No Dia da Consciência Negra, celebrado desde 2003 em 20 de novembro, que tal dedicar um tempo a celebrar a diversidade, que, muitas vezes, fica de fora da tela? Como forma de lembrar a data, as tevês fechadas e abertas incluem na programação atrações em que o tema negritude é a palavra de ordem. Filmes, programas com edições especiais e até estreias fazem parte da grade. Ligue a tevê e aproveite para ver na telinha toda essa diversidade!
Sem censura com Léa Garcia — TV Brasil, às 17h
A atriz Léa Garcia é a homenageada na edição especial do Sem censura, da TV Brasil. A partir das 17h, o canal exibe o bate-papo da artista com Katy Navarro e Bruno Barros, em que a artista de 86 anos lembra as personagens marcantes da carreira, como na novela Escrava Isaura (1976) e no filme Orfeu Negro (1956). O programa ainda conta com a presença da também atriz Luana Xavier, neta de Chica Xavier, contemporânea de Léa nas telinhas.
Telecine Dia Nacional da Consciência Negra — Telecine Pipoca, às 17h10
Em celebração a data, a programação do Telecine exibe a partir das 17h10 três filmes com protagonistas e temáticas negras. Serão exibidos Pantera Negra, o primeiro super-herói negro da Marvel a ter um filme solo; Creed II, sequência do longa-metragem protagonizado por Michael B. Jordan que interpreta o lutador Adonis Creed; e Infiltrado Na Klan, fita de Spike Lee sobre um policial negro que consegue se infiltrar no movimento de supremacia branca Ku Klux Klan nos anos 1970.
Green book: Guia para a liberdade — Smithsonian Channel (canal 590 da NET), às 20h
Escrita e dirigida pela cineasta americana Yoruba Richen, a obra aborda a história de Victor H. Green, um carteiro do Harlem, que publicou nos anos 1930 um livro que tinha como objetivo ajudar os afro-americanos a viajar com relativa segurança pelas estradas do país, num período de segregação racial intensa e institucionalizada. O filme tem uma hora de duração e reúne depoimentos de historiadores, empreendedores da época e viajantes negros que enfrentaram o preconceito e o temor de percorrer os Estados Unidos naqueles tempos que antecederam o movimento de luta pelos direitos civis.
Trace Trends — RedeTV!, às 23h30
No Dia da Consciência Negra, a RedeTV! estreia o Trace Trends, programa que será exibido semanalmente às terças-feiras com o propósito de dar voz à diversidade e pluralidade negra. A apresentação fica por conta da digital influencer e militante Magá Moura. O programa terá uma hora de duração com exibição de videoclipes e presença de convidados para falar das ligações ancestrais com os temas contemporâneos, como moda, design, grafite e música.
Show A mulher do fim do mundo, de Elza Soares — Sesc TV, às 22h
A apresentação da cantora Elza Soares da turnê A mulher do fim do mundo no Sesc Pinheiros será transmitida na televisão. A exibição foi captada na capital paulista e agora ganha às telas com o repertório que rendeu o Grammy Latino de 2016 à artista na categoria Melhor álbum de música popular brasileira.
Opinião nacional: Consciência negra — TV Cultura, às 22h15
Desde segunda-feira, a TV Cultura dedica a programação à Consciência Negra. Nesta quarta, o programa Opinião nacional discute a afirmação da identidade negra e o racismo na sociedade brasileira com o jurista e filósofo Silvio Luiz de Almeida, criador do termo “racismo estrutural”, e a rapper e historiadora Preta Rara, responsável por criar a página Eu, empregada doméstica no Facebook.
Cinema especial: Tudo que aprendemos juntos — Globo, às 22h17
Exibição do filme Tudo o que aprendemos juntos, com Lázaro Ramos. A obra é inspirada na formação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis e conta a saga de Laerte, um músico promissor que sofre uma crise durante a audição para uma vaga na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Frustrado e com problemas financeiros, ele vai dar aulas na favela de Heliópolis. Cercado por pobreza e violência, redescobre a música de forma tão apaixonada que contagia os jovens estudantes, transformando suas vidas.
A última abolição — Canal Curta!, às 22h30
Na faixa da Quarta do cinema, o Canal Curta! exibe o filme A última abolição, de Alice Gomez. A obra aborda o período em que culminou na abolição da escravatura no Brasil, último país ocidental a decretar o fim. A ação dos movimentos abolicionistas, a resistência escrava, o papel das mulheres e as discussões que permeavam à elite são o centro da discussão do longa-metragem, que é uma produção da Gávea Filmes viabilizada pelo Canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A obra tem entrevistas com Amílcar Pereira (UFRJ), Giovana Xavier (UFRJ) e Ana Flávia Magalhães (UNB).
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…