paginas

Novela Páginas da vida, de Manoel Carlos, volta no canal Viva

Publicado em Novela

Escrita em 2006, Páginas da vida traz a trama da terceira Helena vivida por Regina Duarte. Elenco ainda tem nomes como Ana Paula Arósio, Tarcísio Meira e Sônia Braga. Relembre os personagens

A partir das 23h desta segunda-feira (22/11), o canal Viva traz de volta a novela Páginas da vida, escrita por Manoel Carlos em 2006. Dirigida por Ricardo Waddington, a trama trouxe assuntos como a síndrome de Down, adoção, Aids, racismo e bulimia. Essa será a primeira reprise de Páginas da vida.

Logo no início de Páginas da vida, Nanda (Fernanda Vasconcellos) e Leonardo (Thiago Rodrigues) se conhecem em Amsterdã e a menina volta ao Brasil grávida e brigada com o rapaz. Ao chegar aqui, enfrenta a mãe, a vilã Marta (Lilia Cabral, perfeita em cena), mas tem o apoio do pai, Alex (Marcos Caruso).

Após ser atropelada, Nanda é levada ao hospital, onde o parto de gêmeos tem que ser acelerado. Mas a moça não resiste. Nascem Francisco e Clara. Mas a menina tem síndrome de Down e é rejeitada pela avó. Marta inventa para Alex que Clara morreu e dá a neta para a doação e a criança acaba sob os cuidados da obstetra Helena (Regina Duarte, em sua terceira protagonista de Manoel Carlos).

Cinco anos depois, quando Léo volta ao Brasil, ele fica sabendo por Olívia (Ana Paula Arósio) que Nanda teve o filho deles. E aí começa o dilema de Helena em revelar ou não ao rapaz que Clara é a filha que Marta diz ter morrido no parto. Um dos destaques dessa trama é que Nanda continua na vida dos filhos por meio do espírito dela, que aparece para as crianças.

O elenco de Páginas da vida é enorme ー marca registrada de Manoel Carlos ー, o que acabou escondendo atores e atrizes consagrados, como Renata Sorrah, Edson Celulari e Nathalia Timberg. Grazi Massafera, recém-saída do BBB, teve aí seu primeiro papel em novelas.

Relembre os principais personagens de Páginas da vida

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fernanda Toledo Flores, a Nanda (Fernanda Vasconcellos) – Filha de Marta (Lilia Cabral) e Alex (Marcos Caruso), irmã de Sérgio (Max Fercondini). Estuda História da Arte em Amsterdã e namora Léo (Thiago Rodrigues). Jovem inteligente e romântica, sonha com a felicidade mais do que com sucesso e dinheiro. Vive com a mesada que seus pais lhe mandam. Quando se descobre grávida, sonha com o apoio do namorado e com uma vida comum, mas Léo foge da responsabilidade e a deixa. Não podendo enfrentar a gravidez sozinha, volta para o Brasil. Dá à luz um casal de gêmeos e morre em seguida. A menina nasce com síndrome de Down.

Helena Camargo Varella (Regina Duarte) – Médica obstetra que, quando a novela começa, vive uma crise no casamento com Greg (José Mayer). Não se realizou como mãe, já que a única filha que gerou morreu ainda criança. Com ela moram a fiel empregada Lídia (Thalita Carauta) e o filho de uma ex-empregada, o jovem Salvador (Jorge de Sá), que ela praticamente adotou após a morte da mãe. No hospital onde trabalha, mantém uma relação tumultuada com o médico Diogo (Marcos Paulo), de quem foi namorada quando estava na faculdade. Helena se defronta com um dilema grave quando Nanda dá à luz uma criança com síndrome de Down, rejeitada pela avó. Apegada ao bebê, ela adota a menina.

