Elenco do programa A culpa é do Cabral
Crédito: Comedy Central/Divulgação

Nomes conhecidos do stand-up estreiam nova temporada de A culpa é do Cabral

Publicado em Programas

Comediantes voltam na terceira temporada de A culpa é do Cabral, programa do Comedy Central sobre diferenças regionais. Leia entrevista com o humorista Thiago Ventura

Colaboração de Gabriela Mota*

Dos palcos para tevê, essa foi a ideia do canal Comedy Central ao trazer artistas consagrados do stand-up para a telinha. A ideia fez tanto sucesso que o canal estreou, na semana passada, a terceira temporada de A culpa é do Cabral.

O humorístico é como uma mesa redonda de humor baseada nas diferenças regionais do Brasil. Apresentado pelo goiano Fabiano Cambota, que além de comediante é vocalista da banda de rock irreverente Pedra Letícia, integram a trupe também, o gaúcho Nando Viana, o carioca Rafael Portugal, o pernambucano Rodrigo Marques e o paulista Thiago Ventura.

Elenco da terceira temporada de A culpa é do Cabral
Crédito: Comedy Central/Divulgação

Para a nova temporada, o programa surge com 13 episódios e, ao longo de uma hora, o quinteto terá carta branca para comentar as principais semelhanças e diferenças entre os brasileiros, como: comidas típicas, relações humanas e a vida das celebridades. A cada episódio, o público de casa é convidado a participar por uma hashtag.

Conheça Thiago Ventura, de A culpa é do Cabral

Paulista de Taboão da Serra, Thiago Ventura tem 27 anos e seis de carreira. Em entrevista bem-humorada ao Próximo Capítulo, o comediante conta sobre a nova fase do programa e a migração para a tevê. “A nova temporada está incrível”, comenta o humorista. Thiago conta que conta que não hesitou ao ser convidado para o programa de humor e, lembra, a relação de amizade com os integrantes: “Conhecia todos antes de dar início às gravações, inclusive, moro com um deles, o Nando Viana. Ficou tudo mais fácil”, conta o paulista.

Em relação ao sucesso, Thiago acredita que o público se identifica com o tipo de humor que o artista produz: “As pessoas gostam do meu jeito. Eu sou da periferia. Falo de onde vim, onde moro, sobre a minha infância, coisas da minha vida”. E completa: “A comédia feita por cada um é muito pessoal. Abordamos o mesmo tema de diversas maneiras”.

O humorista relembra, que apesar do bom resultado na tevê, o teatro ainda é a sua paixão: “No teatro, temos a liberdade que não temos na tevê. A televisão tem regras e normas e, apesar de improvisarmos muito, temos um roteiro a ser seguido. Mas gosto de estar perto de toda a produção, nos tornamos uma equipe de amigos”.

Apesar de ser um fenômeno na internet, com mais de 1,4 milhão de curtidas no Facebook e cerca de 40 milhões de visualizações em seu canal no Youtube, Thiago acha que “a internet é uma importante rede de divulgação, mas ainda não é tão forte quando a tevê. A televisão é o caminho para mais pessoas nos conhecerem”.

Ventura já se apresentou nos maiores festivais de comédia do Brasil, em diversos programas de tevê e, já realizou também, shows no exterior. Contudo, o comediante diz não planejar a carreira. “Eu queria encher teatros e, hoje, faço isso com meu trabalho solo, não tem nada que eu queira fazer. Deixo as coisas acontecerem naturalmente, quero manter o que conquistei”, afirma.

Sobre inspirações, Thiago cita o colega de palco, o humorista Fábio Rabin. “Meu sonho seria trabalhar com meus amigos e, já realizei. Uma pessoa que sempre admirei muito é o Fábio Rabin e, hoje, trabalho ao lado dele, no Comédia ao vivo. Thiago revela ainda o sonho de trabalhar com um astro internacional: “Tenho este desejo, sou muito fã do Will Smith”.

SERVIÇO
A culpa é do Cabral
Todas terças, às 23h, no Comedy Central

*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader