AYTO Elenco da terceira temporada de Are you the one? Brasil, da MTV. Elenco da terceira temporada de Are you the one? Brasil.

A nova cara da MTV: mais sexo, menos rock’n’roll

Publicado em Programas

Com programação voltada para o jovem, MTV aposta mais em atrações com cenas de festa e sexo do que em música. Mudou a emissora ou mudaram os jovens?

 

Quando a MTV surgiu, em 1990, a ideia – inovadora para a época, vale lembrar – era dedicar toda a programação ao jovem. Isso queria dizer que a trilogia sexo, drogas e rock’n’roll estava no ar.

 

O sexo era discutido – ora com o humor, ora com seriedade – em programas como Erótica MTV e, somente nos anos 2000, Beija sapo e Fica comigo. As drogas também tinham espaço em programas de debates. A emissora era mesmo do rock’n’roll, ou da música em geral. A grande atração dos programas eram os clipes, de vários estilos e apresentados por nomes como Astrid Fontenelle, ainda no início da carreira.

 

Hoje, os jovens continuam dando as cartas na MTV. Mas a proporção da tríade se inverteu. A MTV dá cada vez menos espaço para o rock’n’roll (ainda há um ou outro programa musical na grade, especialmente na madrugada) e está recheada de drogas e, especialmente, de sexo. O formato de reality show também chegou com força. Mudou a emissora, que chegou a ter fim anunciado, ou mudou a juventude, classificada como transviada pelos mais puristas?

 

O fato é que a programação da MTV está repleta de produções em que o jovem está à procura apenas de pegação (com direito a cenas calientes) ou, em algumas, de encontrar um namoro — ou seja lá como eles chamam o relacionamento. Do primeiro grupo fazem parte atrações como Are you the one?, De férias com o ex e Geordie shore. No outro estão Catfish e Deu match!.

 

Confira os principais programas dessa nova cara da MTV!

 

Are you the one? Brasil

Domingo, às 19h.

Reprises: domingo, às 23h30; segunda, às 22h; terça, às 14h40 e às 20h; de terça para quarta, à 0h; quarta, às 11h50; quinta, às 12h40 e às 23h; sexta, às 14h30; sábado, às 16h30; e de sábado para domingo, à 0h30.

 

Sob o comando de Felipe Titto, 10 casais tentam descobrir quem dentro da casa é o par ideal deles, conforme a escolha da equipe de psicólogos do programa. Romântico, não? Não mesmo! O que os participantes querem ali é curtir as festas, trocar de pares e ir para debaixo do edredom. Recentemente, o paulista Felipe avisou à pretendente dele que não estava ali para encontrar esposa e que, se eles beijassem outras pessoas, tudo bem. A versão brasileira está na terceira temporada, com as cenas gravadas em Trancoso (BA). As outras duas foram rodadas no Rio de Janeiro.

 

Catfish Brasil

Próxima temporada sem previsão, mas com as inscrições abertas.

Primeira temporada com reprise terça, às 23h; e quarta, às 22h.

Primeira temporada de Catfish Brasil é reprisada na MTV
Primeira temporada de Catfish Brasil é reprisada na MTV

O site do Catfish Brasil anuncia que as inscrições para a segunda temporada estão abertas. O programa está mais ligado a conhecer a cara metade do que na simples pegação. Os participantes começam um relacionamento virtual e ainda não conhecem a outra pessoa no “mundo real”. Os apresentadores investigam o dia a dia dos dois e veem se o que eles falam é verdade e se eles combinariam fora do computador.

 

Deu match! Brasil

 

Em junho do ano passado, a MTV reuniu cinco jovens de perfis diferentes e acompanhou durante três meses o cotidiano  e o modo como o jovem de hoje se relaciona, seja para encontrar um namorado ou namorada, seja com os amigos e familiares. As cenas são apresentadas em forma de minidocumentários, com direito a linguagem gráfica caprichada. A primeira temporada foi ao ar entre abril e junho do ano passado. A segunda ainda não foi confirmada.

 

De férias com o ex

Inédito quinta, às 21h.

Reprises: segunda, às 14h40 e às 15h40; terça, às 11h50 e às 15h40;

 

A premissa desse programa é a seguinte: oito jovens são reunidos em uma casa numa praia paradisíaca. Eles se conhecem, se interessam uns pelos outros. Para facilitar, a produção libera festa, bebida e haja pegação! Mas outras pessoas vão chegando. E todos os novos moradores são ex-namorados (as) de alguém que já estava no programa. A ideia aqui é ver como eles vão reagir à chegada do ex e se haverá uma recaída ou, ainda, como eles vão lidar se o ex se relacionar com alguém dentro na atração.

 

De férias com o ex Brasil

 

 

O programa é uma versão brasileira para o homônimo americano — tão apimentada e recheada de palavrões quanto o original. Desta vez , os casais são levados ao litoral do Nordeste brasileiro. Enquanto a próxima temporada não vem, a MTV reprisa a atração sexta, às 15h30; domingo, às 17h30; de quarta para quinta, à 0h; e quinta, às 22h.

 

Geordie Shore

Inédito, de terça à quinta, à 1h.

Reprises no dia seguinte, às 11h.

 

Talvez a atração britânica seja a que mais define essa nova MTV. À fórmula festa, sexo e bebidas somam-se palavrões a torto e a direto e muitas cenas calientes — independentemente do horário em que o programa é levado ao ar. Na temporada que atualmente é exibida, a 13ª (sim, 13ª!), nove amigas de New Castle são as protagonistas. É em torno delas – especialmente do que elas aprontam – que se passa a ação.