Leonardo Maia de Almeida, o Léo (Thiago Rodrigues) – Jovem estudante, namorado de Nanda em Amsterdã. Filho único de pai rico. Apesar da fortuna familiar, vive sem grandes luxos, como outros estudantes brasileiros no exterior. Apaixonado por Nanda, leva-a para morar com ele, mas termina o namoro quando ela fica grávida, apavorado com a inevitável reação do pai. Quer que ela faça um aborto e, diante da recusa, oferece-lhe uma quantia em dinheiro e desaparece. Só reaparece cinco anos depois, no Rio de Janeiro. Ao saber o que aconteceu com Nanda, arrepende-se e luta pela guarda dos filhos, com a ajuda de Olívia (Ana Paula Arósio), por quem se apaixona, apesar de estar noivo de Alice (Regiane Alves).

Marta Toledo Flores (Lilia Cabral) – Mãe de Nanda e Sérgio, casada com Alex. Mulher de coração duro, aprendeu que a vida engole os bons sem piedade. É dona de uma casa de festas infantis, atividade que contrasta com sua personalidade, já que é irascível e demonstra não gostar de crianças. Razoavelmente bem-nascida, Marta se considera injustiçada pela vida. É pretensiosa, e tem sonhos de grandeza. Essa é uma das razões que a levaram a mandar a filha estudar fora do país, apesar de fazer algum sacrifício para mantê-la no exterior. Deseja para Nanda um futuro que antes sonhara para si própria. Vive uma guerra de egos com a irmã, Verônica (Silvia Salgado), que tem mais recursos do que ela. Rejeita sem remorsos a neta com síndrome de Down, dizendo à família que a menina nasceu morta.

Aristides Martins de Andrade, o Tide (Tarcísio Meira) – Tide completa 70 anos no início da novela. Herdeiro de terras e gado de seu pai, que era fazendeiro no interior de São Paulo, foi criado no campo, rebelde, desprezando os estudos. Quando resolveu estudar, o pai morreu e ele se viu às voltas com a responsabilidade de cuidar da família. Ao conhecer a professora Amália (Glória Menezes), poucos anos mais nova do que ele, apaixonou-se e teve seis filhos com ela: Carmem (Natália do Vale), Leandro (Tato Gabus), Elisa (Ana Botafogo), Márcia (Helena Ranaldi), Olívia (Ana Paula Arósio) e Jorge (Thiago Lacerda). Continua apaixonado pela mulher e gosta de estar sempre rodeado por toda a família. Após a morte de Amália, tem um envolvimento com Tônia (Sônia Braga).

Gregório Rodrigues Lobo, o Greg (José Mayer) – Marido de Helena, com quem passa a ter uma relação de cão e gato. Faz-tudo dos empreendimentos de Tide, desfruta de toda a confiança do patrão, mas não a merece. Mantém uma relação extraconjugal com a filha dele, Carmem, e gosta de vê-la sofrer, chorar e submeter-se aos seus caprichos. Greg tem especial interesse por mulheres bonitas e inseguras, o que faz dele um conquistador incontrolável, trazendo-lhe algumas dores de cabeça. Ao longo da trama, envolve-se com Sandra (Danielle Winits).

Diogo de Carvalho (Marcos Paulo) – Médico infectologista, Diogo vai trabalhar na África, onde fica durante cinco anos. Volta ao Brasil para trabalhar na Casa de Saúde Santa Clara de Assis. Os anos passados na África trazem muitas mudanças para sua vida. Tem um caso mal resolvido com Helena, a quem ama e odeia ao mesmo tempo. Ela lhe devolve na mesma moeda. Os dois foram namorados e estudaram Medicina na mesma faculdade. No decorrer da novela, descobre que teve um filho com Lavínia (Letícia Sabatella), Tiago (Pedro Jordão).

