roque santeiro1

Novela Roque Santeiro estreia no catálogo do Globoplay

Publicado em Novela

Roque Santeiro imortalizou personagens como Sinhozinho Malta e é considerada uma das melhores novelas já feitas no Brasil

O Globoplay traz de volta um verdadeiro clássico das novelas. Roque Santeiro (1985), de Dias Gomes e Aguinaldo Silva, estreia nesta segunda-feira no catálogo do serviço de streaming.

Com texto irônico e crítico, Roque Santeiro chegou a ser proibida pela censura e só estreou 20 anos depois, com a abertura política no país. Assim, finalmente o Brasil pôde conhecer e se deliciar com personagens icônicos como o próprio Roque Santeiro (José Wilker), Viúva Porcina (Regina Duarte) e Sinhozinho Malta (Lima Duarte).

Relembre os principais personagens de Roque Santeiro

Lucinha Lins, Eloisa Mafalda e Ary Fontoura na novela Roque Santeiro
Lucinha Lins, Eloisa Mafalda e Ary Fontoura

Roque Santeiro (José Wilker) – O grande mito de Asa Branca, filho do beato Salu (Nelson Dantas), irmão de João Ligeiro (Maurício Mattar) por parte de pai, e ex-namorado de Mocinha (Lucinha Lins). Ganhou o apelido devido à habilidade inata de modelar santos. Como o ofício foi interpretado como vocação religiosa, o rapaz chegou a ser sacristão. Tornou-se o herói de Asa Branca quando a cidade foi invadida por bandidos, que ocuparam a prefeitura, exigindo resgate. Todos fugiram, mas ele permaneceu, defendendo o ostensório da igreja. Por isso teria sido morto, e seu corpo jogado no rio. Tempos depois, apareceu para uma menina doente, que logo ficou curada, e assim o mito teve início, levando Asa Branca a ser visitada por fiéis de todo o Brasil. A história verdadeira, porém, não é bem essa.

Viúva Porcina (Regina Duarte) – Ignorante de berço, mas muito inteligente e intuitiva, especialmente para negócios vantajosos. Ganhou prestígio em Asa Branca com a história de que foi casada com Roque (José Wilker), a quem teria conhecido, quando trabalhava como balconista, em uma das viagens dele para vender santos. Os dois teriam se apaixonado e logo se casado, poucos dias antes de o santeiro voltar à cidade natal e morrer. Em Asa Branca, Porcina foi amparada por Sinhozinho Malta (Lima Duarte), de quem é amante, e virou parte fundamental na manutenção do mito. É tida como santa, mas tem um comportamento muito duvidoso.

Sinhozinho Malta (Lima Duarte) – Fazendeiro e chefe político local, pai de Tânia (Lídia Brondi) e sogro de Marcelina (Wanda Kosmo). Só perde em prestígio para a Viúva Porcina, com quem pretende se casar, não só porque é apaixonado por ela, mas também para somar influências. Vaidoso, a vida dele se resume a mulheres e dinheiro. Tem como uma de suas metas a construção do aeroporto da cidade, que vai lhe render muitos lucros, pois adquiriu as terras às margens do campo. Tem avião próprio, limusine, e uma grande coleção de perucas. A relação com Porcina esbarra na forte resistência de sua filha, que não aprova a união.

Padre Hipólito (Paulo Gracindo) – Típico padre do interior, paternal, às vezes brigão, sem papas na língua. Intransigente na defesa de rígidos padrões de comportamento. Dogmático, opõe-se à corrente renovadora da Igreja. Tem divertidos acessos de indignação, principalmente relacionados à inauguração da boate Sexus, mas não deixa de ser uma pessoa simpática.

Padre Albano (Cláudio Cavalcanti) – O padre progressista da região, representante da nova Igreja. Anda de lambreta, não usa batina e participa de movimentos comunitários. Vive em conflito com padre Hipólito.

Florindo Abelha, o Seu Flô (Ary Fontoura) – Prefeito de Asa Branca, marido de Pombinha (Eloísa Mafalda) e pai de Mocinha. Fraco, pusilânime, inteiramente dominado pela viúva Porcina e por Sinhozinho Malta, que o elegeram. Dono da melhor barbearia da cidade, onde costuma despachar. Tem grandes ambições políticas.

Mocinha (Lucinha Lins) – Ex-namorada de Roque, filha de Pombinha e Seu Flô. Sofreu muito ao saber do suposto casamento do namorado com Porcina, e fez voto de castidade, jurando não se casar nunca mais. Religiosa como a mãe, integra o grupo de beatas em guerra contra Matilde (Yoná Magalhães) e suas “meninas”. Meio histérica, costuma ter visões.

Pombinha Abelha (Eloísa Mafalda) – Líder das beatas. Diferentemente do marido, é forte e dominadora. Uma das principais articuladoras do movimento contra a inauguração da boate Sexus.

Zé das Medalhas (Armando Bógus) – Dono de uma pequena indústria que explora o mito de Roque Santeiro por meio da venda de medalhas, camisetas, amuletos e esculturas. Casado com Lulu (Cassia Kis), pai de Tininha (Gabriela Bicalho) e Raul (Bruno César). Sonha ampliar seu negócio com o aumento da fabricação de mercadorias e a abertura de um supermercado.

