amauri Soares, diretor de televisão da Globo. Ele garante que as manhãs da emissora passam pelo melhor momento em cinco anos. Mesmo assim, a Globo faz, a partir desta segunda-feira (4/7), um pequeno jogo de cadeiras, com algumas mexidas não só no comando, mas na cara dos programas.

Com a nova grade, o Encontro abre a programação de variedades, de segunda a sexta, às 9h30, e sob o comando de Patrícia Poeta e Manoel Soares. Em seguida, às 10h15, vem o Mais você, de Ana Maria Braga. Aos sábados, a partir das 6h50, Maria Beltrão, Talitha Morete, Thiago Oliveira e Rita Batista, ficam cinco horas no ar ao vivo com o É de casa.

“Estamos atentos aos movimentos da sociedade brasileira, que mudou muito com a pandemia, e nosso trabalho é ter essa conexão com a sociedade. Existem basicamente dois grupos pela manhã: quem busca informação e quem busca companhia. A gente oferece as duas coisas, mais serviço”, afirma Amauri Soares.

Mariano Boni, diretor de variedades da TV Globo, completa: “A gente vai oferecer 100% de verdade em 20 horas ao vivo por semana. Vamos falar das coisas que fazem parte da vida das pessoas: a gasolina cara, o golpe do celular, a fila do INSS”.

Para Patrícia Poeta, fazer essa ponte entre o jornalismo e o entretenimento é natural e um desejo antigo. “Estaremos ligados no hard news para fazer o aprofundamento que o jornal, às vezes, não tem tempo de trazer. E também teremos muita leveza, muita notícia boa, para passar o horário para a Ana Maria”, explica a jornalista e apresentadora, que volta a morar em São Paulo depois de 22 anos longe da capital paulista.

Essa mudança para São Paulo vai propiciar a Manoel Soares que mostre ao Brasil um pouco além do lado urbano da cidade conhecido pelo país. O apresentador está animado e promete uma visão diferente de quem mora há muito tempo ali e adora São Paulo.

Acorda, menina!

Há muitos anos sendo o primeiro programa fora do jornalismo da grade, o Mais você começará um pouco mais tarde. “Será um horário mais desapegado do jornalismo. É um desafio, porque hoje estou voando num céu de brigadeiro, confortável, e passo para um produto que nem nossa equipe conhece ainda”, afirma Ana Maria. A apresentadora diz que precisa conhecer bem a audiência dela e que trabalha com os números sendo “cantados” minuto a minuto no ponto eletrônico. “Só sei fazer se for assim”, garante.

Na pandemia, Ana Maria Braga teve um aperitivo do novo horário. Com o jornalismo ocupando a faixa do Mais você, Fátima Bernardes abriu espaço no Encontro para Ana Maria, de casa, cozinhar. O resultado surpreendeu. “Percebemos ali que a culinária nesse horário é muito bem-vinda”, lembra Ana Maria.

Além da culinária, Ana Maria continuará dando um “sacode” na vida das pessoas para que elas mudem o que estiver dando errado, especialmente numa época em que o dinheiro está curto. “O ‘acorda, menina’ é um bordão que não tem horário. Se eu quiser, posso falar ele num programa noturno, porque ele é uma ressignificação para as pessoas mudarem de vida. Fico sensibilizada vendo que temos a oportunidade de gerar movimento na vida da pessoa com uma simples frase”, comenta, orgulhosa das várias histórias de sucesso que inspira diariamente.

Nova casa

“No nosso caso, o que muda somos nós. O É de casa continua basicamente o mesmo.” Quem garante é Maria Beltrão, a maior novidade dessas alterações todas. A jornalista volta à conexão com a sociedade ao explicar que um programa de cinco horas tem que saber o momento de falar de agro, de artesanato, de notícias, de cozinha, de bichos. E essa “grade” o programa, segundo ela, já domina.

O “molho” da receita serão eles mesmos. “Eu vou ter que mudar o chip porque vou falar para um público muito maior e para faixas que eu não pegava na Globo News. O jeito de abordar o aumento do gás, por exemplo, é diferente”, diz Maria.

Uma das marcas dela à frente do Estúdio I era a espontaneidade, o que o público e ela mesma chamavam de “estar na Suíça”. No É de casa, isso não será deixado de lado: “O público vai olhar para mim e dizer ‘ela é isso aí’. Vou falar muita besteira porque adquiri a coragem de falar e fazer besteira no ar. Mas também sei falar sério, se preciso. A Globo News me deu a experiência de ficar cinco horas numa cobertura jornalística”.

Rita Batista, Thiago Oliveira e Talitha Morete também batem na tecla da pluralidade e da interatividade entre eles. “O sotaque já chama a atenção. Mas isso não reduz minha carreira. São 18 anos na Globo. Vamos trazer as vozes de várias partes do Brasil. Nosso programa tem pluralidade”, diz Rita.

Thiago completa: “Vou falar de esporte? Vou. Mas vamos mostrar também o que cada um tem na essência. Sempre com a missão de levar alegria e mensagens de esperança para o público. Vamos abrir a porta para a diversidade”.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

2 dias atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

1 semana atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

1 semana atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

1 semana atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

1 semana atrás

“É importante mostrar o Brasil para o Brasil”, afirma Carla Elgert

Atriz gaúcha protagoniza série independente gravada no Mato Grosso e exibida em uma tevê estatal…

1 semana atrás