Amália Fragoso Martins de Andrade, a Lalinha (Glória Menezes) – Nascida e criada no Rio de Janeiro, Lalinha deixou a cidade após uma desilusão amorosa e foi para o interior, lecionar e esquecer a paixão frustrada. Lá, apaixonou-se por Tide. Não se trata de uma mulher de ampla cultura, mas de alguém que teve uma boa educação desde o berço. Como as jovens dos anos 1930 e 1940, aprendeu um pouco de música e de francês, e tem uma grande paixão pela arte. Ensinou o marido a ler e a escrever, além de lhe dar lições de etiqueta. Às vezes é enérgica com ele, tratando-o como criança, mas sempre com ternura e amor. Tem o sonho de criar uma escola de arte, e Tide faz o que pode para realizá-lo.

Carmem Martins de Andrade Rangel (Natália do Vale) – Filha de Tide e Lalinha. A mais problemática da família, mas também uma das mais encantadoras. Não tem mais nenhum interesse pelo marido, Bira (Eduardo Lago), e nenhum constrangimento em mostrar o que sente. Mantém um caso tumultuado com Greg, funcionário de seu pai, e é completamente apaixonada por ele. Não tem mais a menor preocupação em esconder seu affair. Tem conflitos com Marina (Marjorie Estiano), a filha adolescente, com quem entra em atrito várias vezes. Gosta de viver perigosamente e, apesar da aparente libertinagem, é conservadora em alguns aspectos.

Ubirajara Rangel, o Bira (Eduardo Lago) – Marido de Carmem, pai de Marina. Machão e machista. Desconfia que sua mulher o está traindo e tem cada vez mais certeza disso depois que vê a forma carinhosa como ela trata Greg. Por causa disso, às vezes exagera na bebida e nas coisas que diz. Já fez de tudo na vida, e tenta se virar a fim de ganhar algum dinheiro, mas sua vocação é mesmo para o desemprego. Gosta de desfrutar do conforto da casa dos sogros.

Marina Rangel (Marjorie Estiano) – Bonita, voluntariosa, namoradeira e cobradora. Cobra do pai, da mãe, dos avós, dos namorados, dos amigos. Está sempre insatisfeita. Cursa faculdade de Comunicação e faz curso de teatro, porque sonha ser atriz. É muito assediada pelo primo Rafael (Pedro Neschling), mas o faz sofrer com seu desprezo.

Rafael Martins de Andrade (Pedro Neschling) – Filho de Leandro e Diana, estuda História na faculdade. Gosta de esporte e faz remo na Lagoa Rodrigo de Freitas. Também gosta de velejar. No decorrer da trama, envolve-se com a prima Marina.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leandro Martins de Andrade (Tato Gabus) – Filho de Tide e Lalinha. Advogado, sem interesse pela profissão. Com o dinheiro que o pai lhe deu, abriu uma loja de produtos naturais, mas a encara apenas como um negócio onde pôde aplicar o capital disponível. É casado com Diana, com quem tem um filho, Rafael. Tem problemas no casamento. É um pai atento e preocupado com educação e cultura.

Elisa Martins de Andrade Telles (Ana Botafogo) – Filha de Tide e Lalinha. Bailarina clássica e professora de balé em uma academia. Quando o pai abre sua escola de arte, passa a dar aulas de balé no local. Mulher de disciplina rígida, Elisa ensina com grande competência crianças e adolescentes. É casada com Ivan (Buza Ferraz), com quem tem um filho, Felipe (Armando Babaioff). Tem uma filha, Camila (Luciele di Camargo), de um relacionamento com um ex-namorado, mas não conta muita coisa sobre o pai, pois não quer que ela tenha contato com ele.

Diana Salles Martins de Andrade (Louise Cardoso) – Mulher de Leandro e mãe de Rafael. Artista plástica de relativo sucesso. Por causa do filho e também pelo carinho que mantém pelo marido, luta para manter a família unida.