Lulu (Cassia Kis) – Lugolina, seu nome de batismo, é a menina que, supostamente, viu Roque Santeiro depois de morto e ficou curada. Tem desejo de vida, gosta de pintar-se e vestir-se bem, e de ir a festas, mas o marido a reprime, obrigando-a viver como prisioneira em casa.

Matilde (Yoná Magalhães) – Dona da pousada do Sossego e da boate Sexus. Mulher livre e liberada, e ao mesmo tempo romântica. Tida como uma ameaça aos valores morais de Asa Branca, juntamente com suas “meninas” Ninon e Rosaly, dançarinas da boate. Desperta curiosidade sobre seu passado.

Ninon (Claudia Raia) – Uma das “meninas” de Matilde, dançarina da boate Sexus.

Rosaly (Isis de Oliveira) – Uma das “meninas” de Matilde, dançarina da boate Sexus.

Professor Astromar Junqueira (Rui Resende) – Figura notória em Asa Branca por ter escrito um folheto em versos alexandrinos contando a história da cidade, e pelos boatos de que vira lobisomem após a meia-noite. Presidente do Centro Cívico Asa Branquense e orador de todas as cerimônias locais, tem uma paixão antiga por Mocinha, para quem escreve sonetos apaixonados no jornal. Pálido e sempre vestido de preto, o que reforça a lenda sobre sua transformação em lobisomem.

Roberto Mathias (Fábio Jr.) – Ator que vive Roque Santeiro no filme sobre o santo milagreiro. Profissional irresponsável, decora as falas na hora da filmagem, chega atrasado e inventa pretextos para se ausentar da cidade e participar de farras. Tenta conquistar todas as mulheres da cidade, inclusive Tânia e a Viúva Porcina.

Gerson do Valle (Ewerton de Castro) – Diretor do filme sobre Roque Santeiro. Inteligente, bem-informado, ambiciona fazer um filme para ganhar prêmios em festivais. Um perfeccionista, que vive em conflito com o mundo e consigo mesmo, sem conseguir dar forma à maioria de suas ideias geniais.

Linda Bastos (Patrícia Pillar) – Atriz que vive Porcina no filme sobre Roque Santeiro. Vigiada constantemente pelo marido empresário, o ciumento Tito. Ganhou fama na TV, e aceitou fazer o filme com a esperança de realizar um trabalho de maior impacto artístico.

Marcelina (Wanda Kosmo) – Avó de Tânia, sogra de Sinhozinho Malta. Criou a neta, e compartilha com ela desconfianças quanto à morte da filha.

Tânia (Lídia Brondi) – Filha de Sinhozinho Malta e da falecida Margarida (Lilian Lemmertz). Criada no Rio, volta a Asa Branca após a morte da mãe, que considera muito suspeita. Envolve-se com a equipe de cinema que chega à cidade para fazer o filme sobre Roque Santeiro. Sente um misto de desconfiança e amor pelo pai. É a principal antagonista de Porcina.

João Ligeiro (Maurício Mattar) – Irmão de Roque por parte de pai, filho de Beato Salu (Nelson Dantas). Aprendeu desde cedo a montar e a manejar o laço, o que valeu o apelido. Empregado na fazenda de Sinhozinho Malta, onde foi criado.

Decembrino (Luiz Magnelli) – Porteiro da Pousada do Sossego. Nasceu em 1º de janeiro, mas seu nome já estava escolhido, então ficou sendo esse mesmo.

Cego Jeremias (Arnaud Rodrigues) – Cantador de Asa Branca, conta a história de Roque Santeiro em versos, na porta da igreja.

Rodésio (Tony Tornado) – Empregado de Porcina, tratado como escravo, o que alimenta nele certa revolta, sufocada pelo sentimento de fidelidade canina à patroa.

Mina(Ilva Niño) – Criada de Porcina. Fiel, confidente e cúmplice da patroa.

Tito França (Luiz Armando Queiroz) – Marido empresário e ciumento de Linda Bastos, controla-a o tempo todo. Não gosta muito da ideia de a mulher fazer o filme, preocupado com o que sua família vai achar.

Sinhana (Lícia Magna) – Empregada de Lulu e Zé das Medalhas, mantém a patroa sob vigilância, a mando do patrão.

Delegado Feijó (Maurício do Valle) – Peão na fazenda de Saturnino Malta, pai de Sinhozinho, agora é delegado da cidade. Tem a fantasia de ser ator, e vive o papel de um bandido no filme sobre a vida de Roque Santeiro.

Toninho Jiló (João Carlos Barroso) – Jovem esperto, guia e cicerone dos turistas na cidade, usa um discurso decorado. Aproveita-se da boa fé dos romeiros para vender objetos que diz terem pertencido a Roque Santeiro.

Beato Salu (Nelson Dantas) – Pai de Roque e João Ligeiro. Era vaqueiro quando a cidade foi invadida por bandidos e seu filho dado como morto. Virou místico e beato, construiu um casebre onde Roque supostamente morreu, e não saiu mais de lá, recebendo a visita de romeiros em busca de conselhos.

*Fonte: Memória Globo