cravo_casal

O cravo e a rosa inaugura horário de reprises de novela na Globo nesta segunda

Publicado em Novela

A reprise de O cravo e a rosa vai ao ar a partir desta segunda (6/12), após o Jornal hoje. Trama de Walcyr Carrasco fez muito sucesso e tinha Adriana Esteves e Eduardo Moscovis à frente do elenco

O cravo e a rosa inaugura mais um horário de reprises na tarde da Globo ー É… além do Vale a pena ver de novo. A partir desta segunda-feira (6/12), o casal Petruchio (Eduardo Moscovis) e Catarina (Adriana Esteves) está de volta. A novela de Walcyr Carrasco, original de 2000, teve duas reprises na Globo e uma no Viva, sempre com relativo sucesso.

A ideia da Globo é fazer dessa faixa um espaço para tramas das 18h (caso de O cravo e a rosa) e das 19h consideradas clássicas ー promessa nem sempre cumprida quinzenalmente pelo Globoplay. Assim, o Vale a pena ver de novo passará a exibir apenas tramas das 21h, o que é um perigo, pois a classificação indicativa sempre “picota” as novelas dessa faixa.

O cravo e a rosa era uma deliciosa trama de época que girava em torno das idas e vindas do casal principal, que contava com o apoio de Nicanor (Luis Mello), Bianca (Leandra Leal), Cornélio (Ney Latorraca) e Calixto (Pedro Paulo Rangel). Já contra os dois, há nomes como Lindinha (Vanessa Gerbelli), Serafim (João Vitti), Joaquim (Carlos Vereza) e Marcela (Drica Moraes).

Além do casal principal, renderam bons momentos a dobradinha entre Ney Latorraca e Maria Padilha e Drica de Moraes como uma boa vilã.

Relembre os personagens de O cravo e a rosa

Este slideshow necessita de JavaScript.

Catarina Batista (Adriana Esteves) – Filha de Nicanor Batista (Luís Melo), irmã de Bianca (Leandra Leal). Rebelde, irascível, mas fascinante. Jurou jamais se casar, pois não quer ser dominada por um homem. Cria situações divertidas para afastar pretendentes, e leva as pessoas a fazer o que ela quer. Moça de ideias modernas para a época. São sua personalidade forte e língua ferina que predominam na trama. Esse temperamento a faz se apaixonar por Petruchio (Eduardo Moscovis), e faz com que ela viva em constante guerra com ele. Uma guerra levada para o lado do humor.

Julião Petruchio (Eduardo Moscovis) – Machão convicto, rapaz rude, com ideias tradicionais, opostas às de Catarina. Tem um espírito gozador, quase cínico. Mas é caloroso, emocional, sincero e íntegro. Dono de uma fazenda produtora de queijos artesanais, herdada do pai, luta com dificuldade para pagar uma hipoteca. Jurou ao pai, antes de sua morte, nunca perder a fazenda. Também jurou nunca se casar pois, segundo pensa, mulher é só para namorar e roubar beijos. Resolve enfrentar Catarina interessado no dote. Mas desde o primeiro momento apaixona-se por ela, embora não reconheça.

Josefa Lacerda de Moura (Eva Todor) – Mãe de Dinorá (Maria Padilha) e Heitor (Rodrigo Faro). Rabugenta, faz o tipo da sogra malvada. Vive denunciando à filha as pequenas falhas do genro, Cornélio (Ney Latorraca). Está ao lado de Dinorá em tudo, e contra o genro sempre. Tem um passado duvidoso.

Cornélio Valente (Ney Latorraca) – Vive de renda e submete-se a tudo o que a mulher quer. Engraçado, tímido, cordeirinho, que morre de medo da brava Dinorá. Cuida da gata da sogra, embora tenha alergia a gatos. Tem um envolvimento com Dalva (Bia Nunnes), e ajuda Edmundo ( Ângelo Antônio) a conquistar Bianca.

Dinorá de Moura Valente (Maria Padilha) – Autoritária, bonita e imperiosa. Mantém em rédea curta o marido, Cornélio. É quem convence Petruchio a se casar com Catarina, pois quer o campo livre para que seu irmão, Heitor, possa se casar com Bianca. Gosta de mandar nos homens, mas se apaixona por Celso (Murilo Rosa) no decorrer da trama.