Márcia Monteiro de Andrade (Helena Ranaldi) – Filha de Tide e Lalinha. Insatisfeita e inquieta, persegue a independência pessoal. Quer trabalhar e realizar-se profissionalmente, mas esbarra na má vontade do marido, Gustavo (Antonio Calloni). Tem uma filha com ele, Nina (Manuela do Monte), e está grávida de um menino, a quem pretende batizar de Tidinho, em homenagem a seu pai. No decorrer da trama, após a morte do marido, envolve-se com Silvio (Edson Celulari), seu ex-cunhado.

Gustavo Pinheiro de Souza (Antonio Calloni) – Marido de Márcia. Colérico, controla-se para não ser violento. É inteligente, irônico e apaixonado pela mulher, mas vive em clima de desconfiança, apesar de também ser amado por ela. Engenheiro, ganha dinheiro como corretor de imóveis. Tem muito interesse no dinheiro do sogro, e acha que ele não sabe investir seus recursos. É contra a construção da escola de arte. Morre no início da trama.

Jorge Martins de Andrade (Thiago Lacerda) – Filho de Tide e Lalinha. O único solteiro dos seis irmãos. Bonito, interessante e animado, mora com os pais no casarão na Gávea. É o arquiteto responsável pela reforma do prédio da futura escola de arte, e tem a fotografia como um dos seus hobbies. Vive fugindo de Sandra (Danielle Winits), sua namorada na adolescência, com quem não tem mais nada há muito tempo. Muitas vezes perde o controle com as atitudes da jovem, que faz tudo para chamar sua atenção. Interessa-se por Simone (Christine Fernandes), com quem vive um romance, mas, no decorrer da novela, apaixona-se por Thelma (Grazi Massafera), irmã de Sandra.

Gabriela Azevedo, a Gabi (Carolina Oliveira) – Filha de Lucas (Paulo César Grande) e Angélica (Cláudia Mauro), mora com a mãe. Menina inteligente e viva, muitas vezes tem um comportamento imprevisível.

Nina Pinheiro de Souza (Manuela do Monte) – Filha de Gustavo e Márcia, bonita e doce. Gosta de estudar e viajar. Tem a cabeça no lugar, e é disciplinada. Pensa em ser mãe sem se casar nem se prender a ninguém. A princípio, uma menina meiga, que não dá problema aos pais.

Felipe Monteiro Telles (Armando Babaioff) – Filho de Elisa e Ivan, não quer nada com os estudos. Só pensa em baladas, garotas e bagunça com os amigos. Faz judô e karatê, e tem uma turma da pesada, que gosta de invadir festas e brigar. Dá muito trabalho aos pais.

Ivan Monteiro Telles (Buza Ferraz) – Marido de Elisa e pai de Felipe, trata Camila como filha. É advogado e cuida de toda a parte legal dos empreendimentos familiares. Tem uma boa relação com a mulher e também está de olho no que o sogro faz com sua fortuna.

Camila Vieira Sampaio (Luciele di Camargo) – Filha de Elisa. Não conhece o pai e pouco sabe sobre ele. Insatisfeita com essa situação, pressiona a mãe, que mente dizendo que ele mora no exterior e não sabe como encontrá-lo. Por alguma razão secreta, Elisa não quer que a filha se relacione com o pai.

José Ribeiro (Umberto Magnani) – Caipira esperto e malicioso, marido de Constância (Walderez de Barros), com quem tem duas filhas, Sandra e Thelma. É bonachão, divertido e sempre tem alguma coisa para contar. Cuida da fazenda de Tide ao lado da filha Thelma. Às vezes vai ao Rio de Janeiro visitar a esposa e a filha, que moram na casa do patrão.

Simone Bueno (Christine Fernandes) – Simone mora com o irmão, Otávio (Fernando Eiras), e prepara-se para uma temporada de estudos nos Estados Unidos, onde moram seus pais. Na véspera da viagem, conhece Jorge, por quem fica interessada. Está empolgada com a viagem, mas, mesmo assim, liga para Jorge antes de embarcar e se decepciona quando o telefone é atendido por uma mulher – Sandra. Viaja achando que nunca mais vai encontrá-lo. Mas, quando volta ao Brasil, reencontra o rapaz e os dois vivem um intenso romance.

