Além da Ilusão Foto: Paulo Belote/ TV Globo

Novela Além da ilusão aposta no romantismo para a faixa das 18h

Publicado em Novela

Além da ilusão, nova novela das 18h, traz narrativa de época baseada na redenção e na paixão. Trama marca a estreia de Larissa Manoela na Globo

O amor vai encher a tela do início da noite a partir de amanhã, com a estreia de Além da ilusão, novela das 18h assinada por Alessandra Poggi e dirigida por Luiz Henrique Rios. A trama marca, ainda, a aguardada estreia de Larissa Manoela na Globo, logo na pele da protagonista Isadora e, na primeira fase, da irmã mais velha dela, Elisa.

Além da ilusão começa em 1934, na cidade mineira de Poços de Caldas. É ali que o ilusionista Davi (Rafael Vitti) conhece e se apaixona por Elisa, quando vai se apresentar na festa de aniversário dela. Nesta fase, Isadora (Sofia Budke) é uma criança de seus 8 anos. O amor de Davi e Elisa, porém, enfrenta o preconceito do pai dela, o juiz Matias Tapajós (Antonio Calloni), que não se conforma com a diferença social entre os dois. No meio desse amor secreto, Elisa é assassinada e Davi, injustamente preso pelo crime.

Aí está aberto o caminho para que Alessandra Poggi fale de amor e redenção, dois dos temas mais fortes em Além da ilusão. “Vai ser um momento leve, de afago aos nossos corações tão machucados”, adianta.

“Uma característica dessa novela é que a gente não tem medo de ser novela, dos clichês. A gente mostra um passado encantador, mas com a realidade levemente alterada. É um tempo que ninguém realmente viveu. Gosto de dizer que fizemos uma fábula temporal, com menos crítica e mais encanto”, afirma Luiz Henrique Rios. “Há alguns marcos históricos, como a revolução feminista ou a Segunda Guerra Mundial, mas eles são pano de fundo”, avisa a autora.

Novo começo

A trama dá um salto de 10 anos e, em 1944, chega à segunda fase, ambientada em Campos dos Goytacazes (RJ), para onde Matias foi logo após o crime, com a esposa, Violeta (Malu Galli) e Isadora. Já moça, Isadora é uma “modista” e está noiva de Joaquim (Danilo Mesquita). Mas o rapaz não é apaixonado e está é de olho nos bens da família dela.

Davi, foge da cadeia. Mas o rapaz se envolve numa confusão e, para não voltar a ser preso, acaba assumindo a identidade de outra pessoa, Rafael Antunes (Fabrício Belsoff). O trem em que eles estavam se acidentou e Davi acha que Rafael está morto. O rapaz estava indo para a fábrica de tecelagem de Campos, propriedade da família de seu antigo amor, onde começaria a trabalhar.

Lá, ele revê Isadora, fica atônito com a semelhança dela com Elisa e se encanta. Ela, que não se lembra dele, também sente algo diferente. Aos poucos, eles vão se apaixonando, se entregando a esse sentimento. Para manter o segredo, o novo Davi evita especialmente relacionar-se com os sogros.

“Não é um casal que vive o mesmo duas vezes. São dois casais, com relações diferentes. O amor de Davi e Isadora é proibido, ela tem um noivo”, compara Rafael Vitti. “O único objetivo da vida dele é provar a inocência, ter a vida antiga dele de volta. Por isso é um choque para ele quando ele se apaixona por Isadora”, completa.

Coincidência

Não deixa de ser curioso que, assim como acontece em Um lugar ao sol, o protagonista de Além da ilusão assuma a identidade de outra pessoa mesmo que Davi e Christian (Cauã Reymond na novela das 21h) tenham motivações diferentes. Autora e diretor se apressam em descolar uma trama da outra.

“São duas tramas completamente diferentes. Na nossa história, a troca é circunstancial. É um homem que foge da polícia tentando viver. E quando ele se apaixona por Isadora vai tentar dar um jeito de sair dessa”, afirma Alessandra.

Para Luiz Henrique, “o Davi continua sendo o Davi, ele pega só o nome daquele homem, é um disfarce. A vida é a dele. Nossa história é de reparação. Mas não uma reparação pelo discurso. Ela vem pelo amor.”

Em outra época

Tanto Rafael Vitti como Larissa Manoela vivem os primeiros papéis de época da carreira. Rafael brinca que Verão 90 (2019) se passava nas décadas de 1980 e 1990, mas sabe que são experiências diferentes. “Eu sempre quis fazer uma novela de época. É um desafio como ator porque eu sempre fiz personagens ‘pra fora’, expansivos. O Davi tem um tempo de fala diferente, a gente falava em outra métrica”, conta Rafael, lembrando que também precisou conter um pouco os gestos e que, dedicado, estudou sobre o período.

Larissa também destaca as dificuldades de se adaptar a Isadora. Ela conta que, antes de começar a gravar, se perguntou várias vezes como chegaria àquele modo de falar, em outro ritmo mesmo. “Foi bem diferente mesmo Isadora sendo uma menina à frente do tempo dela, criada por uma mãe moderna (Violeta, vivida por Malu Galli). A Isadora busca referências de querer viver a própria vida, os desejos, os objetivos”, comentou Larissa.

Mesmo assim, a dupla se mostra animada e ressalta a atemporalidade de Além da ilusão. “O amor mostrado na novela é o verdadeiro, o que pulsa e faz pulsar, que é construído dia após dia”, defende Larissa. Para Rafael, a história contada em Além da ilusão é “linda de morrer”. Eles (Davi e Isadora) vivem um amor genuíno, apesar de todas as dificuldades.”