Nicanor Batista (Luís Melo) – Homem sério e muito rico, que deseja ser prefeito de São Paulo. Representa a moral da época, pois é um conservador. Mas tem vida dupla. Mantém, há dez anos, outra família que não a oficial, sem que uma saiba da outra. É às escondidas que visita Joana (Tássia Camargo) e os filhos, Jorge (João Capelli) e Fátima (Thaís Müller), fingindo-se de caixeiro-viajante. E está prestes a começar uma terceira família, com a cocotte Kiki (Rejane Arruda). Dificilmente resiste ao gênio de Catarina. Sofre de gastrite, e é graças às pontadas no estômago que consegue controlar a filha: a cada vez que ela desobedece, diz que está passando mal.

Joana Penaforte (Tássia Camargo) – Mulher simples, de personalidade forte. Analfabeta, de boa fé, rude e exagerada nos gestos e nas emoções. Acredita que Batista (Luís Melo) é caixeiro viajante e tenta ajudá-lo, botando dinheiro escondido em seu bolso. Lavadeira, está com Batista há dez anos, e não desconfia de que ele é um poderoso banqueiro.

Bianca Batista (Leandra Leal) – Irmã de Catarina, é o seu oposto. Romântica, sonha em se casar. Gosta de bordar, cozinhar, lavar e passar, sendo criticada pela irmã. No início da história, está apaixonada por Heitor. O pai se recusa a permitir que ela se case ou fique noiva antes da irmã mais velha, o que a faz viver em luta com Catarina. No decorrer da trama, apaixona-se por Edmundo.

Heitor Lacerda de Moura (Rodrigo Faro) – Bonitão, esportista, participa de regatas onde é sempre o campeão. Gosta da noite, e frequenta casas noturnas. Só não gosta de trabalhar. Decidiu se casar com Bianca para viver a vida boa, com o dinheiro do sogro, Batista. Tenta fazer-se de romântico e, inicialmente, Bianca acredita que ele é o homem de seus sonhos. Para conquistá-la, pede a Edmundo que escreva poemas em seu nome.

Edmundo das Neves ( Ângelo Antônio) – Jovem de beleza delicada, poética. Faz o contraponto a Heitor. Filho de família pobre, estudou muito para se tornar professor. Dá aulas de poesia e conhecimentos gerais. Romântico, ama Bianca perdidamente. Ajuda Heitor a conquistar a moça escrevendo poemas que o outro assina como seus. Um Cyrano de Bérgerac.

Calixto de Oliveira (Pedro Paulo Rangel) – Antigo criado da casa de Petruchio e tio de Lindinha (Vanessa Gerbelli). É quem fabrica os queijos. Bom caráter, paternal, quase um pai para Petruchio, funciona como o “grilo falante” do personagem. Sabe que ele, no fundo, ama Catarina. Gosta de Mimosa (Suely Franco), a quem conhece no decorrer da história.

Mimosa Gomes da Costa (Suely Franco) – Empregada fiel da casa de Batista. Criou Bianca desde que o pai ficou viúvo. Adora Bianca e tem medo de Catarina. Ao longo da trama, vive um romance lírico com Calixto, o dedicado empregado de Petruchio na fazenda.

Januário dos Santos (Taumaturgo Ferreira) – Empregado da fazenda de Petruchio, bronco, grosseirão, ingênuo, tipo campestre. Apaixonado por Lindinha, faz tudo o que ela quer, ajudando-a a destruir a relação de Petruchio e Catarina. Tem como companhia uma porca de estimação a quem trata como filha. Ao longo da trama, é surpreendido com a informação de que é filho de Joaquim (Carlos Vereza), um homem muito rico.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Lindinha de Oliveira (Vanessa Gerbelli) – A jovem vilã da história. Bonita, faz o gênero doce e angelical, mas é sonsa. Vive tramando por trás. Quer ver Catarina longe, mas se faz de amiga. Sobrinha de Calixto, foi criada na casa de Petruchio, com quem sonha se casar. Sabe que Januário é apaixonado por ela, e usa o rapaz para armar situações contra o amor de Catarina e Petruchio.

Neca/ Leonor Fernandes (Ana Lúcia Torre) – Criada de Petruchio. Servidora fiel, sente pena da maneira com que Petruchio trata Catarina e procura ajudá-la. Ou seja, faz parte do “time” das mulheres. Gosta de Calixto, e fica com ciúmes quando ele se aproxima de Mimosa.

Joaquim de Almeida Leal (Carlos Vereza) – Homem sério e soturno, de ar misterioso. Tem ódio no olhar. Sua única filha, Muriel, é o maior desgosto de sua vida, pois tinha fama de fácil. Tantos namoros viveu que ele a mandou para a Suíça. Sente sua honra manchada, e culpa Petruchio pela perdição da filha, pois acha que ela era doce e ingênua até conhecê-lo. Está decidido a destruir Petruchio, e sua obsessão o leva a aprontar armadilhas para tomar sua fazenda ou separá-lo de Catarina. No decorrer da história, ele descobre o verdadeiro caráter da filha, que volta à cidade com o nome de Marcela (Drica Moraes), e também é surpreendido com a descoberta de que é pai de Januário.