Olívia Martins de Andrade (Ana Paula Arósio) – Filha de Tide e Lalinha. Dona de um espírito inquieto e aventureiro, tem ideias avançadas e, apesar de não pregar abertamente a infidelidade, não acha que ser fiel seja uma grande virtude. Prepara-se para dirigir a escola de arte do pai e promover exposições de pintura, escultura e eventos artísticos. Diverte-se provocando o marido, Silvio, militar sério e disciplinado com quem se casa no início da novela. Tem um filho com ele, Guilherme (Rafael Machado). Ao longo da trama, apaixona-se por Léo.

Silvio Duarte (Edson Celulari) – Silvio é militar e se casa com Olívia de farda, em cerimônia religiosa, tudo bem convencional. Está completamente apaixonado, mesmo assim desaprova algumas atitudes dela que vão de encontro ao seu comportamento disciplinado e conservador. Silvio tem ciúmes da mulher. Depois de cada crise conjugal, porém, é sempre ele quem acaba cedendo. Com o passar dos anos, as brigas do casal vão ficando mais sérias, até que eles se separam. Mais tarde, ele se envolve com a ex-cunhada Márcia.

Sandra Ribeiro (Danielle Winits) – Nasceu no casarão de Tide e Lalinha, sendo tratada como se fosse da família. É a melhor amiga e confidente de Olívia. Apaixonada por Jorge, que foi seu namorado na adolescência e hoje a ignora, acha que ainda pode reconquistá-lo, e vive atrás dele. Ao longo da história, envolve-se com Greg.

Constância Ribeiro (Walderez de Barros) – Empregada na casa de Tide e Lalinha, trabalha com a família há muitos anos, desde o tempo em que todos moravam na fazenda. Quando o casal se mudou para o Rio, ela veio junto e praticamente criou todos os filhos deles. O marido, Zé Ribeiro, ficou no interior, cuidando das terras do patrão, mas vez ou outra aparece no Rio para visitar a mulher. A filha Sandra ficou com ela, e a outra filha, Thelma, mora com o pai na fazenda.

Thelma Ribeiro (Grazi Massafera) – Só chega à novela quando o pai se muda da fazenda para o Rio de Janeiro. Nasceu no interior, numa das estadas de Constância ao lado do marido, que estava doente e precisando da mulher por perto. Bonita, tímida e com um charme inocente, atrai os homens. Jorge fica impressionado com ela e, sabendo que a moça não conhece o Rio, prontifica-se a mostrar-lhe os pontos turísticos da cidade. Os dois se apaixonam.

Fred (Duda Nagle) – Filho de Domingos (Joelson Medeiros). Diferentemente de Sandra, que tem um quarto na casa de Lalinha, Fred não tem tanta abertura na casa dos patrões de seu pai, e fica na ala destinada aos empregados. Não teve as regalias que Sandra teve, mas é muito bem tratado por todos da família. Tímido, é muito amigo de Sérgio, mas às vezes se mete com companhias erradas.

Washington Silva, o Pinhão (Marcos Enrique) – Garoto de 12 anos, vive na fazenda com Zé e Thelma. Muito vivo e engraçado, faz a alegria do velho Tide, que considera o menino muito parecido com ele quando tinha a mesma idade. Fazem uma bela dupla de amigos, apesar da colossal diferença de idade.

Angélica Cunha (Cláudia Mauro) – Ex-mulher de Lucas (Paulo César Grande), mãe de Gabi (Carolina Oliveira). Não se conforma com a separação.

Odete (Hylka Maria) – Vizinha de Helena que incendeia o coração de Salvador.

Domingos (Joelson Medeiros) – O jardineiro da casa de Tide. Simples e humilde, está sempre pronto a ajudar qualquer pessoa da família de seus patrões. É pai de Fred.