Muriel/ Marcela (Drica Moraes) – Filha de Joaquim, nascida Muriel, volta à cidade com o nome de Marcela. Apaixonada por Petruchio, inferniza a sua vida e a de Catarina, até se envolver com Batista, de olho no dinheiro do banqueiro. Chega acompanha do cúmplice Ezequiel (Déo Garcez).

Lourdes de Castro (Carla Daniel) – Professora formada, veio do interior, e dá aulas em uma escola distante. Está sempre com os nervos à flor da pele. Nunca beijou um homem, e tem orgulho em dizer que é virgem. Amiga de Catarina, é quem expõe as ideias pró-mulher mais intensamente. Também garante que nunca se casará, mas apaixona-se por Fábio (Carlos Evelyn). Comprometida com o movimento, esconde o romance. Quando descobre que o rapaz apostou com Petruchio e Celso que a conquistaria, apronta uma vingança com a ajuda de Catarina, e passa a acreditar menos ainda nos homens.

Fábio Moreira (Carlos Evelyn) – Amigo de Celso, também estuda música. Aceita uma aposta de Petruchio e Celso: conquistar Lourdes, a durona virgem do movimento feminista. Para isso, faz-se de mudo. Mas a aposta pode se transformar em romance de verdade. Tipo frágil, conquista a proteção de Lourdes.

Bárbara Maciel (Virgínia Cavendish) – Professora, amiga de Lourdes, com quem divide o apartamento. Também faz parte do movimento feminista, e se declara virgem intocada. Seu discurso é pura balela: um dia descobre-se que ela tem um passado em sua cidade do interior. Também se interessa por Fábio.

Celso de Lucca (Murilo Rosa) – Estudante de música, melhor amigo de Petruchio, machista como ele. Bonitão, faz sucesso com as mulheres. Conquista a autoritária Dinorá, mas apaixona-se por Candoca. Gosta de músicas nacionais, e sonha em compor.

Dalva Lacerda Pinto (Bia Nunnes) – Costureira e dona de pensão. Prima pobre de Dinorá, é mulher do povo, simples e de bom coração. Quase se casou com Cornélio quando jovem, mas Dinorá lhe passou a perna. Ainda sente uma queda por ele. Vive tentando empurrar a filha, Candoca, para cima de Edmundo e Celso, pois sonha em vê-la casada.

Candoca/ Maria Cândida Lacerda Pinto (Miriam Freeland) – O tipo da boa moça, filha de mulher pobre e trabalhadeira. Muito amiga de Bianca, é apaixonada por Edmundo. Sofre em silêncio. Celso se apaixona por ela. Tem um segredo no passado.

Serafim Amaral Tourinho (João Vitti) – Jornalista carioca, comprou a Revista Feminina. Decide conquistar Catarina de olho em sua fortuna e, para isso, banca o gentil, o liberal, cheio de cortesias. Começa a dar aulas de direção a ela. Está mancomunado com Joaquim, o inimigo de Petruchio.

Kiki Duprée (Rejane Arruda) – Garçonete, faz o tipo femme fatale da época. Usa roupa de melindrosa e piteira. Trabalha na confeitaria frequentada pelos personagens. Conquista Batista, de quem consegue um apartamento. É perdidamente apaixonada por Petruchio, com quem viveu um romance no passado.

Buscapé/ Orozimbo de Sousa (Luís Antônio do Nascimento) – Órfão, mulato, afilhado e protegido de Catarina, com quem concorda em tudo. A mando dela, vive se metendo em situações engraçadas.

Cosme Granja (Júlio Levy) – Motorista de Batista. Ajuda-o no trato com suas duas famílias, arrumando álibis. É no carro que Batista se troca para encontrar a outra família.

Normando Castor (Cláudio Corrêa e Castro) – Agiota usado por Joaquim para pressionar Petruchio a pagar suas dívidas. Um tipo cheio de humor.

Fátima (Thaís Müller) – Filha de Joana e Batista, irmã de Jorge. Tem o temperamento de Catarina, para horror do pai. É brava e respondona.

Jorge (João Capelli) – Filho mais velho de Joana e Batista, irmão de Fátima. Adora o pai.

Berenice (Bernadeth Lyzio) – Lavadeira amiga de Joana, lava as roupas da casa de Batista.

Ezequiel (Déo Garcez) – Cúmplice de Marcela em seus golpes e armadilhas.

Fonte: Memória Globo