Lídia Alves (Thalita Carauta) – Empregada doméstica de Helena. Além de cuidar dos afazeres domésticos, é amiga da patroa e está sempre pronta a ajudá-la nos momentos difíceis.

Tônia Werneck (Sônia Braga) – Escultora brasileira com sucesso no exterior, há anos mora e expõe seus trabalhos na Europa e nos Estados Unidos. Conhece Olívia numa exposição de suas obras em uma galeria de Amsterdã e, ao saber que ela administra um espaço cultural, aceita o convite da marchand para expor suas peças no Rio de Janeiro. Depois de anos, Tônia volta ao Brasil. Envolve-se com Tide após a morte de Lalinha.

Salvador Fortunato (Jorge de Sá) – Filho de uma ex-empregada de Helena, que o “adotou” após a morte da mãe, fazendo tudo por ele. É um ombro amigo para Helena, a quem trata como mãe.

Selma Araújo (Elisa Lucinda) – Médica obstetra e amiga inseparável de Helena. Já foi discriminada por alguns pacientes por ser negra. Tem um relacionamento estável com o chefe da enfermagem, Lucas, com quem divide um apartamento. É uma mulher bonita e está sempre pra cima, ajudando Helena em suas aflições.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Irmã Lavínia (Letícia Sabatella) – Enfermeira, uma das freiras que trabalha na Casa de Saúde Santa Clara de Assis. É a que mantém o melhor relacionamento com a comunidade não religiosa do hospital. Por conta do convívio com médicos, enfermeiros e pacientes, às vezes sai acompanhada por Helena e Selma. Leva uma vida diferente das outras freiras, que mal colocam o nariz para fora do hospital. Muitos doentes gostam dela, principalmente os mais jovens, já que, além de muito bonita, trata a todos com carinho. Gabriel (Marco Lunardi), um paciente jovem, apaixona-se por ela. No passado, envolveu-se com Diogo, com quem teve um filho, Tiago, embora ele não saiba.

Irmã Zenaide (Selma Reis) – Freira cantora. Tem um repertório de músicas religiosas mas, quando pode, canta também músicas populares, e depois se confessa, por exigência da Irmã Superiora (Bete Mendes).

Irmã Maria (Marly Bueno) – A mais rígida das Irmãs. Está sempre no pé dos funcionários e da equipe médica, quer que tudo esteja sob controle e de acordo com suas regras. Rege a Casa de Saúde Santa Clara de Assis com mãos de ferro. É conhecida como Irmã Má, embora não tenha conhecimento do apelido.

Alex Flores (Marcos Caruso) – Marido de Marta. Homem simples, bem diferente da mulher, tem pouca instrução e nenhuma ambição. Isso cria um abismo e provoca muitas brigas entre o casal. É apaixonado pelos filhos, principalmente por Nanda.

Lucas Azevedo (Paulo César Grande) – Chefe de enfermagem da Casa de Saúde Santa Clara de Assis. Homem enérgico no trabalho, infundindo certo medo em seus subordinados. É doce com a mulher, Selma, e gosta de submeter-se aos seus caprichos – faz tudo o que ela quer. Tem uma filha de 8 anos do primeiro casamento.

Irmã Fátima (Inez Viana) – A secretária do hospital. Exerce um trabalho burocrático, mas é bastante divertida na intimidade. Entrou para a vida religiosa por conta de uma desilusão amorosa, mas poucas pessoas sabem disso.

Irmã Natércia (Bete Mendes) – A Irmã Superiora. É doce e tolerante, sempre encontrando razões para compreender as faltas das pessoas.

Dr. Moretti (Henrique César) – Médico de confiança da família de Tide, é o responsável pelos cuidados com a delicada saúde de Lalinha.

Otávio (Fernando Eiras) – Médico dermatologista na Casa de Saúde, irmão de Simone (Christine Fernandes).

Sérgio Toledo Flores (Max Fercondini) – Filho de Marta e Alex. É solidário à irmã e tem fortes atritos com a mãe, ao mesmo tempo em que morre de pena do pai. É bom aluno, mas também gosta muito de se divertir. Tem um grupo de amigos que incomoda muito a sua mãe, porque nenhum deles é rico. Fica irritado quando Marta tenta impedi-lo de sair ou ir a festas com eles. Ao longo da trama, apaixona-se por Sabrina (Leandra Leal).

Francisco (Gabriel Kaufmann) – Filho de Nanda e Léo, irmão gêmeo de Clara (Joana Mocarzel). É criado pelos avós, sem saber que tem uma irmã. Ao conhecer Léo, parece intuir que ele é seu pai, e estabelece com o moço um elo instantâneo. É o xodó de Alex.

Hortênsia (Nathalia Timberg) – Avó de Léo, o elo de união entre o neto e o passado que ele procura esquecer.

Verônica Toledo Matos (Silvia Salgado) – Irmã de Marta e sua concorrente direta, apesar de não saber disso. Casada com Eliseu (Luciano Chirolli), um homem rico e bronco, Verônica tem uma filha, Kelly (Stephany Brito), criada como uma princesa, cheia de mimos. Tem muito mais dinheiro do que a irmã, e adora mostrar o que possui.

Kelly Toledo Matos (Stephany Brito) – FVive como uma boneca, cercada de mimos. É empurrada pela mãe para cima de rapazes ricos. Segue todos os passos da mãe, e vive como uma dondoca. Adora criticar os primos Nanda e Sérgio porque os considera “muito simples”.

Vinícius Pessoa (Sidney Sampaio) – Estudante brasileiro, namorado de Sabrina, com quem mora em Amsterdã. Vive de perto o drama de Nanda e Léo. Tenta dar força ao casal, especialmente a Léo, seu melhor amigo.

Clara (Joana Morcazel) – Filha de Nanda e Léo, irmã gêmea de Francisco, rejeitada por Marta. Portadora da síndrome de Down, é criada por Helena sem saber da existência de sua família verdadeira. Estuda numa escola do bairro, já que Helena é abertamente a favor da inclusão. A médica encontra quem defenda a teoria contrária, dando lugar ao debate.

Alice Miranda da Silveira (Regiane Alves) – Noiva de Léo, amiga de muitos anos de sua família. Está de casamento marcado quando Léo reencontra Olívia e fica sabendo o que aconteceu com a ex-namorada e os filhos gêmeos que nasceram.

Eliseu Matos (Luciano Chirolli) – Marido de Verônica, homem rico, mas pobre de espírito. Suas conversas são sempre em torno de dinheiro e sucesso. Despreza quem não consegue vencer na vida. Acha que viemos ao mundo para enriquecer e viver bem, e que a felicidade é uma conjunção desses dois atributos. Não acredita em pobre feliz.

Luciano Junqueira Figueiredo (Rafael Almeida) – Filho de Tereza (Renata Sorrah) e Nestor (Zé Carlos Machado), jovem de 16 anos que, além de estudar, faz curso de piano e toca bastante bem, prometendo um futuro brilhante. O edifício onde mora vive embalado por músicas do repertório clássico. Luciano vive num mundo à parte. Passa horas ao piano, tocando predominantemente Chopin. Tem vocação para a melancolia. Sua educação é motivo de conflito entre seus pais: Tereza o apoia, e Nestor o persegue. Ele se apaixona por Giselle (Pérola Faria), a vizinha bailarina, e os dois adolescentes formam um casal romântico, num mundo em que o romantismo é visto com desconfiança, e até com desprezo. Em cenas de grande lirismo, Luciano toca piano para Giselle dançar, e assim passam muitas tardes.

Sabrina Marcondes (Leandra Leal) – Estudante de arte em Amsterdã, amiga de Léo e Nanda. Mora num pequeno apartamento, que divide com o namorado, o estudante Vinícius. Com a passagem de cinco anos na trama, já tendo terminado o curso, Sabrina trabalha como guia em um museu holandês.

Tereza Junqueira Figueiredo (Renata Sorrah) – Juíza, mulher de Nestor. Vizinha de Helena no prédio do Leblon. Está sempre envolvida com processos. Tem graves problemas com o marido que, apesar de advogado, não é tão profissional como ela. Vive em conflito: ao mesmo tempo que sente paixão por Nestor, acha que ele pode ser sua ruína total.

Nestor Junqueira Figueiredo (Zé Carlos Machado) – Advogado trambiqueiro e corrupto. Não concorda com o incentivo que a mulher dá para o filho tocar piano. Acha que a música é uma perda de tempo.

Lívia (Ana Furtado) – Noiva de Renato (Caco Ciocler), com quem se casa, grávida, no início da novela. É filha de Hilda (Xuxa Lopes), e órfã de pai.

Isabel Fernandes ­ (Vivianne Pasmanter) – Jovem fotógrafa, especializada em álbuns de noivas. Registra tudo, desde o momento em que a noiva se levanta até a saída da igreja, após a cerimônia. Fotografa o making of do casamento de Olívia e também outros eventos importantes da família de Tide. Conhece Renato, noivo também fotografado por ela, e fica irritada com seu comportamento num primeiro contato. Considera-o mal-educado e antipático, mas sente atração por ele.

Anna Maria Saraiva (Deborah Evelyn) – Professora do Ensino Médio, bailarina frustrada, inclusive por razões financeiras. Mora com o marido Miroel ( ngelo Antônio) e a filha Giselle no mesmo edifício de Helena e Tereza. Obriga a filha, desde pequena, a frequentar aulas de balé em uma academia de dança e a exercitar-se exaustivamente em barras que mandou espalhar pela casa. Tem pavor de que a menina engorde, e passa a vigiá-la permanentemente. Coloca cadeado na geladeira e diz, na lanchonete da escola, que estão todos proibidos de vender sanduíches e doces à filha.

Miroel Saraiva ( Ângelo Antônio) – É arquiteto, e passa ao largo da luta entre mãe e filha, aproveitando a liberdade que a situação lhe dá. Faz um contraste absoluto com Anna, pois é calmo e descontraído. Gosta da mulher, mas se cansa das cobranças dela com a filha. Quando Anna não está por perto, deixa Giselle à vontade para comer o que quiser e também para parar de dançar.

Giselle Saraiva (Rachel de Queiroz / Pérola Faria) – Estudante de balé clássico por influência e insistência da mãe. Não se esforça muito para dançar bem, e come o que quer às escondidas. Com 15 anos, conhece Luciano, o vizinho pianista, e passa a sonhar com ele, mergulhando em pensamentos de amor cada vez que o ouve tocar piano. Apaixona-se perdidamente pelo rapaz e, através desse amor, passa a gostar de balé, podendo se transformar numa bailarina de futuro brilhante. Ao longo da trama, Giselle demonstra sofrer de bulimia.

Renato (Caco Ciocler) – Fotógrafo, cuja especialidade é o fotojornalismo. Faz pouco caso de Isabel quando vê que seu trabalho é fotografar casamentos. No início da novela, está se casando com Lívia, mas se sente atraído por Isabel. É um homem prático e duro.

Hilda (Xuxa Lopes) – Mãe de Lívia, ajuda a filha com os últimos preparativos para seu casamento com Renato. Herdou bens do falecido marido, mas ganha bom dinheiro com alguns negócios relativamente escusos.

Marcelo (Thiago Picchi) – Professor de música, tem um relacionamento com Otávio.

Cecília (Ligia Cortez) – Professora de teatro.

Machadão (Zé Victor Castiel) – Administrador da escola de arte de Tide, envolve-se com Sandra.

*Fonte: Memória Globo